DICAS DE VIAGEM

Destinos para conhecer na época de frio no Brasil

Confira cinco lugares para aproveitar melhor os dias mais frios do ano

Henrique
Publicado em 29/04/2021, às 13h29 - Atualizado em 30/04/2021, às 10h48

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O Brasil é um país rico em paisagens, culturas e temperaturas. Apesar de ser considerado um país para lá de quente na maior parte do tempo, o inverno – que aqui dura entre os meses de junho e setembro – também vigora, principalmente em regiões ao sul ou com características climáticas específicas.

Quem deseja fazer um passeio em família, uma viagem romântica a dois ou mesmo quer aproveitar o clima mais ameno para dar uma relaxada longe de casa pode optar por viajar durante a temporada com temperaturas mais baixas.

Para facilitar a sua escolha, selecionamos alguns dos vários destinos nos quais você pode aproveitar melhor uma viagem em tempos mais frios.

Algumas dicas antes de decidir o lugar

Ao tomar qualquer decisão é preciso conhecer melhor seus fatores: vantagens, desvantagens, custos e tudo mais que envolve aquela escolha. No caso de uma viagem não teria como ser diferente.

Na hora de pesquisar lugares para viajar, tenha em mente sua situação financeira (o quanto você pode dispor para aquela viagem), quanto tempo você pode ficar fora e em quais datas é possível ir. Se sua opção é por um lugar frio será preciso separar roupas específicas, calçados e agasalhos para se manter aquecido.

Para quem busca economizar, investigue quais as melhores opções de hospedagem e evite viajar no final de semana, quando os hotéis e pousadas tendem a ficar mais cheios. Pode ser mais vantajoso viajar entre o começo de junho, fim de julho e setembro, já que os preços tendem a cair nesse período. 

Agora que você já sabe algumas dicas de como decidir seu destino, conheça os pontos turísticos que você vai adorar conhecer durante o inverno.

Caldas Novas e Rio Quente (GO)

Quem ama tomar banho quente, no inverno ou não, vai ficar encantado com as cidades de Caldas Novas e Rio Quente, no estado de Goiás. Na região fica localizada uma das maiores estâncias hidrotermais do planeta e é um destino muito conhecido pelos banhos nas águas quentes.

As duas cidades são vizinhas e ambas oferecem uma excelente estrutura para quem deseja fazer esse tipo de passeio. Caldas Novas é maior e conta com mais variedade no quesito hospedagem, enquanto Rio Quente se destaca com a rede hoteleira Rio Quente Resorts para quem deseja o máximo de conforto.

Campos do Jordão (SP)

Localizada em uma região montanhosa, a cidade paulista de Campos do Jordão é conhecida por muitos como a Suíça brasileira. Essa semelhança tem a ver tanto com o clima mais frio, como também pela arquitetura local com fortes traços europeus.

Com uma boa infraestrutura, Campos do Jordão é uma opção bem bacana para quem quer aproveitar para relaxar com o tempo frio em um lugar super charmoso e com paisagens bonitas.

Domingos Martins (ES)

Localizado na região dos montes capixabas, Domingos Martins é outro destino reconhecido pelo clima ameno e pelas belas paisagens naturais. Por ter sido colonizado por alemães e italianos, há uma forte presença da cultura e da gastronomia desses povos na região.

O Parque Estadual de Pedra Azul é um dos pontos turísticos que não pode ser esquecido, principalmente pela beleza natural. Além disso, visitar Domingos Martins é uma boa pedida para quem quer mais contato com a natureza – seja com caminhadas, trilhas ou banhos de cachoeira.

Gramado e Canela (RS)

Outra dupla que merece ser visitada, principalmente durante o inverno, é a das cidades gaúchas de Gramado e Canela. As duas cidades se separam por menos de 10 km, mas guardam várias semelhanças entre si, como a arquitetura e o clima.

Localizados na Serra Gaúcha, ambos os municípios oferecem o contato com um cenário bucólico que lembra muito a Europa, sem falar da gastronomia local feita sob medida para os dias frios. E, a depender da época do ano, ainda é possível conhecer de perto a neve, já que esse fenômeno tende a acontecer na região.

Petrópolis (RJ) 

Localizada a mais de 800 m de altitude, a cidade de Petrópolis é um destino ideal para os amantes de turismo histórico. Seu nome é uma homenagem a Dom Pedro II, que a fundou em 1843, e significa, literalmente, “cidade de Pedro”. Por isso mesmo, a principal atração é o Museu Imperial, que foi residência da família real portuguesa.

Vale a pena conhecer também  a casa de Santos Dumont, famoso inventor do avião. Para os apaixonados por cerveja outro ponto turístico que não pode ser esquecido é a fábrica da Bohemia, onde é possível fazer um tour interativo e conhecer melhor a história da cerveja no Brasil.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!