Como ser Nômade Digital de Sucesso

Ser um nômade digital nem sempre será fácil.

Mateus
Publicado em 23/11/2022, às 12h33 - Atualizado às 14h31

FacebookTwitterWhatsApp
Unsplash
Unsplash

Mas Jenn Miller tem algumas dicas sobre como lidar com as armadilhas e aproveitar ao máximo os benefícios de trabalhar na estrada.

“Estou escrevendo esta peça a 30.000 pés, em um voo da United Airlines, usando o wi-fi de bordo para fazer o upload do resultado final. Eu poderia estar usando o wi-fi a bordo para assistir a filmes, como meus vizinhos, mas, em vez disso, o assento 30C é meu escritório móvel durante o dia.”

Depois de roer as unhas nos primeiros vinte minutos no ar, pensando: “Vamos, vamos!! Conecte-se já!” Assim que a conectividade voltou, voltei ao trabalho. Tenho monitorado meu feed de tarefas do Slack em busca de coisas importantes e conversado com um colega de trabalho sobre um projeto maior no Japão. Realmente não importa onde estou, esta é a minha vida, essa é a experiência de ser nômade digital. Então para explicar mais do que como ser nômade digital, mas como se tornar um nômade digital, seguem algumas dicas especiais:

1. Troque o equilíbrio entre vida pessoal e profissional pela integração entre vida pessoal e profissional .

Como a maioria dos nômades digitais que conheço, não estou tão interessado em equilibrar trabalho e vida pessoal. Em vez disso, busco a integração entre vida profissional e pessoal e crio um ritmo de trabalho e diversão que atenda a todas as minhas necessidades, não apenas aos meus prazos.

É o objetivo do ato de malabarismo que é o trabalho freelance e a vida em meus próprios termos. Ocasionalmente, alguém aponta o óbvio, que minha vida são grandes férias, viajando de um lugar para outro, carregando fotos de praias e museus no meu Instagram, em busca da próxima grande aventura.

Okay, certo…

Parte disso é verdade. Eu viajo. Eu amo uma praia quente. Sou um grande fã de museus. E posto muito no Instagram. Mas entre essas pequenas fotos dos destaques, há muito trabalho.

Se você está pensando em mergulhar em um estilo de vida nômade digital, considere que essa pode ser a sua realidade como nômade no futuro.

2. Esteja preparado para trabalhar duro.

Claro, você pode se aventurar enquanto contorna as praias, descalço, por um ou dois anos para manter suas aventuras à tona com seu blog, shows de rua e algum bar por baixo da mesa.

Conheço muitas pessoas que vivem esse estilo de vida/viagem. Mas se você pretende fazer disso sua carreira adulta, tenho uma notícia para você: é trabalho. 

Assim como qualquer carreira, certo?

Não espere dedicar menos horas do que faria em seu “trabalho real” por um bom tempo. Talvez alguns anos até. O maior facilitador do sucesso como nômade digital do meu marido foram os sete anos que ele passou na Apple. Essas conexões continuam a ser inestimáveis. 

Venho lançando e escrevendo com consistência há oito anos. Número de anos em que venho ganhando dinheiro online com isso: dois anos e meio. Há verdade na publicidade. Talvez você seja mais inteligente, talvez chegue lá maior, melhor e mais rápido. Talvez você trabalhe quatro horas por semana imediatamente. Pode ser. Mas talvez não.

Estou apenas dizendo.... 

A verdade que você precisa entender é que ser nômade digital é uma condição para você continuar trabalhando. Trabalhando de casa, online, ou de qualquer lugar do mundo. Ainda sim, continua sendo trabalho.

3. Esteja preparado para alguns pesadelos logísticos

Encontrar wifi consistente é uma dor. Organizar chamadas em conferência com diferenças de fuso horário de 6 horas não é uma alegria. Diferenças de tempo de 12 horas são piores.

É um jogo constante de montar e desmontar com seu equipamento de escritório e uma preocupação constante enquanto você carrega os eletrônicos que colocam comida em sua boca e um teto sobre sua cabeça. Todos os cenários de viagem imagináveis criam uma ótima história mais tarde, mas na hora é uma dor ter que organizar e checar se não está faltando algo. Você pode confiar em mim nisso: adicione um parceiro ou  filhos a essa mistura e tudo ficará ainda mais caótico.

4. Não há piloto automático na estrada.

Aparecer no piloto automático para um trabalho de escritório todos sabem que é mais fácil. Não me olhe assim. É sim. É mais fácil porque você não está constantemente tomando decisões sobre tudo.

Isso cansa. 

Se você entrar na onda do nômade digital, pode esperar estar pensando constantemente e tomando uma miríade de decisões sobre como trabalhar, onde trabalhar, quando trabalhar, no que trabalhar, se está funcionando e como fazer com que pareça justo e um pouco mais legítimo para o cliente em potencial do outro lado da linha.

5. Desacelerar.

Aqui está o que aprendi: desacelerar ajuda, e muito. Menos é mais.

Se esta é a sua carreira como jovem, você deve enfrentar o desconhecido! É até bom para networking e conhecimento e experiência. Agora, se você já é um adulto, provavelmente compartilhar cômodos não será interessante para você. Fique em lugares para adultos, como: hotéis, casas ou apartamentos decentes que você aluga, ou até, espaços de convivência e trabalho que atendem a pessoas que realmente estão tentando TRABALHAR.

6. Aproveite ao máximo seu horário flexível.

Há desvantagens em tudo, inclusive em ser um nômade digital, mas também não há como fugir do fato de que é a maneira mais flexível de viver. Depois de minimizar suas coisas e suas responsabilidades com base na localização, você descobrirá que viver e trabalhar em qualquer lugar é realmente possível. 

Você pode ser a única pessoa que sabe que pode comprar uma passagem no domingo à tarde, só porque é barato, e estar em outro continente, trabalhando, na terça à noite. Isso NÃO É RUIM.

Você está livre para trabalhar nas horas que são mais produtivas para você, na maioria das vezes. Para mim, é entre 5h30 da manhã e meio-dia. 

Seu desempenho no trabalho não será medido pelas horas que você passar em frente a tela do notebook “teclando”. Em vez disso, a sua eficiência é incentivada: você só precisa fazer o trabalho. Se isso levar cinquenta horas esta semana, você trabalha cinquenta. Se demorar dez, bem, você acabou de ganhar algum tempo para aproveitar 😀

Para mim, esta é a grande vantagem. Posso chegar em um piscar de olhos se amigos ou familiares precisarem de mim. Ou posso evaporar com a névoa da manhã se o que preciso é de uma semana de ioga e espaço para clarear a cabeça.

Posso levar meus filhos a lugares, de acordo com minha própria programação e condições. E se eu quiser trabalhar de pijama em meus pufes guatemaltecos, o cliente nem saberá.

7. Dê a si mesmo 3 meses para superar a curva de aprendizado.

Como qualquer outra coisa, leva algum tempo para aperfeiçoar seu ritmo vivendo e trabalhando como nômade digital. Não espere deixar uma vida e simplesmente cair na nova. Seja gentil consigo mesmo. Saiba que soluços, crises e “Eu odeio isso!” são normais. Você não ficou ótimo no que está fazendo agora nas primeiras duas semanas, levou tempo. Isso também.

Você pode ajudar a si mesmo diminuindo a velocidade, especialmente no início, quando o instinto é correr um milhão de milhas por hora. Por isso, estabeleça limites intencionalmente, em torno do tempo de trabalho, tempo de lazer e tempo para a família.

Isso é especialmente importante se você for novo no gerenciamento de todas as suas próprias agendas. Pense bem sobre quem você é, como trabalha e o que pode ser melhor nesse departamento. Não tenha medo de tentar, mudar as coisas, admitir erros, comemorar e construir vitórias. Explore sistemas que simplificarão suas tarefas repetitivas e aumentarão a eficiência, economizando horas quando você estiver em apuros na estrada.

Três meses. 

Esse é o tempo que leva para você pensar bem, começar os primeiros trabalhos e testar a vida como nômade digital. Ao final de três meses, provavelmente você saberá o que está funcionando e se vai funcionar para você. 

Nem tudo estará perfeito até lá, mas você chegará onde quer! Com certeza você aprenderá sobre si mesmo e o que deseja desse estilo de vida. Você estará fazendo conexões com outras pessoas auto suficientes do mesmo tipo para comparar anotações e ajudar uns aos outros a seguir em frente. Não julgue a si mesmo ou à experiência por pelo menos três meses.

Esse é o nosso conselho.

DICA PRO:

As profissões online como:

  • produção de conteúdo
  • edição de fotos
  • edição de vídeos
  • blogs de nicho
  • escrever artigos

São ótimas para você conseguir trabalhar de casa, online, apenas usando o seu notebook. 

Assim como esse blog que você está lendo agora, você pode criar o seu sobre o que mais te interessa! Por exemplo: você pode criar um blog sobre animais de estimação ou adestramento. Ou quem sabe criar um blog sobre dicas de moda, notícias, finanças ou casamento… 

As possibilidades são infinitas!

De qualquer forma, logo depois de algumas postagens publicadas, você vai ganhando audiência e criando uma comunidade. Em seguida, você pode criar um produto ou oferecer serviços valiosos para essas pessoas. Pronto, agora você já está ganhando dinheiro online.

Claro, não é tão simples assim… cada coisa tem seu tempo!

Afinal, não adianta viajar e ficar procurando, dinheiro fácil não existe em nenhum lugar do mundo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!