Como usar o marketing de nicho para atingir seu público-alvo

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Mateus
Publicado em 19/04/2023, às 14h33 - Atualizado às 15h41

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Você já ouviu falar no marketing de nicho? Bom, o conceito de nicho é muito importante para o desenvolvimento do plano de marketing de uma empresa, pois ele determina o crescimento da sua empresa.

Ao definir o nicho do seu negócio você consegue concentrar os seus esforços no público que realmente tem a ver com os seus produtos e serviços, otimizando seu tempo e recursos no que realmente importa.

Quando você sabe exatamente em qual nicho está inserido, consegue alcançar autoridade com o seu público, saiba que você só irá encontrar a comunicação certa para garantir a efetividade das suas estratégias, segmentar o seu público.

Pense que não são todas as pessoas que utilizam aquecedores de passagem, por exemplo, dessa forma a empresa precisa anunciar para os clientes certos, caso contrário sua mensagem se tornará genérica e não irá para lugar algum.

Se você quer saber como utilizar o marketing de nicho e dessa forma atingir o seu público de maneira mais eficiente, continue lendo esse artigo, separamos as informações mais importantes sobre o tema. Confira!

O que é nicho de mercado?

Definimos nichos de mercado como a segmentação ou um recorte de um mercado, dessa forma, uma empresa de cabine de pintura, por exemplo, está dentro de um grupo menor do setor de pintura, com necessidades e interesses específicos para esse nicho.

Os nichos são importantes pois dessa forma as empresas conseguem focar em grupos específicos e com isso atender todas as suas necessidades, por isso que identificá-los determina o sucesso ou fracasso de um produto.

Por exemplo, uma loja que vende motor hidráulico, saiba que não existe apenas um modelo no mercado, dessa forma cada produto será específico para um tipo de pessoa, é assim que funciona o marketing de nicho.

Dessa forma cabe às empresas identificarem qual é o nicho que os seus produtos se encaixam, pensando muito mais no micro do que na macro, afinal, o mais importante é impactar o cliente certo e não todas as pessoas.

Em outras palavras, através do marketing de nicho as empresas conseguem promover os seus produtos e serviços para um pequeno e específico público que é muito bem definido.

Muitas empresas utilizam essa estratégia para atender a população que não foi atendida de maneira adequada, enxergando uma oportunidade de oferecer serviços e com isso fazer com que a sua marca cresça no mercado.

Para definir os nichos as empresas precisam fazer um estudo e entender em qual mercado estão inseridos, por exemplo, existe o setor de manutenção de transformadores, mas dentro desse setor existem algumas possibilidades de mercado que podem ser exploradas.

Como definir um nicho?

Entenda que os consumidores de nicho de mercado possuem preferências ou necessidades específicas que as diferenciam dos setores mais amplos, com isso as empresas dividem esses grupos em subseções, para isso alguns itens são levados em consideração: 

  • Localização geográfica
  • Interesses;
  • Atitudes;
  • Valores dos produtos;
  • Idade;
  • Nível de renda;
  • Sexo;
  • Nível de escolaridade;
  • Nível de qualidade o produto é premium, moderado, alto, baixo;
  • Preço do produto que pode ser alto, com desconto, atacado.

Parece difícil, mas saiba que o marketing de nicho costuma ser mais fácil de promover, afinal as pessoas possuem desejos e necessidades muito específicas.

Por exemplo, uma empresa que vende escova de aço, precisa contar com uma ampla variedade de gostos e expectativas dos seus clientes.

Benefícios do marketing de nicho

Bom, agora que você já entendeu como o marketing de nicho funciona e como ele pode ajudar a sua empresa a segmentar o seu negócio, veja a seguir quais são os benefícios que essa estratégia entrega. 

É importante entender que o marketing de nicho pode ser usado por negócios de diversos segmentos, sejam uma empresa de medidor de combustível ou de maquiagem, basta encontrar o nicho ideal para investir nele.

Através do marketing de nicho as empresas conseguem entender as necessidades específicas do seu público e dessa forma falar diretamente com eles, pois o objetivo principal dessa prática é criar conexões certas para os seus clientes.

Maior fidelização

Ao utilizar essa estratégia sua empresa consegue criar uma maior fidelidade entre a marca e os clientes, pense que com menos pessoas em um nicho você terá mais chances de desenvolver um relacionamento mais forte e duradouro.

Por exemplo, uma empresa de tubo pead irrigação que consegue se inserir em um determinado nicho, faz com que os clientes confiem em sua marca e com isso se tornem clientes fiéis e compradores recorrentes.

Menor competitividade

Quanto mais especializada for uma marca, menos concorrência ela terá, pense que só a sua empresa irá lidar com um tipo específico de público, dessa forma, menos concorrentes terão a mesma atividade que você.

Através do nicho você segmenta o seu mercado, oferece uma proposta única de venda para os seus clientes e consegue se diferenciar no mercado.

Gastos melhores com marketing

A tecnologia tem um papel muito importante no marketing de nicho, pois através das ferramentas de gerenciamento de redes sociais, além das inúmeras opções de segmentação cada vez mais refinadas, você conseguirá obter informações preciosas.

Isso permite que você conheça o seu público a fundo, garantindo com que você invista nas estratégias certas.

Como aplicar o marketing de nicho?

Veja a seguir alguns passos para te ajudar a definir o seu público-alvo e dessa forma definir o seu nicho de mercado.

Conheça seu mercado

O primeiro passo sem dúvidas é entender o mercado que corresponde ao seu nicho, para essa pesquisa é fundamental que você leve em consideração:

  • Características do nicho;
  • Fatores sociais;
  • Fatores ambientais;
  • Fatores culturais;
  • Fatores tecnológicos.

Além de tudo que possa influenciar o desempenho da sua empresa, também é importante que você avalie e pesquise os seus concorrentes, veja como é a atuação deles nos mercado, como os seus clientes se comportam, etc.

Saiba qual o problema que o seu negócio soluciona

Pense que o marketing de nicho é criado para solucionar os problemas e necessidades de determinados clientes, para que você consiga definir esses aspectos é essencial que levante alguns questionamentos, como:

  • Qual o problema que meu negócio promete resolver?
  • Qual o perfil das pessoas que possuem o problema?

Ao responder essas perguntas, você terá uma base e dessa forma conseguirá ir mais a fundo para pensar em como segmentar esse público, através disso você irá afunilar cada vez mais até encontrar o nicho de atuação da sua empresa.

Pesquise muito

Esse é o momento das pesquisas e coletas de dados, pois eles são fundamentais para que você obtenha características precisas do seu público-alvo, pense que é essa segmentação que irá permitir com que a sua empresa acerte em cheio o nicho desejado.

As pesquisas podem ser feitas através de questionários e formulários online, dessa forma você coleta os dados dos seus clientes e consegue fazer um estudo mais aprofundado sobre essas informações.

Uma dica é ao final da pesquisa, cruzar os dados coletados com as informações da sua empresa que foram extraídas pelo Google Analytics, essa é uma ótima ferramenta e irá ajudar a sua empresa a tratar todos os dados de forma correta.

Defina de fato o seu público

Agora que você já possui todos os dados em mãos é hora de encontrar o seu nicho e através dessas informações dialogar com o seu público, para que isso aconteça de forma efetiva você precisa preencher alguns critérios, são eles:

  • Demográfico;
  • Onde residem seus potenciais clientes;
  • Para quem o seu produto é destinado;
  • Qual a geração do seu consumidor;
  • Características psicológicas;
  • Ciclo de vida.

Através de todas essas informações, você terá o seu produto definido, entenderá o seu público e saberá ao certo como falar com o seu cliente.

Exemplos de empresas que utilizam essa estratégia

Vamos a um exemplo de uma empresa muito conhecida que sabe usar o marketing de nicho muito bem, a Natureza é um negócio focado em cosméticos certos? Dentro dos seus inúmeros produtos podemos destacar a linha "Mamãe e bebê”.

Essa é uma linha voltada para as crianças, toda a sua identidade visual tem essa temática, os produtos são desenvolvidos para esse tipo de público, dessa forma ela enxergou uma oportunidade de mercado e conseguiu desenvolver os seus produtos.

Esse é apenas um exemplo entre inúmeras marcas que utilizam essa estratégia, por isso se você tem uma loja de colchões, uma empresa de mancal de rolamento ou qualquer outro negócio, tente segmentá-lo e aproveitar os benefícios do marketing de nicho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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