Como usar o Google Analytics para melhorar sua estratégia de marketing

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Mateus
Publicado em 25/04/2023, às 16h59 - Atualizado em 26/04/2023, às 15h08

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Você conhece o Google Analytics? Bom, se você tem um negócio na internet, sabe que nem sempre é fácil conseguir captar o seu público, afinal o mundo digital é um imenso universo de possibilidades e cada empresa está tentando encontrar o seu lugar ao sol.

É justamente nesse cenário que entra o Google Analytics, que foi criado para monitorar o tráfego de sites, dessa forma a ferramenta consegue coletar e organizar dados que são úteis para compreender o comportamento dos usuários.

Dessa forma, se você tem uma empresa de exames ocupacionais, por exemplo, consegue ter acesso a informações detalhadas sobre as preferências e tendências de consumo do seu público-alvo, dessa forma você consegue traçar estratégias precisas.

Pense que uma estratégia baseada em dados te permite:

  • Aprender mais sobre o seu público-alvo;
  • Saber quais são os assuntos do seu interesse;
  • O que pode te conectar com a sua persona;
  • Como fazer com que sua empresa seja notada;
  • Criar conteúdo mais relevantes;
  • Definir quais temas e formatos merecem o seu foco;
  • Identificar elementos fracos da sua estratégia;
  • Fazer decisões baseadas em informações e dados comprovados.

Ficou curioso para saber mais sobre o Google Analytics? Continue lendo este artigo, pois separamos as melhores informações sobre o assunto para te ajudar a usar tudo que a base de dados pode te oferecer.

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos, muito poderosa e usada no mundo todo, o seu objetivo é acompanhar a performance das ações do seu site.

Através do Google Analytics é possível captar diversos indicadores. Com eles um espaço de aluguel para eventos, por exemplo, consegue definir quais estratégias de marketing irá utilizar para captar seus clientes.

Para isso serão levados em conta os objetivos e características dos clientes, pois através da ferramenta é possível monitorar:

  • O perfil de quem acessa seu site;
  • As páginas mais acessadas;
  • Conversões;
  • Dispositivos;
  • Cidades.

Entre diversos outros dados que te ajudam a entender quem é o seu público e o que você pode fazer para conseguir chamar atenção deles.

Principais vantagens do Google Analytics

Sem dúvidas o principal benefício de usar o Google Analytics é conseguir mensurar o desempenho de todos os canais de entrada do site, sejam eles por:

  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Google Adwords;
  • Tráfego orgânico (SEO);
  • Sites de referência;
  • Redes sociais;
  • Tráfego direto;
  • Campanhas offline.

Afinal, todo o processo de mensuração é realizado através de relatório com métricas e dimensões.

Dessa forma é possível identificar quais foram as fontes de tráfego que tiveram o maior retorno e quais devem ser melhoradas ou alteradas para que se consiga alcançar os resultados desejados.

Com isso você consegue analisar o seu público e o seu comportamento de forma detalhada, conseguindo saber se a campanha do serviço de licenciamento ambiental, por exemplo, teve uma boa performance.

Isso ajuda a sua empresa a entender a qualidade das visitas, além de conseguir otimizar os investimentos ou pensar em novas estratégias para serem utilizadas no seu site, lançamentos e campanhas.

Como melhorar sua estratégia de marketing?

Bom, agora que você já sabe o que é o Google Analytics e por que ele é importante para a sua empresa, veja algumas dicas de como melhorar a estratégia de marketing do seu negócio através dessa ferramenta.

É importante ressaltar que essas dicas podem ser usadas por qualquer empresa que possui um site na internet, venda você cobertura de vidro ou roupas para gatinho, porque a ferramenta é gratuita e deve ser usada por todos.

Aproveite as métricas

A primeira dica sem dúvidas é que você deve aproveitar da melhor forma as métricas, só assim será possível interpretar os dados e saber como utilizá-los em suas estratégias. Veja a seguir quais são as principais metas que você deve analisar.

Sessão

Essa é métrica que mostra quantas visitas o seu site de distribuidor de materiais elétricos, por exemplo, recebeu durante um período determinado. Além do número total de acessos, é possível analisar quantas pessoas acessaram páginas específicas dentro do seu site.

Dessa forma você consegue ver quais conteúdo ou produtos estão performando melhor ou seja que os clientes estão mais interessados, isso permite que você invista em melhorias na plataforma.

Usuários

Como o próprio nome sugere, essa é a métrica que mostra quantas pessoas diferentes visitaram o seu site. Esse é um número importante, pois permite que você saiba a quantidade real de pessoas que estão visitando a sua página.

Por exemplo, você tem um site que presta serviços de filmagem com drone, lá você disponibiliza alguns vídeos do seu trabalho. Se uma pessoa visualizou este vídeo 3 ou 4 vezes em um dia, só será contabilizado como um usuário.

Isso permite com que você tenha números reais, com isso você tem controle de quantas pessoas estão acessando sua página.

Duração média da sessão

Com essa métrica a sua empresa consegue identificar o tempo médio que os visitantes gastam navegando em seu site, essa é uma informação importante pois quanto mais conteúdos relevantes você oferece, maior será o tempo gasto nas páginas.

Sendo assim, se esse número estiver baixo, você pode traçar novas estratégias para criar conteúdos que sejam interessantes para o seu público.

Taxa de rejeição

Essa é a métrica que mostra quando o usuário fecha o seu site após visualizar apenas uma página, isso mostra que o seu conteúdo não é tão relevante assim a ponto de fazer com que ele queira ficar mais tempo.

Dessa forma, se você tem um site que vende astm a312, por exemplo, tente criar alguns mecanismos que chamem atenção do seu público, como uma identidade visual bonita, conteúdos que agreguem ao seu produto e expliquem como ele funciona.

Com isso o cliente terá mais coisas para visualizar na sua página passando mais tempo, o que aumenta as chances de que ele realize uma compra.

Conheça o perfil do seu público

Após avaliar essas métricas importantes, é essencial que você conheça o seu público, pois só dessa forma você saberá exatamente o que ele espera da sua marca e como você pode proporcionar isso para eles.

Como o Google Analytics coleta uma grande variedade de dados a partir dos acessos ao seu site, saiba que muitas dessas informações é sobre o perfil do seu público como sexo e faixa etária, por exemplo.

Através dessas informações você consegue traçar o perfil do seu público, entender se é composto majoritariamente por mulheres, qual é a idade das pessoas que visualizam seus conteúdos, informações importantíssimas.

Pois é através desse perfil que você irá conseguir planejar melhor as suas estratégias de marketing.

Por exemplo, uma empresa de containers usados que tem um público masculino na faixa etária de 35 a 40 anos poderá adaptar a forma como se comunica com os seus clientes, a identidade visual, as imagens das campanhas, enfim.

Com isso o seu site ficará mais atraente para o seu público-alvo, conseguindo captar o tipo de pessoa ideal para comprar os seus produtos e serviços.

Monitore suas campanhas

Monitorar suas campanhas é fundamental para que você consiga entender o que o público espera da sua marca e dos seus produtos e serviços.

Por isso que ao lançar uma campanha de marketing digital, é essencial que você acompanhe periodicamente os resultados ao longo da sua duração, através desse monitoramento você irá conseguir fazer as alterações necessárias se preciso for.

O Google Analytics permite que esse monitoramento seja feito com mais eficiência, afinal através dessa ferramenta você tem acesso a dados detalhados e precisos, como determinar o retorno que você conseguiu obter com as campanhas, que podem ser:

  • Financeiros;
  • Número de pessoas atingidas.

Essa métrica permite com que a sua empresa consiga determinar se os seus objetivos foram alcançados e se os recursos foram bem utilizados.

Confira de onde vêm seus visitantes

Saber qual foi o caminho que as pessoas percorrem até chegar no seu site é uma informação muito importante, pois é esse caminho que define se os seus outros canais de marketing estão sendo eficientes.

Com isso você saberá se foi o seu post na rede social, ou o seu vídeo publicado que chamou a atenção do seu público para visitar a sua página, essa métrica é importante para saber em quais canais investir.

Além disso, com essa métrica você consegue identificar quais foram as páginas e sites que fizeram links para o seu espaço, o que aumenta o seu índice de mídia conquistada. Essas informações te ajudam a identificar quais conteúdos funcionam melhor para o seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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