Desenvolvimento de carreira é o principal objetivo de intercambistas

Países inusitados também são destinos interessantes para impulsionar o crescimento pessoal e profissional

Fabricia
Publicado em 28/07/2023, às 17h09 - Atualizado em 31/07/2023, às 11h31

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Com a crescente globalização e a demanda por habilidades culturais, realizar um intercâmbio tornou-se prioridade para muitos jovens que buscam êxito na carreira acadêmica e profissional. Além da possibilidade de mergulhar em uma nova cultura, aprender um novo idioma e estimular o desenvolvimento pessoal, o intercâmbio também é uma oportunidade de desenvolvimento de carreira e networking internacional.

Um estudo realizado pelo Emerging Futures, do IDP Education, revelou que o desenvolvimento da carreira é a principal motivação para estudantes que desejam fazer intercâmbio. Logo em seguida, estão a qualidade da educação, o conhecimento adquirido e a busca pela independência.

Essa experiência proporciona uma vantagem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo, em que o intercambista pode se destacar e ser considerado por empregadores que valorizam as habilidades interculturais, a fluência em idiomas e a exposição e adaptação a diferentes ambientes de trabalho.

Segundo levantamento do Student Travel Bureau (STB), uma consultoria especializada em educação internacional, a busca para realizar um intercâmbio cresceu 30% em 2022, comparado a 2019. Os destinos mais procurados são Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Irlanda.

A Europa e a América do Norte são continentes muito requisitados na hora da escolha do melhor destino. Porém, são diversas as opções de países mais acessíveis ou inusitados para fazer um intercâmbio e, ao mesmo tempo, criar um networking relevante.

África do Sul

Além da sua diversidade cultural e história fascinante, a África do Sul possui um sistema educacional bem conceituado e oferece uma ampla gama de cursos e programas acadêmicos de alta qualidade, com universidades reconhecidas internacionalmente. Por ser um importante centro econômico na África, setores como tecnologia, finanças, turismo e energia estão em constante desenvolvimento.

A Cidade do Cabo, sua maior capital, é um exemplo de cenário empresarial e de empreendedorismo vibrante, com muitas startups emergentes e iniciativas de impacto social. Seus eventos empresariais podem expandir a rede de contatos e oferecer novas perspectivas de carreira. Além disso, o país conta com mais de 11 idiomas oficiais, entre eles o inglês, e uma mistura de diferentes grupos étnicos.

Argentina

Para aqueles que buscam fazer um curso de espanhol e aprimorar a língua, realizar o intercâmbio na Argentina é uma grande oportunidade de imersão acelerada. Comparado a outros destinos muito visados, como a Espanha, o custo de vida no país sul-americano é mais acessível, já que o real está mais valorizado que o peso argentino, o que permite uma experiência enriquecedora e compromete menos o orçamento.

Buenos Aires, junto a Córdoba, está entre as cidades mais buscadas tanto para cursos de língua como universitários. A capital é um polo de empreendedorismo e startups, oferecendo oportunidades de networking em diversas áreas, incluindo arte, tecnologia, design e negócios. 

A Argentina é conhecida por sua receptividade aos estudantes internacionais, recebendo cerca de 30 mil estudantes de fora todos os anos. 

Índia

Reconhecida por sua rica cultura e por abrigar uma variedade de locais históricos e arquitetônicos, como o Taj Mahal, a Índia proporciona uma profunda experiência intercultural. É um dos principais mercados emergentes globais, com a economia e o setor de tecnologia em crescimento. O país possui diversas instituições de ensino reconhecidas internacionalmente e oferta uma gama de cursos e programas acadêmicos.

A Índia dispõe de uma boa relação custo-benefício para estudantes e turistas estrangeiros. Optar por um intercâmbio nesse país pode proporcionar valiosas oportunidades de estágio em um ambiente de trabalho diversificado, além da vantagem de conviver com uma das populações mais heterogêneas do mundo, caracterizada pela variedade de línguas, religiões e tradições culturais.

Singapura

Por ser uma metrópole em expansão no setor financeiro e tecnológico, Singapura oferece uma série de oportunidades de estabelecer conexões internacionais, atraindo profissionais e empreendedores de todo o mundo. Além disso, é conhecida por ser uma das cidades-estado mais seguras do mundo e pela sua infraestrutura moderna, transporte eficiente e qualidade de vida. Porém, diferente dos países acima, apresenta um custo de vida alto. 

Pensando nisso, os estudantes podem aproveitar uma variedade de descontos disponíveis em áreas como hospedagem, alimentação e entretenimento. Morar em residências estudantis, compartilhar quarto ou trabalhar com permissão de estudante ajudam a diminuir os gastos. O país proporciona uma série de oportunidades de estágios para alunos estrangeiros, que podem usufruir de experiências profissionais enriquecedoras.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!