Administração

Como o SAC pode te ajudar na fidelização de clientes

Antigo conhecido de grande parte das empresas, o Serviço de Atendimento ao Consumidor é considerado um dos principais aliados do processo de fidelização dos consumidores

Henrique Gear SEO
Publicado em 15/06/2020, às 11h24 - Atualizado em 23/08/2020, às 23h31

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Reprodução/Internet
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O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é um velho conhecido das empresas. Implementado como uma parte importante do departamento de marketing e relacionamento, a atividade se mostrou extremamente benéfica, principalmente quando os negócios perceberam a importância de considerar as necessidades do público-alvo.

Desde então, o investimento no SAC aparece como algo que potencializa o atendimento para que a sua empresa tenha um diferencial competitivo, além de aproximar a relação com os clientes, contribuindo com a fidelização do público.

As estratégias do SAC podem ser usadas por quaisquer empreendimentos, desde a venda de uma , bem como comércios, serviços e indústrias. 

O foco é a personalização do atendimento, considerando as demandas de cada cliente, através de um canal direto de comunicação com a empresa.

Com o avanço tecnológico e o advento da internet, o SAC passou por processos de modernização, tanto que, ao invés de anotações feitas por um atendente e repassadas aos departamentos responsáveis, hoje em dia a transformação digital cedeu espaço ao SAC 3.0, em que o cliente tem uma comunicação mais intuitiva e rápida.

Além do mais, o próprio contato com as empresas ficou muito mais fácil. Atualmente, se um cliente quiser um atendimento para sanar dúvidas a respeito de um trabalho de , por exemplo, ele pode encontrar vários canais, incluindo as plataformas online (redes sociais, sites, e-mail, entre outros).

Os próprios recursos tecnológicos podem filtrar as informações repassadas pelos consumidores e, assim, solucionar os impasses de modo muito mais rápido e dinâmico. 

Tudo isso contribui para que os clientes se sintam especiais e confiem mais na sua empresa, uma vez que o sentimento de urgência é considerado no atendimento.

No artigo de hoje saiba como o SAC pode te ajudar na fidelização dos clientes e conheça os benefícios de atender bem o público. Acompanhe a leitura!

3 principais vantagens do SAC para as empresas

Todo cliente quer ser bem atendido, seja qual for o produto ou serviço adquirido. Por isso, o primeiro passo para um SAC eficiente é considerar as necessidades de cada um e promover uma comunicação personalizada, visando sanar os problemas do consumidor.

Imagine, por exemplo, que alguém entrou em contato com a empresa com o intuito de negociar o preço de uma

É importante que os atendentes sejam respeitosos e, mesmo quando não for possível negociar o valor, tenham empatia com o cliente. Isso fará uma grande diferença na forma como o público vê o seu empreendimento.

De acordo com pesquisas, cerca de 76% dos consumidores enxergam o atendimento ao cliente como um teste de como as empresas os valorizam - algo que afeta a credibilidade do seu negócio.

Por isso, as principais vantagens de um SAC de excelência são:

1 - Fidelização dos clientes

Clientes fiéis são sinônimos de aumento nas vendas e reconhecimento da marca. Isso porque um público fidelizado, além de voltar a consumir seu produtos e serviços, também indica a sua empresa para outras pessoas.

Por conta disso, a fidelização é uma das principais estratégias corporativas, visto que ela é capaz de construir a reputação do seu negócio, aumentar o faturamento e influenciar na geração de receita.

Com o SAC, os clientes se sentem mais valorizados e percebem que suas opiniões são levadas em consideração pela empresa, o que aumenta as chances de voltarem a tratar com a sua organização.

2 - Redução de custos

Um SAC bem implementado também é capaz de reduzir custos, principalmente com estratégias de marketing tradicional.

Afinal de contas, se precisamos comprar uma , por exemplo, sentimos mais confiança em investir em um equipamento que foi indicado, do que adquirir um produto que somente vimos um anúncio.

3 - Reconhecimento da marca

É função do SAC oferecer um atendimento rápido aos clientes, solucionando suas questões urgentes. 

Desse modo, a empresa irá receber opiniões favoráveis, o que ajuda no reconhecimento da marca, principalmente quando o público busca pelo seu negócio.

O reconhecimento da marca também é importante, pois:

Ajuda na construção da autoridade da empresa;

Melhora o destaque perante à concorrência;

Constrói a boa reputação do seu negócio;

Aumenta o engajamento da audiência.

Por esse motivo, conquistar reconhecimento é um dos principais objetivos das estratégias de marketing e vendas.

Conclusão

O SAC é uma ferramenta indispensável para toda e qualquer empresa. Hoje em dia, as pessoas querem ser bem atendidas, tendo respostas rápidas, que atendam suas necessidades. 

Por conta disso, o investimento no SAC é extremamente importante, não só para a fidelização de clientes, mas para toda construção de reputação da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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