DICAS

Criação de Identidade Visual

Saiba mais sobre como a Identidade Visual pode ajudar sua empresa

Mateus
Publicado em 19/10/2021, às 09h49 - Atualizado às 10h11

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Se você deseja expandir seus negócios e desenvolver a imagem de sua empresa, é importante criar uma identidade visual de marca forte. Marcas de sucesso são aquelas que comunicam de forma criativa e clara suas ofertas em design e mensagens.

Uma forte identidade visual de marca é a base de todos os seus esforços de marketing e reconhecimento de marca. Você pode ter a melhor equipe e os melhores serviços, mas se sua marca não for representativa da autoridade e experiência de sua empresa, você terá dificuldade em chamar a atenção. Então, o que sua marca diz sobre você?

Projetando Sua Marca

Criar uma identidade visual de marca é muito mais do que criar um logotipo. A competição está mais acirrada do que nunca e os consumidores ganharam muito poder por meio da tecnologia. Agora podemos pesquisar e comparar diferentes marcas em questão de segundos.

Quase inconscientemente, formamos opiniões instantâneas sobre uma empresa por meio de sua representação visual. Portanto, a estratégia da marca é necessária para garantir uma experiência positiva com a marca, para que sua empresa não seja esquecida durante esta fase crítica de pesquisa do cliente.

De acordo com pesquisas, foi verificado que os clientes se sentem entusiasmados por uma experiência, confiantes de que estão obtendo o máximo de sua experiência e se sintam no controle de sua experiência.

Hoje em dia, é prática comum pesquisar um estabelecimento no Google antes de visitá-lo, e é importante como uma marca aparece online.

Você se lembra da última vez que saiu para jantar? Você procurou o restaurante no Google? Talvez você até tenha navegado pelo menu em antecipação à comida disponível. Talvez você até pré-selecionou o que deseja comer para ser preparado. Sem dúvida, você verificou os horários de funcionamento do restaurante, ou se havia opção de rolha.

Ok, alguns de vocês podem não ser tão dedicados, mas vale a pena estar preparado olhando através dos olhos de seus clientes em potencial. Certifique-se de atualizar suas plataformas digitais com todas as informações e imagens relevantes.

Que elementos formam a identidade visual de uma marca?

A identidade visual de sua marca consiste em seu nome comercial, o design de seu logotipo , sua mensagem, idioma e tom de voz e suas cores, formas e gráficos. Para escolher esses elementos corretamente, você deve considerar a cultura da sua empresa, seu mantra e proposta de valor. Claro, seu público-alvo é outra consideração importante.

Não se esqueça de pesquisar seus concorrentes - tanto aqueles que têm sucesso quanto aqueles que não estão indo tão bem no mercado. Observe o que funciona e o que não funciona.

Assim que esses elementos forem combinados para criar sua marca, você terá uma visão completa da imagem de sua marca. Uma identidade visual de marca forte posiciona você como sendo confiável, respeitável e de alta qualidade. Não espere ter essas associações positivas durante a noite, no entanto. Leva tempo para construir uma imagem de marca positiva. É preciso muito mais do que executar algumas campanhas publicitárias.

Lutando com o reconhecimento da marca?

Trabalhe a sociabilidade. Executivos de marcas em todo o mundo atribuem 52% da reputação de suas marcas ao quão social ela é online. Além disso, eles preveem que esse número aumentará para 65% nos próximos três anos. A interação online significa mais do que compartilhar artigos e postagens sobre negócios e eventos.

Essa estratégia é usada com sucesso quando uma marca está se envolvendo com seu público-alvo, criando entusiasmo sobre interesses comuns e semelhanças. Além disso, ouvir o que sua comunidade está dizendo e responder a eles promove uma forte conexão com seu público-alvo.

Use a narrativa para compartilhar narrativas importantes. Sem surpresa, o público se acostumou a ver publicidade em todos os lugares. Sendo bombardeados com tantos anúncios por dia, os consumidores aprendem a desligar e bloquear anúncios irritantes. Portanto, é necessário formar uma campanha que prenda a atenção.

Além disso, como 90% de nossas decisões de compra são afetadas por emoções, contar histórias é uma ótima maneira de construir uma associação emocional com sua marca. Em particular, a narrativa positiva tem um poderoso efeito neurológico sobre os consumidores, liberando dopamina na corrente sanguínea. A dopamina envia sinais de recompensa ao nosso cérebro, aumentando naturalmente a motivação e o humor.

O que é uma proposta de valor para a criação da identidade visual?

A criação de uma proposta de valor costuma ser negligenciada ou executada de maneira muito inadequada. A proposta de valor deve, em poucas palavras concisas, dizer ao cliente por que ele deve escolher você em vez da concorrência.

Mas precisa ser entregue de uma forma que não apenas fale sobre você - mas que ressoe com as necessidades de seu cliente. Este é indiscutivelmente um dos elementos mais importantes de sua mensagem e não é tão simples de criar.

Uma proposta de valor forte para a criação de identidade visual da sua empresa pode significar a diferença entre uma campanha de marketing bem-sucedida e uma ineficaz. Em seu estudo de 10 anos das principais marcas e seus esforços de marketing, foi descoberto  que as marcas que tinham uma proposta de valor forte sobre a criação da identidade visual, além de uma campanha de marketing eficaz, alcançaram um crescimento médio de 168%. No entanto, as marcas que apresentavam propostas de valor fracas, apesar de também implementarem campanhas eficazes, tiveram um aumento de apenas 27%.  

Ao escrever sua proposta de valor, você deseja considerar os problemas que deseja resolver para o seu cliente e por que você é o melhor para o trabalho. Alguns dos elementos que você pode incorporar em sua proposta de valor na criação da sua identidade visual incluem:

Um título: explica o benefício final de seu produto ou serviço.

Um subtítulo ou parágrafo: Uma explicação mais detalhada de seu produto ou serviço, quem ele se beneficiaria e por quê.

Três pontos: Liste especificamente os benefícios e recursos individuais.

Um elemento visual: uma imagem ou um vídeo para acompanhar suas mensagens principais.

Geralmente, uma proposta de valor deve ser concisa e clara. Um cliente deve ser capaz de gastar cerca de 5 segundos lendo e compreendendo seu produto ou serviço. Comunique os resultados específicos que o cliente verá e explique como sua marca é diferente, mas melhor.

É tentador pular no Fiverr e obter um logotipo projetado para quase nada, você pode acabar com algo de que goste, com certeza; mas é algo que melhor representa você para seu cliente ideal? Alvos diferentes são atraídos para estilos diferentes. É essencial projetar sua marca de uma forma que reflita de forma clara e criativa o seu negócio.

O que parece ótimo em um formato grande na tela ou em uma maquete de cartão de visita pode não servir bem em outro lugar. Existem muitos tamanhos e configurações de forma diferentes para se ter em mente também.

É essencial que o seu designer crie um conceito de marca para aplicações redondas e quadradas, bem como horizontais. Essas variações ainda devem ter sua apresentação consistente para que seja reconhecível em todas as mídias. Isso leva tempo e pode ser complicado.

Mantendo as aparências

Quando as pessoas pesquisam empresas online, procuram qualidade. Raramente as pessoas procuram encontrar a menor empresa em um nicho, elas se sentem mais confortáveis ​​com uma marca que parece estabelecida, sob controle e confiável. O melhor serviço ou o preço mais barato raramente vencerão se a identidade visual de sua marca for maçante.

Ter um site moderno e fácil de usar e a presença da marca para os clientes em potencial se conectarem demonstra que você se preocupa com a experiência deles com você online e offline. Isso dá às pessoas uma prévia e uma ideia de como será sua experiência de vida real com você como cliente - portanto, é fundamental que suas primeiras conexões com você sejam positivas.

Você não precisa embelezar o sucesso de sua empresa, mas é reconfortante para o consumidor quando você mostra que é competitivo com os grandes e está confiante em suas ofertas exclusivas e usa sua grande marca com orgulho.

Para ter certeza de que está mantendo as aparências, você deve manter o site da sua organização com frequência. Certifique-se de que o design do site inclua esses recursos principais e ofereça ao cliente a melhor experiência de usuário possível.

Aumente a lucratividade do negócio

Você está nisso para construir um negócio lucrativo saudável, certo? (É claro que você é) Uma identidade visual de marca forte aumenta o orgulho de sua empresa em todos os níveis. Quando você e sua equipe se orgulham de exibir seus belos ativos de marketing e defender sua mensagem, isso tem um efeito cascata. Seus clientes terão orgulho de ser seus clientes.

Criar lealdade e orgulho entre seus clientes é uma moeda de construção de negócios. Além disso, com uma identidade visual de marca hermética, vem a capacidade de aumentar as taxas e desenvolver uma clientela de qualidade a longo prazo.

No mundo de hoje, as decisões podem ocorrer em uma fração de segundo com base em memórias, imagens e sentimentos. Essa é a sua marca. Faça valer a pena.

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