Conheça a febre do beach tennis

Você adora praia e esportes? Veja por que o beach tennis se tornou uma febre e como praticar esse esporte!

Mateus
Publicado em 01/11/2022, às 16h11 - Atualizado às 16h25

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Quem mora em regiões litorâneas sabe como a praia é um espaço democrático, onde qualquer pessoa pode relaxar e fazer as mais variadas atividades, desde comer, conversar, tomar sol até praticar atividades físicas.

Existem várias opções para quem adora curtir a praia. Nos últimos anos, o beach tennis explodiu em popularidade. Você sabe como foi esse processo e quais as regras desse jogo? Confira detalhes a seguir e quais artigos esportivos você precisa ter para praticá-lo!

Popularização

O beach tennis explodiu em popularidade nos últimos anos, principalmente com o início da Covid-19 no país. Em dois anos e meio, a modalidade passou de 2500 para mais de 3500 praticantes, segundo a Confederação Brasileira de Beach Tennis. 

Mas esse número se refere somente às pessoas oficialmente inscritas em alguma organização que oferece aulas deste esporte. Estima-se que mais de 500 mil pessoas pratiquem o tênis de areia no Brasil.

A necessidade de manter o distanciamento social aliado à busca de espaços abertos com bastante circulação de ar estão entre os principais motivos que explicam a popularidade do beach tennis nos últimos 3 anos.

Mas vale lembrar que esse esporte também se tornou popular em cidades sem praia, como São José dos Campos, considerada a capital regional do beach tênis. Uma das razões para isso é o baixo investimento demandado por esse esporte. Nos últimos anos, a quantidade de espaços nesta cidade onde é possível praticar esse esporte simplesmente quadruplicou (de 10 para 40).

Outro aspecto importante é que essa modalidade dá bastante liberdade de movimentos e proporciona o contato com a areia, o que pode ser bastante relaxante. Por fim, pode-se praticar esse esporte ouvindo música, o que também pode aumentar a sensação de bem-estar.

Regras do esporte

O tênis de quadra é uma mistura de tênis e badminton, tendo a atmosfera do vôlei de praia. Esse esporte é ótimo para quem curte ficar à beira-mar e manter o corpo ativo. 

Esse esporte começou nos anos 1960 no nordeste da Itália, tendo chegado ao Brasil só em 2008. Hoje, o Brasil é o segundo maior praticante da modalidade, perdendo apenas para a Itália.

A quadra do beach tennis pode variar de tamanho (16m x 5m ou 16m x 8m), mas em ambos os casos a rede deve ter a altura de 1,70m. Essa rede é específica para essa modalidade, com espaços menores entre as fibras, para a bolinha de tênis não passar por dentro dela.

No que se refere aos sets, a partida pode envolver até 6 games (se empatar 5 a 5, vai a 7) ou 8 games (se empatar 7x7, vai a 9), ou melhor, de 3 sets. A pontuação segue as regras do tênis tradicional (0, 15, 30, 40 e ponto final). Deve-se trocar o sacador a cada game quando o jogo é entre duplas.

Artigos esportivos

Esse esporte é mais simples em comparação aos outros. É preciso basicamente de uma boa raquete e bolinha. A raquete deve considerar a estrutura física dos jogadores. 

Preste atenção ao acabamento da raquete, a espessura e o material desse aparelho. Para os iniciantes, é recomendado uma raquete com peso máximo de 340 gramas e fibra de vidro com espessura entre 20 e 22 mm.

No que se refere à bolinha, escolha aquelas com cores chamativas (como neon, laranja e amarelo), para ter boa visibilidade. Além disso, verifique se ela está homologada como “stage 2” (que indica despressurização a um nível de 50%, o que a torna mais lenta e mole, favorecendo a troca de bolas durante o jogo).

Para o traje, é preciso vestir roupas leves, confortáveis e que permitam a transpiração da pele. Em dias muito quentes, pode ser necessário calçar tênis para não queimar a sola dos pés. Nesses casos, opte pela meia de neoprene, que garante boa mobilidade e protege o seu pé de possíveis queimaduras. Por fim, lembre-se do boné, dos óculos do sol e da viseira.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!