Como são divididas as categorias de futebol?

Descubra mais sobre

Mateus
Publicado em 29/11/2022, às 16h47 - Atualizado em 30/11/2022, às 09h00

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O futebol é uma paixão nacional. No site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é possível acompanhar todos os campeonatos realizados em nosso país.

Quem só presta atenção no jogo durante a Copa do Mundo muitas vezes não sabe como é construído o time com os melhores jogadores e quais etapas ele passa até chegar à seleção.

O futebol no Brasil

O processo de formação da cultura organizacional do futebol brasileiro iniciou-se com Charles Miller em 1895, com o surgimento dos clubes, Sporting Club de São Paulo; Associação Esportiva Mackenzie; o Sport Club Germânia. 

Todos no estado de São Paulo Segundo Carravetta (2006 ), quando o Futebol era amador, ao mesmo tempo elitista, xenófobo e racista, representando os mecanismos que distinguiam a elite brasileira da época, sobretudo o material utilizado para o esporte por ser importado de prestigiosas lojas britânicas. 

No início do século 20, as fábricas e indústrias começaram a praticar o futebol operário, o que levou à proliferação de novos clubes de futebol em todo o território brasileiro.

À medida que os torneios proliferavam e o futebol se tornava mais democratizado e popular, os clubes de elite começaram a perder o contato com o jogo e as ligas começaram a aceitar times das várzeas. 

Com essas mudanças veio o aumento da polêmica, a busca por melhores resultados, o sentimento de competição, melhor qualificação das equipes e aumento da torcida, o início de uma profissionalização.

O futebol passou por muitas mudanças desde a sua criação até hoje, tornando-se o esporte mais popular do país. 

Hoje, o futebol tornou-se um fenômeno de massa, não se limitando aos jogadores, mas "transbordando" do campo às arquibancadas e, graças ao rádio e à televisão, alcançando grandes multidões. 

Este é provavelmente o fato social que preocupa o maior público de todas as condições sociais e de todas as idades, em qualquer parte do mundo, especialmente no Brasil.

A importância das categorias

Ninguém está pronto. Mesmo para os melhores jogadores de futebol do mundo, sempre demora um pouco para chegar ao topo de suas carreiras. 

No início da carreira, geralmente na faixa dos 20 anos, há muita inconsistência, o que é comum entre os jovens.

O futebol é jogado ao mais alto nível e para ter sucesso aqui é preciso mais do que talento. 

Também é preciso muito trabalho e treinamento desde cedo para chegar lá, além de equipamentos próprios, como chuteira adulto, etc. O processo começa com as categorias básicas.

De nada adianta ter talento se o jogador tem falhas técnicas graves em alguns fundamentos. 

A maioria dos treinadores e preparadores não se preocupa em treinar os atletas que deveriam estar treinando, a menos que sejam superqualificados.

Por isso esse processo acontece na categoria de base. 

Atletas aprendem todos os fundamentos desde muito jovens, por isso é quase natural e parte de sua natureza à medida que avançam em suas carreiras. 

Bons hábitos desenvolvidos por atletas profissionais em campo, instalados na turma de fundamental.

As categorias

Sabemos que as crianças praticam o esporte no Brasil desde muito pequenas. É por isso que a divisão das categorias começa aos 6 anos. 

Sub 7 para atletas de 6 e 7 anos, sub 8 para atletas de 8 anos, sub 9 é para atletas de 8 e 9 anos, sub 11, para atletas dos 10 aos 11 anos, sub 13 para atletas de 12 e 13 anos, sub 15 para atletas de 14 e 15 anos, sub 17 para atletas de 16 e 17 anos, sub 20, para atletas de 18, 19 e 20 anos, adulto para atletas com 20 anos ou mais e veterano para atletas de 35 anos ou mais.

Também são conhecidas como: fraldinha (7 a 9 anos), dente de leite (10 a 11 anos), bebê prematuro (11 a 12 anos), mirim (12 a 13 anos), bebê (14 a 13 anos), 15 anos), infanto-juvenil (15 aos 16 anos), juvenil (17 aos 18 anos) e júnior (17 aos 20 anos).

Os torneios mais vistos e televisionados nos canais de TV são eventos adultos, em alguns eventos sub-20. Mas todos os nossos craques certamente já passaram por todas essas categorias e inúmeros campeonatos em suas carreiras.

Antes do Campeonato Sub-20, essas categorias são conhecidas como categorias de base.

Os campeonatos

Todos os estados têm seus campeonatos, classificando suas principais equipes como campeões brasileiros.

São séries em cada campeonato, de A a D, incluindo o Brasileirão.

Todos os horários das competições são publicados no site da CBF.

Além dos campeonatos nacionais e regionais, também são disputadas no Brasil a Copa Libertadores, a Copa Sul-Americana, o Mundial de Clubes e as eliminatórias da Copa do Mundo.

A classificação na série é baseada em pontos dados pelas vitórias de cada equipe e gols marcados. A equipe com menor pontuação é rebaixada para o próximo torneio, enquanto o vencedor da categoria abaixo é promovido para outra categoria.

A transmissão de jogos ainda está muito concentrada nas bandas A e B, mas muitos canais premium já carregam outras bandas para os fãs do esporte.

Com isso, você sabe agora como são divididas as categorias de futebol.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!