CONFIRA

Conheça os 10 cursos gratuitos a distância mais procurados durante a pandemia

Empreendedorismo e Finanças Pessoais estão entre os cursos mais procurados

Mateus
Publicado em 30/08/2021, às 13h24 - Atualizado em 08/09/2021, às 10h12

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Com mais tempo disponível devido às dinâmicas do trabalho em home office, diversos jovens e adultos buscaram aperfeiçoar suas habilidades e até mesmo mudar de carreira através de cursos gratuitos. 

Se você também está procurando se especializar em alguma área ou buscar conhecer o que mais vem sendo buscado no mercado de trabalho, acompanhe o artigo a seguir e veja os cursos gratuitos que você mais pode aproveitar. 

A importância da educação a distância 

Com a pandemia do novo coronavírus, a troca da sala de aula precisou ser substituída pelas telas do computador. 

Entretanto, essa não foi uma má notícia. Com mais tempo sobrando devido a rotina trabalhar em casa, jovens e adultos viram na educação a distância a oportunidade de atualizarem seus conhecimentos mesmo no período pandêmico. 

Outra vantagem na importância desse modelo de educação é que ela possibilitou o acesso à informação de pessoas de todo o país, eliminando as barreiras geográficas e financeiras que os cursos presenciais impõem aos alunos. 

Dessa forma, mesmo residindo longe dos grandes centros urbanos, a educação a distância trouxe a oportunidade da realização de cursos gratuitos e atuais com a realidade do mercado de trabalho. 

Os 10 cursos gratuitos a distância mais procurados durante a pandemia 

Segundo um levantamento do SENAI, entre 2020 e o primeiro semestre de 2021, os cursos gratuitos mais buscados pelos usuários foram: 

  1. Segurança do Trabalho;
  2. Finanças pessoais;
  3. Tecnologia da Informação e Comunicação;
  4. Noções Básicas de Mecânica Automotiva;
  5. Desvendando a Indústria 4.0;
  6. Fundamentos de Logística;
  7. Lógica de Programação;
  8. Educação ambiental;
  9. Metrologia;
  10. Empreendedorismo.

Ao analisar o ranking, é possível perceber que todos os cursos dialogam com a realidade atual do país e do mundo. 

Embora o curso de Segurança do Trabalho não seja voltado para a área de tecnologia ou tenha recursos desempenhados online diretamente, a profissão chama atenção para práticas seguras e que possam evitar a contaminação por COVID-19. 

Já os outros campos mais explorados pelos alunos do SENAI, todos tem uma boa atuação no mercado de trabalho atual, principalmente porque é possível que tenhamos uma adaptação maior do profissional em regime home office mesmo após o fim da crise sanitária. 

Como se preparar para buscar novas vagas no mercado de trabalho

Antes de mais nada, é importante que o aluno saiba que o mercado de trabalho ainda não está totalmente aquecido e que as vagas desejadas podem demorar a surgir. Apesar desse problema, é possível que ao terminar os cursos de especialização você também possa oferecer seus trabalhos na internet. 

Para que isso seja feito com chances de sucesso e retorno financeiro, nada melhor do que combinar a especialização com um curso gratuito de marketing digital. 

Com ele, você consegue construir uma figura de autoridade nas redes sociais e começar a chamar atenção de possíveis primeiros clientes ou networkings com empresas que podem te contratar. 

Enviar currículos mesmo sem vagas abertas no momento também é uma maneira de ser visto por recrutadores e ser encaixado em algum processo seletivo que possa vir a ser aberto no futuro.

Aproveite o tempo em casa e a oportunidade de realizar cursos gratuitos para ter mais chances ainda de efetivação em cargos importantes. 

Conclusão

Podemos perceber que o mercado de trabalho tem uma grande tendência em buscar profissionais mais experientes em áreas digitais ou que saibam lidar com a segurança dos colaboradores da empresa sem fazer parte do Recursos Humanos. 

Além de buscar o aperfeiçoamento em cursos técnicos, é importante que você também procure obter seu diploma no ensino superior para alinhar ainda mais esses conhecimentos e ter um currículo irresistível para concorrer a promoções de cargo. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!