CONFIRA

Descontrole financeiro: entenda como pode ser causado

O descontrole financeiro ocorre por vários motivos. Precisa de ajuda em seu planejamento financeiro para lidar com isso? Leia este artigo!

Mateus
Publicado em 30/09/2021, às 10h12 - Atualizado às 12h39

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O descontrole financeiro é um dos maiores inimigos de quem faz um estruturado planejamento financeiro

Fazer planos e se programar para economizar é muito importante. Porém, isso só dá certo quando colocado em prática e as metas são acompanhadas ao longo dos meses para terem resultados positivos.

Diante desta realidade, fizemos este texto para explicar o que é o descontrole financeiro e como evitá-lo no seu dia a dia.

Afinal, o que é descontrole financeiro?

O descontrole financeiro acontece quando você não consegue mais controlar os seus gastos e acaba tendo uma despesa maior do que a sua receita.

O resultado disso é o acúmulo de dívidas que, muitas vezes, viram uma bola de neve difícil de conseguir contornar.

E esse descontrole financeiro pode acontecer por diversas razões. Porém, o caso mais comum no Brasil é de pessoas endividadas pelo uso incorreto e excessivo do cartão de crédito online.

Como sair dessa situação?

Se você está nessa situação, ainda consegue contorná-la. Mas seja honesto consigo mesmo e siga as nossas dicas para conseguir mudar os seus hábitos e negociar dívida por dívida.

Observe hábitos negativos

Primeiramente, observe os seus hábitos negativos para conseguir modificá-los. 

Assim, se você vê uma promoção na internet e já utiliza o seu cartão de crédito online, busque controlar essas compras por impulso. Pense se aquele item é realmente importante para você ou se trata de uma aquisição supérflua.

Outro hábito negativo a mudar é não fazer um planejamento financeiro. Isso engloba controlar entradas e saídas financeiras para conseguir identificar em quais segmentos você está gastando mais e precisa controlar as despesas.

Você pode utilizar aplicativos de celular que auxiliam o planejamento financeiro e já fazem até uma integração automática com o seu banco.

Trace um plano de ação

Nesse contexto, trace um plano de ação para superar o descontrole financeiro. Isso vai além de reduzir gastos, é preciso quitar as dívidas ativas para voltar a ter controle sobre as suas próprias economias.

Assim, elenque as suas dívidas por ordem de prioridade. Recomendo que você comece tentando pagar a com maior taxa de juros, pois essa é a que cresce mais rapidamente.

Além de reduzir despesas, você também pode tentar encontrar uma nova fonte de renda, trabalhando como freelancer ou com carros de aplicativo, por exemplo.

Renegocie dívidas

Para conseguir quitar as despesas ativas, negocie dívidas. Aproveite o seu poder de barganha com o seu banco, principalmente se você tiver um longo relacionamento com ele ou tiver um histórico de bom pagador.

Outra forma é tentar a negociação de dívidas através de plataformas online. Nesse caso é possível conseguir um desconto considerável no valor total.

Você pode tentar reduzir valores ou até aumentar prazos. Porém, antes de entrar em contato com o banco, faça o seu planejamento financeiro para descobrir qual valor vale a pena para você e conseguirá pagar.

Outra forma de sair das dívidas também pode ser através de um empréstimo online. Essa opção é recomendada principalmente quando as taxas da dívida em questão são maiores que a do empréstimo em si, então deve ser analisada com cautela.

Incorpore hábitos financeiros mais racionais

Além disso, incorpore hábitos financeiros mais racionais. Assim, torne o controle financeiro rotineiro, e não apenas uma atitude corretiva em casos de emergência econômica.

Para isso, busque pagar, primeiramente, as suas contas principais, como aluguel e alimentação, por exemplo. Depois disso, você pode utilizar o saldo remanescente para compras mais supérfluas.

Tenha disciplina e foco

Por fim, tenha disciplina e foco. Mesmo que você faça um ótimo planejamento financeiro com metas bem desenhadas e um plano de ação estruturado, precisa colocar este plano em prática para ele trazer resultados.

Assim, tenha disciplina e foco para cumprir os seus objetivos, reduzir custos desnecessários e quitar as dívidas ativas.

Monte uma reserva financeira

Também recomendamos que você monte uma reserva financeira. Ela pode servir tanto para ajudar você em momentos de emergência, como em caso de demissão ou acúmulo de dívidas, por exemplo, quanto para auxiliar o seu futuro.

Outra dica é investir o seu dinheiro para fazê-lo render. Você pode destinar um pequeno percentual do seu salário para isso e se comprometer em todo mês alimentar o seu fundo de investimento com uma quantia.

Considerações finais

O objetivo deste texto foi mostrar a você o que é o descontrole financeiro e quais atitudes você pode tomar para conseguir sair desta situação, quitando dívidas e cortando despesas desnecessárias.

Assim, lembre-se de que é importante colocar o seu planejamento em prática e ter foco para conseguir cumprir os seus objetivos.

Também recomendamos que monte uma reserva financeira para estar preparado em situações de emergência.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!