Como utilizar espelhos na decoração de forma adequada

Saiba a melhor forma de usar espelhos na decoração

Henrique
Publicado em 25/05/2021, às 10h37 - Atualizado em 26/05/2021, às 10h17

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Os espelhos têm adquirido cada vez mais um status de requinte e elegância dentro do mundo da decoração. Foi-se o tempo em que eram utilitários reservados apenas para banheiros, conquistando diversos cômodos com efeitos diferenciados.

Os espelhos possuem uma série de vantagens que podem ser usadas na casa inteira, conquistando assim um espaço muito mais interessante no estilo de decoração que você escolher fazer. Dentre suas utilidades, podemos citar:

  • Capacidade de refletir luz;
  • Amplitude para cômodos;
  • Destaca elementos de decoração;
  • Aumenta a sensação de bem-estar no ambiente.

Entretanto, você precisa ter atenção em alguns pontos importantes antes de simplesmente pendurar um espelho na parede. Quando você quiser destacar seu lustre plafon, por exemplo, deve posicionar corretamente o espelho para uma maior reflexão.

Então, para você conseguir utilizar a peça em sua plenitude, é preciso pensar e planejar com muita calma sua utilização, garantindo assim um resultado mais satisfatório na produção de um ambiente em particular.

Considerações sobre o uso de espelhos

Embora estas peças sejam um objeto de decoração muito comum e querido por especialistas, algumas pessoas ainda têm muitas dúvidas ou questionamentos sobre como usar um espelho em um determinado ambiente, ou como decorar utilizando eles.

Pense, por exemplo, que um espelho na cozinha pode dar destaque para algumas peças, como um guarda corpo inox com vidro ou até mesmo alguns eletrodomésticos diferentes que você tenha no ambiente.

Por isso, é importante considerar alguns fatores antes de iniciar a aplicação de um espelho em sua residência, garantindo assim que você terá uma qualidade muito maior na decoração de sua casa, usando corretamente estes objetos decorativos.

A importância do reflexo

Um dos pontos mais importantes para se considerar quando você decide usar um espelho em algum lugar é o que será exibido em seu reflexo. Muitas pessoas deixam essa etapa de lado, considerando apenas a parte mais mecânica de gerar amplitude no espaço da casa.

Entretanto, um objeto correto posicionado no lado oposto do espelho pode dar uma ambientação completamente diferente para sua casa.

Por isso, é muito importante pensar em objetos belos ou carregados de simbolismo, para que seu ambiente consiga expressar corretamente os sentimentos que você está tentando apresentar.

Altura do espelho

Quando você pendura um quadro com moldura personalizado na parede, é importante se atentar a alguns detalhes, sobretudo com relação a altura do quadro.

É preciso que ele esteja na mesma altura dos olhos, para conseguir apresentar esse efeito com qualidade. A mesma coisa não acontece com os espelhos. A altura do espelho depende do objetivo para o qual ele está sendo colocado na parede.

Pensando dessa maneira, se o objetivo é dar destaque a um objeto em particular, você pode aproveitar e colocá-lo na altura desse objeto.

A altura dos olhos ainda é uma boa métrica, sobretudo para espelhos que não tem um foco específico na decoração. Entretanto, é preciso pensar com carinho em suas possibilidades, uma vez que há oportunidades de ser muito mais criativo.

Também é possível colocar múltiplos espelhos em uma determinada parede, passando uma impressão de mosaico interessante e criativa, com a qual você pode explorar novos meios de colocar os espelhos.

Por isso, é importante que o espelho seja uma das últimas coisas a serem colocadas em sua decoração. É importante que ele faça sentido com o contexto final, por esse motivo muitas pessoas acabam escolhendo móveis e objetos decorativos primeiro.

Ademais, muitos projetos complementares arquitetura já incluem sugestões de decoração, justamente para você conseguir se planejar corretamente.

Por isso, é importante pensar em planejamento para garantir uma boa utilização da peça em qualquer tipo de decoração que estiver planejando para um determinado ambiente, tornando-o mais amplo e agradável.

Estilo é fundamental

Hoje em dia, é possível encontrar uma variedade imensa de espelhos, que podem ser encaixados em qualquer ambiente.

Seja um espelho clássico, definido por suas molduras estilizadas e elegantes, até um espelho moderno com tema artístico e independente de moldura, o importante é que a peça faça sentido com seu cômodo.

Quando você define um estilo de decoração para o ambiente, deve imaginar que tipos de espelho podem combinar bem com ele, escolhendo assim um modelo que consiga exprimir tudo o que está sendo elaborado no momento da decoração.

Ademais, você pode realizar, por exemplo, uma cobertura em policarbonato em Parana para dar um toque especial ao ambiente.

Lembre-se, os estilos ousados são ainda mais impactantes, ideais para ambientes criativos e únicos, uma vez que eles possuem formatos e modelos pouco ortodoxos. Isso acaba permitindo uma decoração ainda mais inusitada, com um excelente ambiente para criar.

Atente-se ao ponto de foco

O foco é um dos pontos principais para a utilização de um espelho. É importante que você defina qual será o ponto de foco da peça antes mesmo de pendurá-la na parede. Assim, você consegue identificar como colocar o espelho da melhor forma possível.

Um dos usos mais comuns de espelhos é em salas de jantar, uma vez que o ponto de foco pode ser a mesa utilizada para as refeições. Entretanto, isso não é um limitador, e você pode usar qualquer outro ponto focal para conseguir posicionar corretamente o espelho.

Espaços amplos

Uma das principais utilizações de um espelho é justamente pensar em como ampliar um espaço utilizando a reflexão. Por isso, não tenha medo de pensar grande com relação ao objeto que você utilizará.

Imagine só, uma empresa especializada em construção civil, por exemplo, pode estar em um ambiente pequeno, e usar os espelhos como uma forma de deixar mais confortável o local que será montado.

Então, um cômodo pequeno pode parecer muito maior com um espelho que apresente um tamanho adequado para aquele cômodo. Além disso, é importante pensar em alternativas para espelhos muito grandes que produzam efeitos similares.

São o caso de algumas peças especiais em formatos retangulares, que podem prover uma sensação de amplitude, mas ao mesmo tempo são funcionais, servindo como espelhos de corpo inteiro.

A ideia é explorar melhor o ambiente, principalmente em casas com cômodos apertados. A tendência de prédios novos é criar apartamentos com área útil reduzida, compensando-os com itens e atividades de uso comum como piscinas e salões de festa.

Por conta disso, é importante que você utilize o seu espaço da melhor maneira possível, aproveitando os cômodos pequenos e transformando-os com a utilização de espelhos adequados para o ambiente.

Apoio de iluminação

Os espelhos são capazes de refletir toda e qualquer luz que é direcionada a sua superfície, o que acaba sendo muito útil para efeitos de iluminação em um ambiente. Além de clarear melhor o espaço, você pode usar spots de luz para criar efeitos interessantes.

Assim, você consegue direcionar a luz diretamente para o ponto desejado, alcançando um efeito incrível. Uma empresa de paisagismo e jardinagem, por exemplo, pode usar este tipo de elemento a seu favor.

Se você não possui janelas grandes ou uma boa porção de luz natural em sua casa, os espelhos também podem servir de apoio para este elemento, tornando-o muito mais iluminado e ajudando a renovar o ambiente.

Dicas de decoração

Agora que você consegue compreender algumas das noções básicas do espelho enquanto objeto decorativo, é importante pensar em maneiras de explorar melhor esta versátil ferramenta para criar ambientes lindos.

Espelhos em portas

Para pessoas que têm problemas com espaço, sobretudo em quartos e outros cômodos menores, colocar um espelho no armário pode ser a solução. Estas peças normalmente substituem uma das portas e continuam funcionais.

É importante ter em mente, entretanto, que a peça deve ser encaixada corretamente no local. Existem alguns armários que não suportam o encaixe da peça, o que pode dar problemas na hora de utilizar a instalação.

Confira a força da porta e o peso do espelho antes de iniciar um processo de instalação, para garantir que ambas as peças ficarão inteiras. Por conta disso, é importante pensar em como você pode utilizar a ferramenta corretamente.

Combine peças

Existem inúmeras combinações que você pode fazer, seja com outros espelhos, quadros e objetos decorativos. É importante que você crie um ambiente harmonioso quando decidir usar esta ferramenta para trabalhar sua decoração.

Assim, até mesmo um guarda corpo de alumínio pode fazer toda a diferença em um ambiente moderno e estiloso.

Espelhos sobrepostos

Este é um estilo relativamente novo, mas que tem sido muito utilizado em decoração. Trata-se de um espelho com outro espelho dentro, o que gera uma sensação ainda maior de amplitude.

Além disso, estes modelos costumam ser muito inovadores, trazendo um ar de modernidade para sua casa sem perder o charme e a elegância, próprios de um espelho que decore sua casa.

Considerações finais

Utilizar um espelho em sua decoração pode modificar completamente sua casa. Existem inúmeros modelos que podem ser explorados, e que você pode usar com qualidade e estilo. Para isso, é importante que você pense e planeje adequadamente.

Qualquer decoração de casa precisa ser acertada antes de você começar a efetivamente gastar dinheiro com isso, por isso é importante criar ambientes seguros para testar suas ideias antes de iniciar os gastos para conseguir transformar o cômodo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!