Como preparar um banho super-relaxante na banheira e no chuveiro?

Preparar um bom banho é um jeito simples e eficiente para relaxar e cuidar do corpo. Confira algumas dicas para prepará-lo para obter ainda mais conforto!

Henrique
Publicado em 27/05/2021, às 14h08 - Atualizado em 28/05/2021, às 10h22

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Na correria do dia a dia, alguns pequenos hábitos podem nos ajudar a cuidar da nossa saúde: preparar uma comida saborosa e leve, ouvir uma música, manter uma boa noite de sono, tomar um banho super relaxante e confortável, entre outros.

Tomar banho não serve apenas para remover a sujeira do corpo, mas também é um momento importante de conexão com o seu corpo e de descanso após um dia cansativo de trabalho.

Além da água, estar em uma temperatura confortável e haver sabonetes cheirosos e adequados para o seu tipo de pele, é fundamental investir em bons jogos de toalha e roupões para garantir um banho delicioso. Confira outras dicas para caprichar!

Sais aromáticos

Se você possui banheira na sua casa, é ótimo apostar em bons sais aromáticos, sendo ótimos para promover relaxamento psicológico e também muscular. Isso ocorre a partir da inalação dos vapores e absorção dos princípios ativos desses sais pela pele. Existem diversos tipos de sais, feitos de laranjeira, gerânio, alfazema, alfazema, manjerona, bergamota, rosa, jasmim, entre tantos outros.

Se você possui apenas chuveiro, é preciso colocar o sal aromático com algumas ervas (como camomila) em uma fraldinha e amarrá-la no chuveiro. Assim, à medida que a água cair, ela trará as substâncias presentes no sal e na erva.

Além de ajudar a relaxar, os sais oferecem outros benefícios como a melhora da circulação sanguínea, a promoção da saúde muscular, a redução da pressão arterial e a prevenção de dores de cabeça. É bom ter em mente que água muito quente danifica o cabelo e a pele, além de abrir os poros, enquanto a água fria fecha.

Boas toalhas

Outro fator importante para garantir um banho super-relaxante é a toalha, responsável por garantir conforto tátil e uma secagem adequada do corpo. Normalmente, o tamanho recomendado para toalhas de banho é de 70 cm de largura e 140 cm de altura — o que vale também para crianças.

Para quem gosta de toalhas maiores, é recomendado escolher modelos a partir de 150 cm de altura e 90 cm de largura. Se há bebês em casa, as medidas mais comuns variam entre 60 cm e 100 cm.

Também é preciso ficar atento ao tecido. Os modelos mais tradicionais são feitos de algodão tradicional, caracterizados por maciez, qualidade e garantem secagem rápida. 

Há também o modal, feito a partir da celulose e capaz de garantir um alto poder de absorção, além de apresentar aspecto brilhoso e suave. Por fim, o nanocotton também é uma boa opção, já que envolve a aplicação de nanopartículas de amaciantes em fibras de algodão.

Por fim, também é recomendado ficar atento ao tipo de fio. O cardado não passa pela penteadeira e é mais propenso à formação de bolinhas. Já o fio penteado tece toalhas com maior durabilidade e qualidade. O fio simples se dobra facilmente, proporcionando um toque macio e delicado, enquanto o fio retorcido ou duplo é mais resistente e usado em toalhas usadas com muita frequência.

Bons produtos

Para ter um bom banho, é importante caprichar e ter bons produtos — desde sabonetes até shampoos e condicionadores. O primeiro critério para escolhê-los é considerar as características da sua pele e do seu cabelo, de modo a não danificá-los.

No que se refere aos sabonetes, dê preferência para aqueles que saem facilmente da derme e não a irritam. Também é importante optar por aquelas sem corantes ou fragrâncias, ou seja: sejam neutros ou ligeiramente ácidos, próximos do pH da pele.

Apesar de ser um hábito saudável e relaxante, é importante tomar cuidado com a frequência de banhos por dia, já que, em excesso, eles acabam ressecando a pele. Se você tomar dois banhos por dia, é recomendado que um deles seja rápido, morno e sem muito sabonete.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!