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Como praticar o endomarketing em sua empresa

Descubra o que é e os benefícios da sua empresa

Mateus
Publicado em 21/10/2021, às 15h53 - Atualizado em 26/10/2021, às 11h24

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O endomarketing é uma das estratégias mais necessárias quando o objetivo é fazer uma equipe cumprir metas. Muitos acham que basta contratar pessoas responsáveis e experientes, mas isso não necessariamente garantirá o sucesso de uma equipe.

Pessoas são diferentes umas das outras, e são essas diferenças que as tornam únicas. Um único fator dentro do ambiente de trabalho pode ser o quociente responsável pela mudança de hábitos e consequentemente a conquista dos objetivos propostos pelo setor. 

É de responsabilidade da empresa compreender a realidade que a um funcionário insatisfeito vive e as necessidades não são atendidas pela empresa.

Além disso, também é preciso ter em mente a impossibilidade de proporcionar ao cliente a experiência única que desejamos quando as equipes responsáveis pela produção ou entrega do produto não estão agindo conforme o planejado. 

Imagine um escritório de contabilidade para departamento pessoal, os responsáveis por cuidar dessa demanda são altamente responsáveis, mas incapazes de serem pacientes com erros bobos ou rápidos para responder perguntas que, para eles, são irrelevantes.

Esse tipo de atitude pode afastar os clientes da esfera da empresa, mesmo que ela possa estar realizando um bom trabalho. Não podemos esperar que as pessoas aceitem ser tratadas de forma irresponsável simplesmente pela realização de um bom trabalho.

Por conta disso, o endomarketing é importante. No artigo de hoje, daremos dicas de como praticar o endomarketing em sua empresa, demonstrando exemplos práticos e fáceis de serem aplicados quase que de imediato. 

O que é endomarketing?

O endomarketing é um conjunto de ações dentro de uma determinada empresa, como um Esocial e departamento pessoal, que tem como principal objetivo melhorar o ambiente de trabalho. 

Essas ações integram colaboradores e engajam suas atividades rumo ao objetivo da empresa. Constantemente lemos notícias e mais estudos saem sobre a perda de produtividade de equipes por conta da realidade que vivemos.

As pessoas estão cada vez mais sensíveis ao ambiente de trabalho e agindo cada vez mais de forma imprevisível dentro de ambientes de alto estresse. Normalmente, isso ocorre sempre em épocas de cumprir metas ou realizar entregas importantes.

Essa ação afeta as equipes de produção, estratégias e vendas, ou seja, todas as tarefas que envolvem, não necessariamente o cliente, mas uma pessoa, podem ser consideradas como o primeiro cliente do seu negócio. 

Enxergar o colaborador como um cliente faz com que os gestores passem a tratá-los como agentes importantes dentro da empresa, sendo necessário conquistá-los, agradá-los, impressioná-los e construir um ambiente onde se sintam confortáveis. 

Edificar todo esse novo contexto dentro de seu trabalho pode fazer seus colaboradores se sentirem contentes em fazer o trabalho exigido. Isso fez com que o endomarketing se tornasse uma das atividades mais importantes dentro de milhares de empresas no mundo.

Até mesmo empresas de consultoria trabalhista empresarial estão surgindo e indicando a aplicação dessas estratégias. 

Sendo assim, já não estamos mais falando de projeções ou possíveis análises superficiais, mas de algo vigente para todo empreendedor de sucesso.  

Os benefícios do endomarketing

O principal benefício do endomarketing é construir a coordenação entre as diferentes áreas. Isso permite com que o desenvolvimento e a correta implementação dos planos e estratégias seja feita de forma natural e não estressante.

É possível ficar surpreso ao ver boas iniciativas fracassaram antes mesmo de virem à tona, mas por falta de apoio dentro da empresa, isso pode acontecer. 

As pessoas precisam estar engajadas dentro daquilo que planejam e confiantes que seus projetos serão ao menos escutados.  

O endomarketing também é capaz de evitar o fracasso ou abandono de iniciativas de marketing ou qualquer outro projeto, pois o trabalho de coordenação envolve cada parte da empresa. 

Os colaboradores de outras áreas podem complementar o trabalho ou mesmo identificar problemas ou falhas, e isso evita o fracasso do projeto. Isso só ocorre graças à livre comunicação e confiança entre as demais equipes.  

O funcionário fica mais motivado ao mesmo tempo que se sente mais identificado com a marca do negócio. Toda a empresa compartilha valores e objetivos comuns e todo mundo precisa conhecer seu papel dentro da organização. 

Nesse caso, cria o sentimento de estar agregando valor a algo, ou seja, a função ganha um objetivo além de empresarial dentro do universo do seu colaborador. Ter isso dentro de si é algo extremamente necessário.

Graças ao endomarketing, a rotatividade dos colaboradores diminui devido ao aumento da satisfação e do compromisso com a organização. Além disso, melhora a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores reduzindo o número de acidentes. 

O patrimônio principal de uma empresa, além da cadeira presidente escritorio e demais móveis, são seus colaboradores, e trabalhar para criar uma reputação internamente, envia uma mensagem a seus clientes em potencial.

Colocando tudo em prática 

Agora já estamos contextualizados com a realidade do endomarketing, vejamos de forma clara e objetiva as melhores maneiras de adicioná-lo dentro do ambiente do negócio. 

Esse processo deve ser alcançado paulatinamente, ou seja, passo a passo sem pular etapas para que tudo seja edificado de maneira correta. Um dos principais erros das empresas é querer forçar um ambiente sendo que ele deve ser implementado aos poucos.

Basta imaginar um aparelho para medir pressão arterial, ele precisa de um determinado tempo para verificar a pressão da pessoa, além de que não pode ficar mexendo o braço ou falando enquanto a pressão é medida.

Entretanto, também podemos citar um ambiente escolar com uma nova metodologia de ensino. Os alunos que adentrarem o ambiente no oitavo ano, após anos anteriores em outro modelo, podem ter dificuldades até se adaptarem.

Já os alunos que conhecem os métodos da escola, e estão nela desde o 1º ano, conseguem entender rapidamente o que será proposto e posteriormente o que deverá ser feito. O conceito parte da mesma premissa. 

O objetivo é construir um novo ambiente empresarial aplicando as seguinte estratégias de endomarketing:

  • Comunicação rápida e integrada;
  • Motivação de colaboradores;
  • Integração de novos funcionários;
  • Benefícios.

Esses quatro tópicos podem ser aplicados dentro de qualquer ambiente de trabalho que deseje praticar o endomarketing. Falaremos um pouco de cada um para que a ideia deles fique mais clara em nossas mentes.

Melhore sua Comunicação

Quem já acompanhou ou até mesmo passou por uma fisioterapia ortopedica sabe que o profissional fica o tempo todo falando com o paciente para que ele compreenda todos os exercícios que devem ser feitos.

No caso do ambiente corporativo não é diferente, pois é necessário aderir a diversos meios para estar em comunicação com seus colaboradores. Seja por meio de mensagens de texto ou por aplicativos ou e-mails.

É bom ter válvulas de escape caso alguns desses sistemas possam vir a falhar, mas com a tecnologia atual, até reuniões virtuais de longos períodos são possíveis de serem feitas tranquilamente. 

Comunicar-se é importante para evitar o trabalho dobrado, o que pode gerar estresse para todos. A maioria dos erros ocorre justamente por falhas de comunicação, por isso é necessário ter cuidado e melhorar a comunicação é algo necessário. 

Motive os colaboradores 

Existem diversas maneiras de motivar os colaboradores, mas segundo muitos especialistas, a melhor delas é o salário. Muitos podem dizer que o salário não compra felicidade, mas que salários baixos prejudicam a produtividade, isso é fato.

Se a sua empresa não pode disputar com salários de concorrentes, existe a possibilidade de tentar motivar com outros meios, como qualidade de trabalho, horários flexíveis, folgas em datas especiais e ambiente acolhedor. 

Não esqueça também de ter um plano de carreira e constantemente passar feedbacks para as equipes. Existem pessoas que dizem para elogiar com frequência, mas isso pode passar uma sensação de falta de realização.

Uma empresa responsável com a integridade e o futuro de suas equipes, passa feedbacks verdadeiros e constrói ambientes onde todos possam falar sobre pontos positivos e negativos sem misturar a vida pessoal com a profissional.  

Integre todos nas equipes

Faça um plano simples de integração entre equipes de modo a apresentar a empresa e construir novos gestores. É preciso ter um processo de implementação que consequentemente será aproveitado por todos os envolvidos. 

Benefícios são ótimos 

Muitas empresas fazem a locação de ônibus para facilitar a vida dos colaboradores para se deslocar até a empresa, além de ser mais barato do que ficar pagando vale transporte. Benefícios como bônus ao cumprir metas ou vale alimentação ou refeição também incentivam.

É importante que a empresa tenha cuidado com relação a esses pequenos detalhes. Muitas empresas de alimentos buscam por negócios que querem dar esse tipo de auxílio a seus funcionários. Vale a pena consultar e fazer uma negociação. 

As pessoas sempre colocam na balança esse tipo de ação no momento de aceitar ou não uma proposta de trabalho, e até tendem a trabalhar mais para conquistar outros tipos de valorização de seus trabalhos.

Outro exemplo são os brindes para funcionários final de ano. São detalhes que agregam carinho emocional para o funcionário. 

Portanto, investir na saúde e bem-estar dos colaboradores é essencial para criar um ambiente de qualidade para o trabalho, além de aumentar a produtividade da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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