Como o marketing tem estimulado o crescimento de estúdios de tatuagem?

Descubra mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 06/06/2022, às 17h30 - Atualizado em 07/06/2022, às 15h48

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Apenas nos EUA, o serviço de tatuagem e estética encontra-se em expansão, alcançando um faturamento de US$ 3 bilhões, a arte corporal tem grandes profissionais que estão cada vez mais capacitados.

Cerca de um terço da população mundial, entre 25 a 29 anos possuem ao menos uma tatuagem, o investimento em marketing, principalmente no digital, foi o responsável pelo crescimento do setor nos últimos 3 anos. 

Atualmente, temos diversos equipamentos, acessórios e pomadas que tornam os procedimentos seguros, menos dolorosos e invasivos, proporcionando total conforto aos clientes. 

Dados estatísticos da indústria de tatuagem

O mercado de estética e tatuagem tem um faturamento bilionário em todo o mundo, nos EUA, por exemplo, podemos começar a montar um estúdio com US $ 27.000, em 2021 no Brasil, este faturamento alcançou cerca de 240%.

A média de lucro de um estúdio de tatuagem depende do local de atuação, tempo de experiência do tatuador, grau de conhecimento, etc, para ter uma pequena noção, apenas uma tatuagem pequena pode custar entre R$ 270,00 a R$ 320,00, hoje em dia, a média de salário de um tatuador está entre R$ 1000,00 a R$ 29.000,00 por mês.

É claro que se o tatuador já é famoso, este fato também influencia no preço da tatuagem, antes de escolher por um estúdio, não deixe de verificar sua segurança e questões de higiene. 

Crescimento em 2014 

Em 2014, mesmo diante de uma crise econômica, o setor obteve um crescimento de 9,5%, este foi um ano significativo para muitos estúdios, o mercado de tatuagem e o de remoção estão em expansão, afinal, em algum momento será necessário fazer o conserto de alguma tatuagem que não deu muito certo. 

Um dos fatores que contribuíram para este crescimento está no investimento em marketing, aqui no Brasil há quase 23.000 estúdios de tatuagem, de acordo com o Sebrae cerca de 59% do público dos estúdios de tatuagem são mulheres, com idade de 19 a 25 anos.

O investimento entre a visibilidade da marca é unânime entre os artistas tatuadores, eles investem pesado no marketing digital para garantir sua presença na internet e captar clientes. 

Salário de um tatuador iniciante 

Um tatuador mesmo que esteja em início de carreira, consegue atingir salário de R$ 2.500,00 por mês, para alcançar este faturamento é fundamental ter preparo, adquirir conhecimento necessário para dominar ferramentas e técnicas. 

Além disso, um bom tatuador deve saber desenhar todos os tipos de tatuagens que existem atualmente nos estúdios, os estilos mais comuns que podemos encontrar são: Bold Line, Neo Tradicional, Tribal, Oriental, Pontilhismo e Geométrico, Biomecânico.

Remoção de tatuagens

A remoção de tatuagem é também um mercado lucrativo, uma das principais tendências é a remoção de tatuagem a laser, apenas uma única sessão para a remoção de tatuagem pode custar em média R$ 1800,00, existem outros equipamentos que podem ser utilizados. 

Há vários fatores que ajudam na decisão de remover uma tatuagem, podemos removê-la parcial ou integralmente, é necessário que este procedimento seja realizado com acompanhamento de um dermatologista especializado. 

Marketing e estúdio de tatuagem

O marketing para estúdios de tatuagem evoluiu muito nos últimos anos, principalmente por conta da internet, o que possibilitou um crescimento desse segmento, há estúdios que conseguem divulgar seus serviços mesmo sem ter site, divulgam apenas com um perfil nas redes sociais. 

Ter bons produtos como o anestésico tktx por exemplo, é um marketing fundamental e que transmite credibilidade para qualquer estúdio, esta pomada traz alívio para a dor e deixa o ambiente mais tranquilo para seus clientes. 

Há outras estratégias modernas de marketing que seu estúdio pode experimentar, tenha um site profissional com uma galeria de fotos, dados de contato e depoimentos de cases de sucesso, invista em comentários e classificações no Google Meu Negócio e nas redes sociais.

As mídias sociais são grandes aliadas dos tatuadores, por isso, crie seu perfil comercial nas seguintes redes: Instagram, Tumblr e Pinterest, são perfeitas para quem quer trabalhar com divulgação de produtos e serviços através de imagens.

Mantenha uma boa interação com seus clientes nas suas redes sociais, sempre respondendo críticas, elogios, sugestões e dúvidas com empatia e educação. 

Conclusão

A tecnologia tem possibilitado aos profissionais de marketing criar estratégias cada vez mais poderosas que influenciam diretamente no crescimento do mercado de tatuagens, especialmente no Brasil, a perspectiva para o pós pandemia é ainda maior.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!