DICAS

Cozinha prática: como arear panela corretamente?

Saiba como manter as panelas limpas sem danificar seu revestimento.

Mateus
Publicado em 22/10/2021, às 15h16 - Atualizado em 26/10/2021, às 12h11

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Para manter as panelas brilhando, não basta apenas lavá-las adequadamente após cada refeição. Mesmo limpas, essas peças tendem a desenvolver manchas após o uso frequente, demandando cuidados específicos e uma limpeza mais pesada. 

Afinal, existe uma forma prática de arear os jogos de panela? Para responder a essa pergunta, selecionamos algumas dicas importantes que devem ser consideradas ao fazer a limpeza. 

Quais panelas podem ser areadas?

Antes de conferir os itens necessários para arear as panelas, é preciso se informar sobre quais tipos de peças podem passar por esse processo de limpeza. Alguns revestimentos mais delicados podem ter a sua funcionalidade afetada caso sejam submetidos a esse procedimento. 

A nossa dica é se atentar às recomendações do fabricante, que devem constar na embalagem do produto. Caso a panela não seja compatível, é necessário recorrer a outros métodos de limpeza para manter a peça sempre com uma boa aparência. 

Materiais necessários para arear as panelas

Após avaliar se a panela pode ou não ser areada, é possível seguir para o próximo passo: a seleção dos materiais. Assim como as lavagens simples demandam do uso de esponja e detergente, para arear as panelas também é necessário recorrer a produtos que auxiliem na limpeza. 

Esponjas comuns, esponjas de aço, detergente e um produto multiuso de sua preferência são essenciais para arear as panelas. Também é possível recorrer a receitas caseiras, nesse caso, é necessário redobrar os cuidados para não danificar o jogo de panelas. 

Areando corretamente as panelas

Com a panela e os produtos necessários em mãos, é possível dar início ao processo de arear as panelas. O primeiro passo a ser realizado é a limpeza básica da peça, com água, detergente e uma esponja simples. Caso a panela esteja com o aspecto engordurado, é recomendado colocá-la de molho alguns minutos em uma mistura de água quente e detergente. 

Após realizar esse processo, se dá início a etapa de arear. Para isso, é necessário utilizar a esponja de aço que deve conter detergente ou um produto de limpeza multiuso. Com o produto escolhido na esponja, basta esfregar as áreas que apresentam manchas. 

Finalizando a limpeza, a panela deve ser enxaguada em água corrente. Nesse momento é possível conferir se a peça realmente atingiu o resultado esperado. Caso ainda haja alguma mancha, o processo deve ser repetido apenas no local. Antes de utilizar novamente a panela para preparar refeições, certifique-se de que todo o produto foi enxaguado devidamente, evitando a contaminação dos alimentos. 

Mantendo as panelas brilhando por mais tempo

Arear as panelas é um processo simples que pode ser introduzido na rotina de limpeza. Caso seja necessário, é possível ampliar o tempo entre uma limpeza profunda e outra através da manutenção da peça. 

Para isso, é necessário lavar a panela atentamente com esponja e detergente após cada uso. Em caso de alimentos que soltam mais gordura, é recomendado deixar a panela de molho em água quente antes de realizar a limpeza. Com esses pequenos cuidados diários, é possível passar mais tempo sem a necessidade de arear as panelas. 

Com que frequência as panelas devem ser areadas?

A frequência excessiva do processo de arear panelas também pode prejudicar a peça, portanto, é preciso estabelecer uma rotina que consiga manter os jogos de panela limpos e em bom estado. 

A recomendação é que esse processo seja realizado no máximo uma vez por semana. Assim, é possível que as superfícies internas e externas da panela sejam areadas sem perder nenhuma das suas funcionalidades. 

Mantendo uma rotina adequada, é possível ter as panelas sempre limpas e brilhando, sem abdicar da praticidade exigida no dia a dia. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!