INSS

Conheça os serviços disponíveis no Meu INSS

Como acessar os serviços disponíveis no Meu INSS

Henrique
Publicado em 17/11/2020, às 16h07 - Atualizado às 16h23

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem Conheça os serviços disponíveis no Meu INSS

Solicitar serviços e consultar informações pela internet traz comodidade e agilidade, além de desafogar o serviço e as filas de atendimento presencial. Com a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, as agências do INSS tiveram que parar o atendimento, mas ainda era possível encontrar serviços disponíveis no Meu INSS.

Com isso, os cidadãos podem evitar se deslocar desnecessariamente, em especial a população que faz parte do grupo de risco da Covid-19. A criação do Meu INSS facilita o dia a dia dos mais de 27,7 milhões de beneficiários do INSS, uma plataforma que agiliza o atendimento, com mais de 90 serviços disponíveis.

Quer saber quais os serviços disponíveis no Meu INSS? Acompanhe a leitura do artigo!

10 serviços disponíveis no MEU INSS

1. Atendimento

Cadastro: Para ter acesso ao Meu INSS, é preciso fazer um cadastro. É preciso informar o nome completo, CPF, data de nascimento e responder um questionário.

Agendamento: Pelo agendamento, é possível marcar atendimento presencial ou à distância. Também é possível solicitar o agendamento de consulta a requerimentos.

Atualização de Dados Cadastrais: É possível atualizar dados cadastrais, como endereço, nome (quando alterado pelo estado civil ou nome social, por exemplo), dados bancários, entre outros. Também é possível alterar o local e a forma de pagamento.

2. Aposentadoria

É possível realizar consultas, solicitar a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e aposentadoria de pessoa com deficiência. Além disso, o cidadão também pode fornecer documentos digitais solicitados, fazer uma Simulação de Tempo de Contribuição. Para fazer a solicitação, o solicitante deve preencher um formulário, responder um questionário e enviar os documentos solicitados, digitalizados ou fotografados.

A situação da solicitação pode ser consultada pelo Meu INSS, e o pedido de revisão ou recurso também pode ser feito no mesmo site. Esse é um dos serviços disponíveis no Meu INSS mais usados pela população.

3. Pensão

É possível solicitar a pensão por morte e a pensão por microcefalia. No caso da pensão por morte, o beneficiário deve fazer a solicitação e fornecer as informações e documentos solicitados, digitalizados ou fotografados. No caso de pensão por microcefalia, o representante legal deve fazer a solicitação. Para fazer a solicitação, basta preencher o formulário e fazer o envio de documentos digitalizados ou fotografados, como a certidão de nascimento e o atestado médico, além do RG do representante legal ou outro documento que comprove a representação.

4. Declaração de beneficiário

É possível consultar declarações, como a Carta de Concessão, que informa se o benefício foi concedido, o banco responsável pelo pagamento e a forma de cálculo da renda mensal inicial. Também é possível acessar a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI), que comprova a situação do cidadão como contribuinte individual como regular, com os recolhimentos em dia.

5. Salário-maternidade

O salário-maternidade pode ser solicitado e consultado no Meu INSS, bem como o fornecimento dos documentos digitalizados, como a certidão de nascimento da criança, o documento da guarda judicial para adoção ou o atestado de afastamento por aborto não criminoso. Também é possível fazer a consulta da situação da solicitação, além de extratos do benefício.

6. Extratos

O Extrato de Pagamento é utilizado para fins de abertura de conta, comprovante de renda, empréstimos e comprova a renda por recebimento de benefício. O Extrato de Empréstimo Consignado permite a consulta da margem consignável disponível para empréstimo e de todo o histórico de empréstimo consignado. O Extrato Previdenciário (CNIS) permite a consulta do histórico da situação contributiva do trabalhador, de todas modalidades: empregado doméstico, aposentado, assalariado, empresário, entre outros. É possível consultar os pagamentos que a empresa fez mês a mês. O Extrato de Imposto de Renda permite que o beneficiário utilize as informações para a declaração do IR.

7. Perícias

É possível agendar perícia médica, tanto inicial, quanto para prorrogação do benefício. Durante a pandemia, é possível fazer o envio do atestado médico pelo Meu INSS.

O site também permite a consulta do Resultado de Benefício por Incapacidade, para aqueles que solicitaram o auxílio-doença.

8. Encontre uma Agência

Este serviço possibilita a busca por agências próximas, por endereço ou localidade. Também é possível consultar as agências que estão abertas ou fechadas durante a pandemia do novo coronavírus.

9. Recurso e revisão

O cidadão pode solicitar uma revisão dos benefícios ou recursos a benefícios negados, fornecendo documentos digitalizados para os mais diversos casos.

10. Cumprimento de Exigência

Caso o INSS informe por e-mail ou SMS alguma pendência na solicitação de benefício, é possível fazer pelo Meu INSS o envio dos documentos solicitados, digitalizados ou fotografados.

Viu só quantos serviços disponíveis no Meu INSS?. A possibilidade de envio de documentos fotografados ou digitalizados agiliza o processo de solicitação e evita que muitos beneficiários, em especial os que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, tenham que sair de casa e consigam continuar em quarentena, protegidos. O que você achou do Meu INSS? De que forma o Meu INSS te ajuda e facilita no seu dia a dia? Comenta aqui nos comentários.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!