Antigo conhecido de grande parte das empresas, o Serviço de Atendimento ao Consumidor é considerado um dos principais aliados do processo de fidelização dos consumidores
O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é um velho conhecido das empresas. Implementado como uma parte importante do departamento de marketing e relacionamento, a atividade se mostrou extremamente benéfica, principalmente quando os negócios perceberam a importância de considerar as necessidades do público-alvo.
Desde então, o investimento no SAC aparece como algo que potencializa o atendimento para que a sua empresa tenha um diferencial competitivo, além de aproximar a relação com os clientes, contribuindo com a fidelização do público.
As estratégias do SAC podem ser usadas por quaisquer empreendimentos, desde a venda de uma , bem como comércios, serviços e indústrias.
O foco é a personalização do atendimento, considerando as demandas de cada cliente, através de um canal direto de comunicação com a empresa.
Com o avanço tecnológico e o advento da internet, o SAC passou por processos de modernização, tanto que, ao invés de anotações feitas por um atendente e repassadas aos departamentos responsáveis, hoje em dia a transformação digital cedeu espaço ao SAC 3.0, em que o cliente tem uma comunicação mais intuitiva e rápida.
Além do mais, o próprio contato com as empresas ficou muito mais fácil. Atualmente, se um cliente quiser um atendimento para sanar dúvidas a respeito de um trabalho de , por exemplo, ele pode encontrar vários canais, incluindo as plataformas online (redes sociais, sites, e-mail, entre outros).
Os próprios recursos tecnológicos podem filtrar as informações repassadas pelos consumidores e, assim, solucionar os impasses de modo muito mais rápido e dinâmico.
Tudo isso contribui para que os clientes se sintam especiais e confiem mais na sua empresa, uma vez que o sentimento de urgência é considerado no atendimento.
No artigo de hoje saiba como o SAC pode te ajudar na fidelização dos clientes e conheça os benefícios de atender bem o público. Acompanhe a leitura!
3 principais vantagens do SAC para as empresasTodo cliente quer ser bem atendido, seja qual for o produto ou serviço adquirido. Por isso, o primeiro passo para um SAC eficiente é considerar as necessidades de cada um e promover uma comunicação personalizada, visando sanar os problemas do consumidor.
Imagine, por exemplo, que alguém entrou em contato com a empresa com o intuito de negociar o preço de uma .
É importante que os atendentes sejam respeitosos e, mesmo quando não for possível negociar o valor, tenham empatia com o cliente. Isso fará uma grande diferença na forma como o público vê o seu empreendimento.
De acordo com pesquisas, cerca de 76% dos consumidores enxergam o atendimento ao cliente como um teste de como as empresas os valorizam - algo que afeta a credibilidade do seu negócio.
Por isso, as principais vantagens de um SAC de excelência são:
Clientes fiéis são sinônimos de aumento nas vendas e reconhecimento da marca. Isso porque um público fidelizado, além de voltar a consumir seu produtos e serviços, também indica a sua empresa para outras pessoas.
Por conta disso, a fidelização é uma das principais estratégias corporativas, visto que ela é capaz de construir a reputação do seu negócio, aumentar o faturamento e influenciar na geração de receita.
Com o SAC, os clientes se sentem mais valorizados e percebem que suas opiniões são levadas em consideração pela empresa, o que aumenta as chances de voltarem a tratar com a sua organização.
2 - Redução de custosUm SAC bem implementado também é capaz de reduzir custos, principalmente com estratégias de marketing tradicional.
Afinal de contas, se precisamos comprar uma , por exemplo, sentimos mais confiança em investir em um equipamento que foi indicado, do que adquirir um produto que somente vimos um anúncio.
3 - Reconhecimento da marcaÉ função do SAC oferecer um atendimento rápido aos clientes, solucionando suas questões urgentes.
Desse modo, a empresa irá receber opiniões favoráveis, o que ajuda no reconhecimento da marca, principalmente quando o público busca pelo seu negócio.
O reconhecimento da marca também é importante, pois:
Ajuda na construção da autoridade da empresa;
Melhora o destaque perante à concorrência;
Constrói a boa reputação do seu negócio;
Aumenta o engajamento da audiência.
Por esse motivo, conquistar reconhecimento é um dos principais objetivos das estratégias de marketing e vendas.
ConclusãoO SAC é uma ferramenta indispensável para toda e qualquer empresa. Hoje em dia, as pessoas querem ser bem atendidas, tendo respostas rápidas, que atendam suas necessidades.
Por conta disso, o investimento no SAC é extremamente importante, não só para a fidelização de clientes, mas para toda construção de reputação da marca.
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