DICAS

Como montar uma fábrica de sucesso?

Dicas para ter destaque em sua fábrica

Henrique
Publicado em 28/06/2021, às 10h21 - Atualizado às 11h28

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Para que uma fábrica possa se desenvolver, chegar a mais pessoas e, realmente, ser um sucesso, é necessário grande investimento de tempo e ganho de conhecimento sobre o que de fato deve ser feito para que tudo isso aconteça.

Por isso, certas dicas surgem para ajudar esses gestores e administradores que desejam impulsionar suas instituições de forma significativa. 

Como dar destaque à minha fábrica?

Pois bem, diversos passos devem ser seguidos para que o sucesso da sua fábrica de fato aconteça. Entre os principais pontos que podem ser levantados, bem como esclarecidos com excelência, estão os seguintes:

  • Investir em plataformas de divulgação;
  • Investir no mundo digital;
  • Criar campanhas diversas;
  • Posicionar-se;
  • Analisar a concorrência;
  • Estar de acordo com todas as normas;
  • Mapeamento de riscos;
  • Manter-se atualizado;
  • Nutrir boas parcerias.

1 - Plataformas de divulgação

Para que sua fábrica tenha sucesso, é preciso que ela seja conhecida por cada vez mais pessoas. Com isso, o uso da internet é vital, porque além de facilitar a forma de divulgação, é capaz de atingir pessoas de todas as regiões. 

Por exemplo, se uma fabricante de etiquetas adesivas localizada em um estado na região Sul cria contas em redes sociais, é mais fácil atrair público novo de outras regiões, como a Norte, pois as conexões na internet não são freadas pela localização geográfica. 

Dessa forma, a empresa conseguirá ter cada vez mais clientes, de um jeito mais fácil do que seria sem o mundo digital. 

2 - Mundo digital

É interessante o investimento no mundo digital, uma vez que muitas pessoas têm acesso ao conteúdo. 

Portanto, fazer o uso de blogs seria de extremo benefício, pois esse conteúdo aproxima o cliente da fábrica, já que os conteúdos postados mostrarão experiência e criarão uma imagem de credibilidade para a firma. 

Dessa forma, será criada uma corrente de indicações sobre o serviço, que atrairá cada vez mais clientes.

Por exemplo, se uma fábrica de produtos de limpeza criar um blog e postar sobre o processo de produção, o trabalho dos funcionários e como funciona a indústria, os clientes acessantes podem se interessar pelo processo e procurar mais sobre os serviços. 

Além disso, ver o processo inteiro antes de o produto estar pronto, cria um laço de confiança com a fábrica em geral.

3 - Criar campanhas diversas

Outra dica é criar campanhas diversas, pois, ao propagar diferentes conteúdos, existe uma maior chance de atrair todos os gostos pessoais, uma vez que todos eles serão explorados. 

Por exemplo, se uma fabricante de boné de segurança decide investir em diferentes campanhas para o produto, como variadas cores e desenhos, ela terá mais chance de afetar consumidores de todos os gostos, do que se realizar uma campanha para um produto só. 

Além do mais que, com diferentes campanhas, existem também as diferentes plataformas a serem utilizadas para a divulgação. 

Com isso, há uma garantia de que a pessoa terá conhecimento do produto, porque, mesmo que ela não veja a publicação online, ela poderá ter acesso à campanha em meios offline. 

4 - Posicionar-se

Nos tempos atuais, é vital que as empresas se posicionem em temas mais delicados. Assim, as fábricas se posicionarem se torna algo ainda mais essencial, uma vez que elas são donas de toda a produção de um item. 

Por exemplo, muitas pessoas se importam com o meio ambiente na hora de escolher uma marca para comprar ou uma fábrica para investir. 

Assim, para uma indústria de fabricação de placas de circuito impresso, seria muito favorável se posicionar e indicar que, durante a criação do produto, o meio ambiente não foi afetado e que, caso seja descartado no futuro, ele não criará problemas para a natureza. 

Dessa forma, mais pessoas adeptas a investir no produto chegarão e os já consumidores continuarão com a empresa. 

5 - Análise da concorrência

Para que a fábrica se desenvolva, é importante que ela seja considerada única e não tenha características comuns com as outras produtoras. Para isso, é viável analisar a concorrência.

Ver quais os pontos positivos nela que sua fábrica não possui. Assim como veja os pontos negativos e invista em superá-los, assim a sua empresa ganhará destaque neste ponto, principalmente frente às outras fábricas no mercado.

Assim também, seus consumidores não se sentem em um meio monótono, onde todas as vendas são iguais. Ou seja, é importante sempre estudar os outros para que sua fábrica se destaque. 

Um exemplo: para um fabricante de filme stretch é difícil se destacar, pois o produto é básico, alterar a cor não atrairá novos compradores. 

Por isso, ele deve analisar os outros fabricantes para se destacar no meio de produção, no processo em si, como em meios de não poluir o meio ambiente ou o produto com fácil descarte. Fatos que farão com que a sua empresa chame a atenção de uma maneira diferente.

6 - Seguir as normas

Este fator é algo simples, mas ainda assim muito importante e ajuda no crescimento de uma fábrica, que é estar de acordo com todas as normas. Seguir todas as regras corretamente trará segurança para o consumidor na hora de adquirir o produto. 

Então, se os funcionários precisam utilizar equipamento de segurança durante a produção, siga as regras, compre luvas de segurança, bonés, equipamentos seguros. Então, agir corretamente manterá o público e não causará nenhum problema em outros ramos. 

7 - Mapeamento de riscos

É sempre bom se prevenir, especialmente quando se tem um negócio, para que tudo siga nos conformes e, caso não siga, exista um plano de ajuste para não causar nenhuma surpresa no gestor. 

Por isso, é necessário um mapeamento de riscos, tanto no ramo financeiro, quanto administrativo ou em segurança. 

Nessa parte, uma consultoria contábil (para quem desejar) ajuda na hora de poupar tempo e gastar muitos esforços, principalmente para quem não tem tanto conhecimento sobre o assunto. 

Com esse fator, antes mesmo de a fábrica se abalar por erros, a gestão já estará preparada e os danos em geral serão muito menores ou até inexistentes. 

8 - Manter-se atualizado

O mercado em geral é muito volátil. Sempre há mudanças e inovações. Com isso, é de extrema importância acompanhar essas mudanças, pois além de poder ajudar na eficácia do trabalho, elas impedem que a fábrica fique para trás.

Mesmo tendo que se destacar das outras indústrias, é vital que se saiba o que os consumidores estão comprando e no que eles estão interessados. Dessa forma, fica mais fácil agradar os clientes e fazer com que eles permaneçam consumindo seu serviço.

9 - Nutrir boas parcerias

A última dica é nutrir boas parcerias, pois, com isso, são criadas novas oportunidades de negócios. Porém esse ponto deve ser bem pensado na hora de escolher, uma vez que parcerias que não tiverem sentido serão desnecessárias e gastarão investimento. 

Por exemplo, para fábricas de maquina de envasar, é interessante fazer parcerias com indústrias que complementam o produto, como itens industriais, e não sejam concorrentes, então, não vendam máquinas de envasar também.

Além disso, essas colaborações precisam ter sentido para que não sejam desperdiçadas. 

Confira algumas dicas para o início

Começar qualquer processo não é fácil, então, com a montagem de uma fábrica não seria diferente. Por isso, alguns pontos que você deve sempre se lembrar são os seguintes:

  • Não desista;
  • Use o que tem disponível;
  • Não se assuste com as adversidades;
  • Inove;
  • Preste atenção no cuidado com o cliente.

Na hora de iniciar uma fábrica de sucesso, é de extrema importância que não desista no início. Ao entrar em território desconhecido, sempre surgirão problemas, mas isso não pode afetar ao ponto de parar de seguir o ramo. 

Muitas vezes, ao começar uma coisa nova, não se tem muitos recursos para investir, mas isso não é um problema. Não é necessário ter inúmeras coisas ou inúmeros recursos para que o negócio se destaque. 

Se os pequenos investimentos disponíveis forem utilizados de maneira eficiente, vale mais do que possuir diversos investimentos, mas não saber como utilizá-los. 

Problemas sempre surgem em qualquer ramo existente. O importante não é não tê-los, mas sim saber lidar quando eles aparecem. Prevenir-se nem sempre é possível, porém reagir de maneira eficiente frente às adversidades é o que importa.

Estudar sempre o mercado e como andam as coisas ajuda na hora de enfrentar os problemas que surgirem.

Ademais, o que mais chama a atenção de um consumidor é a inovação. O medo de experimentar não deve ser temido, pois ele ajuda na hora de cativar possíveis novos compradores. 

Então, acompanhar o que tem de novo no mercado para incluir na sua fábrica pode ajudar tanto na produção quanto no momento de achar novos clientes. 

Por último, é necessário destacar que, ao iniciar em um mercado novo, a melhor forma de conseguir novo público e gerar mais vendas é por meio da indicação direta.  

Agradá-los é uma ótima forma de chamar a atenção. Então, faça o que eles pedem, atenda com carinho e entenda as reclamações. Dessa forma, a rede de indicações será cada vez maior e o seu negócio poderá crescer e fazer sucesso mais rápido.

Conclusão 

Com as dicas e com os passos que aqui foram colocados, certamente montar uma fábrica de sucesso não vai ser algo tão difícil quanto parece. Lembre-se, tenha foco e organização, assim você montará sempre planejamentos eficientes e úteis, gerando lucro. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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