Como usar o Instagram para aumentar suas vendas

O uso estratégico do Instagram pode ser a chave para alcançar novos potenciais clientes e expandir os resultados e relevância do seu negócio. Saiba mais!

Mateus
Publicado em 18/04/2023, às 15h42 - Atualizado em 19/04/2023, às 14h22

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Que o Instagram é uma das redes sociais mais populares de todo o mundo, você já sabe. Mas, já parou para pensar em como essa plataforma pode ajudar seu negócio a vender mais?

Uma pesquisa do Opinion Box aponta que 82% dos lnstagramers seguem perfis de marcas. Além disso, 77% concordam com a presença de empresas na plataforma para interagir com os consumidores.

Isso quer dizer que o Instagram pode ser um grande aliado para empreendedores. Ele favorece a construção de um relacionamento de confiança entre marca e público. Assim, é essencial para vender mais.

Você pode usar características, funcionalidades e recursos do Insta para posicionar sua marca estrategicamente na rede social. Com isso, vários novos potenciais clientes podem ser alcançados e expandir os resultados do negócio.

Portanto, vamos te mostrar abaixo como usar o Instagram para aumentar suas vendas. Há grandes possibilidades do público do seu negócio usar ativamente a rede social. Então, acredite: é uma oportunidade de ouro para você.

Vamos lá!

Como aumentar suas vendas usando o Instagram?

Usar o Instagram para vendas não é tão difícil quanto parece. Os próprios desenvolvedores são a favor de ações comerciais dentro da rede social. Não à toa, adicionaram vários recursos voltados a isso na plataforma nos últimos anos.

Em função disso, o caminho para posicionar seu negócio no Insta é relativamente simples. Desde que use a estratégia correta, não será nenhum bicho de sete cabeças.

Logo abaixo, listamos os primeiros passos para transformar o Instagram em uma plataforma de vendas eficiente para sua empresa. Com isso, você já consegue atrair, engajar e converter um número considerável de potenciais clientes.

Ative a conta empresarial

A conta empresarial é um dos tipos de perfis disponíveis no Insta. Atualmente, há três opções: pessoal, profissional e empresarial. Esses 2 últimos têm recursos a mais que podem ser de grande ajuda à estratégia da marca, como:

  • informações sobre o desempenho da conta (Insights);
  • botões de ação para facilitar o contato com a marca;
  • possibilidade de criar anúncios pagos.

Se você quer usar o Instagram para aumentar suas vendas, o tipo de perfil ideal é o empresarial. Ele tem algumas funções ainda mais importantes na comercialização de produtos, a exemplo do Instagram Shopping.

Não sabe como ativar a conta empresarial? Sem problemas! Crie uma conta exclusiva para usar no posicionamento da marca na rede social e siga o passo a passo abaixo.

  1. entre no perfil do Instagram;
  2. toque no ícone com três traços horizontais para acessar o menu;
  3. selecione a opção “Configurações e privacidade”;
  4. vá em “Tipos e ferramentas da conta”;
  5. escolha “Mudar perfil para profissional”;
  6. selecione a categoria de atuação adequada;
  7. toque em “Empresa”;
  8. confirme seus dados de contato e adicione o endereço comercial do negócio no campo solicitado;
  9. faça a configuração da conta empresarial;
  10. pronto!

Trabalhe na apresentação visual do perfil

O Instagram sempre foi e sempre será uma plataforma atrativa visualmente. É um aspecto altamente valorizado na rede social, tanto pelos desenvolvedores quanto pelos próprios usuários.

Assim, para aumentar suas vendas com o Insta, trabalhar na apresentação visual do perfil é mais do que necessário. Essa é a primeira coisa que os usuários vão reparar quando entrarem no perfil.

Crie uma identidade visual de qualidade, compartilhe imagens e vídeos em alta resolução, faça carrosséis infinitos, monte mosaicos no feed. Enfim, aproveite ao máximo a principal característica do Insta para chamar a atenção do público.

Publique conteúdos de qualidade consistentemente

O conteúdo é a espinha dorsal de qualquer perfil no Instagram. É o pilar de sustentação de toda a estratégia na rede social. Ainda mais para quem a usa para vender.

Para isso, todos os posts devem agregar valor para o público do negócio. Eles têm que entregar informações relevantes, responder dúvidas ou ajudar a solucionar algum problema.

Assim também, novos conteúdos precisam ser compartilhados regularmente. O objetivo de usar o Insta para vender é criar uma relação de confiança entre marca e público. Então, a frequência de interações entre vocês faz toda a diferença.

Neste contexto, crie um cronograma de postagens para o perfil da marca. Defina os temas dos conteúdos, quando serão produzidos e dias e horários de publicação. 

A organização torna a comunicação com o público muito mais assertiva. Você usa uma linha de raciocínio clara, objetiva e precisa com seus seguidores, além de ser suficientemente constante nas postagens.

Use o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma das funcionalidades mais essenciais para usar a rede social para aumentar suas vendas. Ele facilita a comercialização de produtos otimizando o processo de compra.

Você pode, por exemplo, criar um catálogo com todos os itens da sua esteira de produtos. Assim, qualquer pessoa pode vê-lo pela opção “Ver loja” na visão geral do perfil.

Além disso, você pode criar publicações de Feed ou Stories para apresentar os produtos à venda e colocar etiquetas com descrição, preço e redirecionamento para o catálogo em cada item.

Inclusive, o catálogo de produtos criado a partir do Instagram Shopping pode ser linkado com o site da empresa. Desse modo, potenciais clientes podem comprar o que quiserem sem dificuldades.

Crie anúncios

Apesar de ser efetivo, o marketing de conteúdo por si só é uma forma de alcançar bons resultados a médio e longo prazo. Por conta disso, criar anúncios pode ser uma ótima forma de complementar a estratégia da marca no Instagram.

O tráfego pago da rede social funciona de dois modos diferentes: botão turbinar  e gerenciador de anúncios do Facebook. No primeiro, você impulsiona publicações já existentes. Enquanto no segundo, faz criativos totalmente do zero.

Ambos são excelentes para vender no Instagram a curto prazo. Os anúncios pagos da rede social tem um alto poder de segmentação. Com isso, são entregues para potenciais clientes do negócio.

Ou seja, cada conta alcançada tem grandes chances de engajar na proposta do perfil. Como tem necessidades que seu perfil atende, a pessoa deixa curtidas nos seus posts ou comentários, além de compartilhá-los com quem conhece.

Dessa maneira, é mais fácil criar um relacionamento próximo com o público por meio da veiculação de anúncios. Você pode convencê-los a comprar suas soluções sem praticamente nenhuma objeção.

Invista no marketing de influência

O marketing de influência é uma tendência que tomou conta das redes sociais nos últimos anos. Trata-se do fechamento de parcerias entre empresas e influenciadores digitais.

Os seguidores de influencers costumam ser altamente qualificados, isto é, estão completamente prontos para compra. Especialmente, porque possuem uma relação próxima com essas personalidades.

Dessa forma, fechar parcerias de divulgação com os influenciadores é capaz de aumentar consideravelmente o número de vendas dos negócios. Todo o público da personalidade pode ser monetizado pela sua empresa.

Para isso, porém, o influencer precisa ser exatamente do mesmo nicho e compartilhar os mesmos valores do empreendimento. Sendo assim, o marketing de influência trará resultados expressivos para você.

Conclusão

E aí, aprendeu como usar o Instagram para aumentar suas vendas? Esperamos que sim! A rede social favorece a relação comercial entre os usuários. Assim, é capaz de alavancar os resultados de qualquer empresa.

E o caminho para usar o Instagram como uma plataforma de vendas é mais simples do que parece. Em alguns passos, você já pode convencer inúmeros usuários da rede social a comprarem sua ideia.

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