CONFIRA

Como os links de entrada funcionam para um site?

Descubra mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 14/03/2022, às 10h20 - Atualizado em 15/03/2022, às 10h57

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Para alcançar as primeiras posições no Google , seu site deve mostrar ao mecanismo de pesquisa que merece uma boa classificação.

Para fazer isso :

  • Seu site deve atender aos padrões técnicos mais recentes do Google
  • Seu conteúdo deve ser de interesse dos usuários da Internet
  • Seu site deve ser recomendado por outros sites.

Este último ponto é uma noção essencial para o referenciamento natural (SEO) nos motores de busca. Muitas vezes esquecidos, os links de entrada ou "backlinks" são uma das chaves para melhorar a posição do seu site nos motores de busca. A pergunta que queima seus lábios deve ser: mas como funcionam esses links de entrada?

Para responder a isso, vamos explicar como eles funcionam:

  • O que é um link de entrada e um link de saída?
  • O que são links de entrada para um site?
  • Crie links eficazes: âncora, reputação, suco de SEO
  • 3 erros para evitar ao criar esses links de entrada 

O QUE É UM LINK DE ENTRADA E UM LINK DE SAÍDA?

Um link de entrada é, por definição, um link para entrar em seu site. Concretamente, isso significa que uma página na Internet tem um link clicável que leva diretamente ao seu site. Este link, portanto, permite que os usuários da Internet cheguem diretamente a você. Este link, que aponta para o seu site, é comparável a uma ponte virtual para o seu site.

O termo usado para “link de entrada” pode ser “backlink” . Este é o termo técnico frequentemente usado por profissionais da web. Você também pode ouvir sobre “netlinking”, que é a palavra técnica para uma estratégia para criar links de entrada para um site, a fim de melhorar sua classificação no Google .

O oposto do “link de entrada” é o  “link de saída” . Aqui estamos falando de um link externo que está posicionado em seu site e que direciona o usuário para outro site na Internet. Nesse caso, você é a ponte para outro site.

Links de entrada e links de saída são essenciais para a reputação do seu site . Eles são uma maneira dos algoritmos do Google garantirem que seu site atenda a determinados padrões. Para o seu site, esses links são essenciais para melhorar sua visibilidade e reputação aos olhos dos buscadores. 

A prática de comprar links de apontando para o seu site é uma das práticas de SEO mais desenvolvidas atualmente. Muitas ferramentas online oferecem links na forma de aluguel ou compra. Antes de mergulhar, verifique a qualidade desses links , caso contrário, você sofrerá uma penalidade do Google.

O QUE SÃO LINKS DE ENTRADA PARA UM SITE?

Por que esses links são tão importantes? Simplesmente porque o Google pode ver os links de entrada apontando para seu site. Isso significa que outros sites estão recomendando que as pessoas visitem o seu . E para o algoritmo do Google, se outros sites falam sobre você por meio de um link, seu site é interessante.  

Esses links recebidos, portanto, provam ao mecanismo de pesquisa que seu site é relevante. No processo, o Google, portanto, tende a elevar as páginas do seu site nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Ou seja, se você quer vencer seus concorrentes, é importante ser melhor que eles nesse critério de links externos .

Quanto aos links do seu site, você pode criar links internos . Estes são links entre as páginas do seu site. Assim, você permite que o internauta consulte uma página sobre um assunto específico sem sair do seu site. 

A criação de links entre suas páginas é chamada de "linking interno". Essa técnica de referência natural é recomendada pelo Google porque melhora a experiência do usuário em seu site.

Para especialistas em referências naturais (SEOs), os links recebidos são parte integrante das boas práticas de SEO. Quando um consultor de SEO fala com você sobre otimização de SEO, ele necessariamente pensa em links de entrada (backlinks) . 

No entanto, não aposte apenas em backlinks para aparecer em primeira posição no Google. A boa referenciação de um site nos motores de busca é um trabalho que exige experiência e tempo.

CRIE LINKS DE ENTRADA EFICAZES: ÂNCORA, REPUTAÇÃO, SUCO DE SEO

Para que um link de entrada tenha um forte impacto positivo no seu SEO, isso não deve ser feito de qualquer maneira. Aqui estão 3 critérios para maximizar o impacto dos links de entrada (backlinks) para o seu site:

  • A âncora do link
  • A relevância e reputação do site de terceiros
  • suco de SEO

1. Escolhendo a âncora do link

A âncora é o texto no qual o link é colocado . Este é o texto no qual o internauta clicará para ir ao seu site (também chamado de link de hipertexto). Essa âncora geralmente está em azul e sublinhada, quando você passa o mouse sobre ela, o mouse se torna uma mão pequena.

Para o Google, o texto âncora é muito importante: se a âncora de um link for “criar um site”, ele impulsiona seu SEO na palavra-chave “criar um site”.

Este texto deve, portanto, estar diretamente vinculado às palavras-chave nas quais você deseja ser referenciado. Por exemplo, se você tem um site de receitas de cozinha, o melhor texto âncora será: “Blog de receitas”.

Por outro lado, é uma péssima ideia escolher uma âncora do tipo “clique aqui”, porque você não tem interesse em ser referenciado na palavra-chave “clique aqui”.

2. A reputação e relevância do site de terceiros

Chamamos de “site de terceiros” o site que contém um link para o seu site. Quanto mais respeitável for esse site de terceiros, mais o link de entrada terá um impacto positivo no seu SEO. 

Tecnicamente para conhecer a reputação de um site de terceiros e, portanto, a qualidade dos links, os especialistas em SEO utilizam indicadores como: o "Page Rank", o " Domain Authority", o "Trust Flow", o "Citation Flow", velocidade de carregamento do site, etc.

Além disso, quanto mais o site de terceiros estiver relacionado às palavras-chave que você está segmentando , mais o Google julgará que o link é poderoso.

Por exemplo, se você deseja ser referenciado em “Psicólogo em São Paulo”, aqui estão alguns exemplos de sites de terceiros muito relevantes:

  • O site da prefeitura de São Paulo
  • Outros sites relacionados à saúde ou bem-estar
  • Sites de associações a cidade de São Paulo, blog de notícias e afins
  • Diretórios especializados como por exemplo Diretório de Saúde e Bem-Estar ou mesmo um diretório local generalista como por exemplo Diretório de empresas locais

Então esqueça sites em outros idiomas que não têm nada a ver com o seu negócio. Escolha sites com conteúdo de qualidade.

3. Suco de SEO

O Google dá muita importância a essa noção de SEO juice para dar mais ou menos valor aos links que são feitos entre os diferentes sites.

Em resumo: se o site de terceiros contiver muitos links para outros sites, o impacto de cada link será dividido. No entanto, se o site de terceiros estiver vinculado apenas ao seu site, o impacto será maior. O número de links externos (de saída) de um site é, portanto, um forte indicador se a qualidade do link é interessante para o seu site profissional. Aqui está um diagrama explicativo do suco de SEO.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!