DICAS

Como preparar o melhor café em casa?

Qualidade dos grãos, moagem do café e modo de preparo impactam no sabor final da bebida

Mateus
Publicado em 08/11/2021, às 13h16 - Atualizado em 09/11/2021, às 09h37

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Quem não gosta de tomar um café gostoso em seu próprio lar? Para poder desfrutar desse momento, é importante entender como fazer o preparo correto da bebida, já que isso impacta no sabor final. Separamos alguns aspectos que você precisa prestar atenção para preparar um café de qualidade em sua casa.

Escolha do café

Para degustar de um bom café em casa, o primeiro passo, claro, é selecionar um grão de café que tenha qualidade. Normalmente, o café que você toma é o grão seco e torrado do fruto, sendo que ele também pode ser moído nesse tipo específico.

Assim, a qualidade dos grãos importa muito. No caso dos cafés especiais, é possível consumir exemplos com grãos perfeitos e sem defeitos, enquanto o do café tradicional pode ter grãos ardidos, mal formados, quebrados e danificados por fungos, algo que impacta o processo e o gosto.

Por isso, dê preferência aos grãos 100% arábica e especiais. Esse último tipo apresenta notas de aromas e sabores naturais diversos, como caramelo, chocolate, vinho, frutas e até mesmo de flores.

Torra

Outro quesito que merece atenção é a torra do café, já que os diferentes tons oferecem gostos distintos à bebida. No caso dos café mais escuros, vendido como “extraforte”, ele é caracterizado por exigir que a pessoa adicione açúcar ou adoçante para apreciá-lo melhor.

A diferença de tom de cor e sabor acontece porque+ quanto mais tempo o grão do café fica no torrador, mais do seu açúcar natural é consumido. Portanto, no caso da torra de cor mais clara, o sabor será mais suave e doce, enquanto os de tons mais escuros apresentam um sabor mais amargo.

Moagem

A moagem é mais uma característica que impacta o sabor do café. Quem já compra o café moído geralmente recebe a mesma moagem de café. Mas métodos diferentes de preparo exigem moagens ou mais finas ou mais grossas, para alcançar o sabor adequado.

Como regra geral, vale destacar que quando o tempo de preparo é maior, o ideal é que a moagem do café seja mais grossa. Por outro lado, métodos mais rápidos exigem moagens mais finas. O recomendável é pesquisar qual a melhor forma para o modo de preparo que você irá utilizar.

Coador de café

O método de preparo do café também é importante no gosto e resultado final. Um dos mais tradicionais é utilizando o coador de papel, sendo que hoje, o método japonês Hario V60 dá um toque especial que reforça todo o valor desse método.

Esse porta-filtro é caracterizado por apresentar linhas espirais, ou veios, em sua parte interna. Isso permite a expansão do pó de café no momento em que ele está sendo coado, com a abertura na base do coador sendo uma forma de regular a velocidade do processo.

Além disso, o preparo desse método é simples e prático de fazer. Coloque o filtro no suporte e escalde-o com água fervente, preferencialmente entre 92ºC e 96ºC — se não tiver como medir a temperatura, ferva a água e deixe ela descansar por 1 minuto. Depois, acrescente o café moído, umedecendo ele primeiro, e despeje a água em movimento circular.

Cafeteira italiana

A utilização da cafeteira italiana também é comum entre os apreciadores da bebida. Esse item é dividido em dois compartimentos principais, sendo que a parte de baixo armazena a água, que estará em contato com o fogo, e uma parte superior que é para onde o café pronto vai por meio de um tubo central que conecta os compartimentos.

O pó do café é colocado em uma peça de metal cheia de furinhos que fica entre essas duas partes citadas. A pressão que a água quente exerce faz com que o vapor passe por ele e leve o café até o compartimento superior. Inclusive, essa parte apresenta pequenos orifícios para que a água suba sem levar consigo o pó do café.

Assim, para preparar na cafeteira italiana, comece adicionando água na parte de baixo, até a altura da válvula de segurança. Coloque o pó de café no compartimento metálico que se encaixa na base. Em seguida, enrosque a parte de cima, respingando um pouco de água gelada para que a bebida não “queime” as paredes de alumínio.

Ao notar que o café está indo para a parte superior, feche a tampa e apague o fogo, o que evitará que o café fique muito amargo. Feito isso, é só servir.

Proporção

Isso é algo que vai do gosto de cada um. Porém, normalmente, a proporção entre café e água deve variar entre 50 g e 60 g para cada litro de água, resultando em uma bebida com o balanço ideal. Entretanto, o modo de preparo também vai interferir na medida exata dessa proporção.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!