DICAS

Como montar uma empresa de brindes

Descubra como empreender nessa área e começar seu próprio negócio

Mateus
Publicado em 16/09/2021, às 11h17 - Atualizado às 14h03

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Montar uma empresa de brindes pode ser uma excelente maneira de se destacar em um nicho que está ganhando cada vez mais espaço, principalmente aproveitando o avanço no empreendedorismo e o desejo de se destacar de outras companhias.

Hoje, é muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha em casa pelo menos um produto promocional recebido em alguma ação de marketing com uma mala de viagem personalizada para empresas, seja uma caneta ou calendário até canecas e outros itens de utilidade.

Essa estratégia não é nova, e sempre trouxe resultados satisfatórios para as pessoas que estavam fazendo esse tipo de atividade, tornando este um mercado muito lucrativo para os envolvidos na produção e manufatura destes itens.

Mesmo em períodos de crise econômica, este não é um mercado que sofre quedas muito grandes. Isso acontece em grande parte por conta do aumento na procura por brindes para que as empresas de outros setores consigam chegar até os clientes.

Além disso, muitas empresas utilizam esse tipo de produto como uma forma de presentear funcionários ou fornecedores e parceiros de placas de rodovias, sendo o tipo de material que está constantemente sendo trabalhado e desenvolvido.

Há ainda a questão sazonal no que diz respeito à produção de brindes. Muitas empresas gostam de fazer itens especiais em datas significativas, como Natal, Dias das mães e dos pais e outras.

Esse tipo de produto é recebido tanto por clientes internos quanto externos, tornando a busca por itens personalizados cada vez maior. Por conta disso, muitas pessoas começaram a entender o potencial desse mercado e buscam abrir empresas de brindes.

A montagem desse tipo de empresa, entretanto, é um processo complexo, que demanda atenção e qualidade na hora de planejar e montar a estrutura inicial, principalmente em questão de equipamentos para produzir, uma vez que a personalização exige uma atenção maior.

Por isso, é importante que um empreendedor disposto a entrar nesse tipo de mercado deva passar por alguns passos essenciais para o planejamento de sua empresa de brindes de túneis infláveis, como por exemplo:

  • Estudo de mercado;
  • Localização física;
  • Contratação de pessoal;
  • Compra de equipamentos.

Todos estes pontos são fundamentais na hora de trabalhar adequadamente esse tipo de ação, e por isso é importante que você saiba como lidar com estas ferramentas para trabalhar efetivamente no mercado de brindes.

Uma boa vantagem desse nicho de atuação é que existe muito espaço a ser explorado. A demanda é imensa, e existe muita variedade de opções de produção, o que dá espaço para que todos possam trabalhar.

Muitas vezes, concorrentes podem até mesmo indicar sua empresa se estiverem sobrecarregados, tornando o ambiente de competição muito mais saudável que o de outras áreas, onde há uma necessidade de mostrar-se relevante e acima de outros.

Em um estudo da ABRINDE (Associação Brasileira de Brindes), existem pelo menos 500 tipos diferentes de brindes que costumam ser oferecidos no mercado, desde os tradicionais até os enfeites de natal para arvore.

Portanto, mesmo que as empresas trabalhem com diversos tipos diferentes de produto, ainda há espaço para todos.

Montando sua empresa

Apesar dos benefícios do mercado, ainda existem muitos pontos que devem ser levados em conta quando você fala sobre esse tipo de ação.

Por isso, é importante ter em mente seu potencial para explorar todos os seus recursos e conquistar um espaço muito maior no mercado. Além disso, é importante pensar em como você pode adaptar esse processo a sua realidade.

Para abrir uma empresa de brindes com segurança, é preciso pensar em uma série de fatores, como seu orçamento, os recursos à sua disposição e o tempo que você precisa para estruturar todas as informações necessárias.

Não pense nas dicas deste texto como um guia definitivo, entretanto.

Elas são um norte para que você possa identificar e seguir um caminho mais adequado para suas ações na produção de brindes personalizados bloco de anotações, garantindo assim mais segurança para sua empresa.

Análise de mercado

Este é um ponto fundamental para qualquer empresa, sobretudo aquelas com nichos muito amplos como os brindes. Procure encontrar quais são os itens que mais tem saída no mercado, além de entender qual é o equipamento necessário para produzir estes brindes.

Quanto mais você consegue analisar o mercado e suas nuances, mais fácil é trabalhar efetivamente com esse tipo de situação, conquistando uma estrutura muito melhor para analisar a concorrência.

Se você estiver começando e já tiver os equipamentos iniciais para a personalização dos brindes, o ideal é montar algumas peças de mostruário e verificar quais delas tem mais saída, como suprimentos para impressoras zebra.

Assim, você pode ter um portfólio para apresentar e ao mesmo tempo pode fazer negócios, conseguindo informações relevantes o suficiente para criar um conceito de público-alvo.

O público-alvo é o grupo de pessoas com interesses e gostos em comum que tem uma propensão maior de consumir o que você tem a oferecer.

Isso significa que em caso de pessoas com interesses tecnológicos, brindes como pen drives e capas de celular podem ser muito mais efetivos do que itens como canecas e copos. Esse tipo de compreensão é fundamental para ter uma estrutura adequada no mercado.

Definindo a localização

Depois de definir com assertividade o tipo de produto que sua empresa de brinde trabalhará, você terá ideia do tipo de equipamento que precisa e da quantidade de máquinas necessárias para fazer sua produção.

O setor de brindes não tem necessidade de estar em um grande centro comercial, uma vez que na maioria dos casos seus clientes irão até ela procurar pelos serviços. Isso garante um espaço muitas vezes mais em conta para sua localização.

Os locais mais afastados costumam ter valores muito mais baixos, garantindo o potencial de montar uma estrutura maior para seus processos de papeis para plotter sublimação.

É importante que o local tenha uma estrutura mínima de atendimento, com recepção, sala de espera, banheiros e um escritório.

O resto do espaço pode ser utilizado para a produção em si, montando depósitos e estoques, uma área onde o maquinário funcionará e um espaço para carga e descarga dos produtos, facilitando assim todo o processo logístico da empresa.

O conforto de seus colaboradores também é um ponto que deve ser levado em conta, uma vez que eles fazem parte da essência da produção. Quanto mais satisfeitos estes colaboradores estiverem, maior será sua produtividade.

Qualificação profissional

A montagem e produção de brindes demanda alguns conhecimentos e capacidades específicas, que devem ser procurados quando você estiver trabalhando com estes recursos. E isso não se restringe ao setor operacional.

Existem diversas áreas que precisam de pessoas qualificadas, como marketing, vendas, atendimento e administração. Contratar colaboradores qualificados é uma excelente maneira de começar suas atividades com etiqueta lacre de segurança.

Além disso, é importante ter em mente que você pode contar com processos de treinamento e qualificação para torná-los ainda mais capacitados, além de demonstrar a valorização que você tem com sua equipe.

Um profissional valorizado terá muito mais desejo de ajudar a companhia a crescer, aumentando sua produtividade e até mesmo melhorando o clima organizacional como um todo.

Por isso, trabalhar de maneira efetiva é muito importante para que você consiga ter uma boa estrutura e mais qualidade em suas ações, garantindo um processo facilitado para você montar a estrutura de sua empresa e ter mais qualidade em todos os setores.

Divulgação e marketing

Para vender, você deve alcançar as pessoas. Identificar as melhores maneiras de tornar-se conhecido é um passo importante para você aumentar seu potencial de vendas, conquistando um espaço bom no mercado.

Hoje, a internet é uma ferramenta fundamental de divulgação, principalmente no mercado de brindes, onde você pode trabalhar diretamente em seu site ou através de redes sociais para interagir com clientes interessados e aumentar suas chances de se apresentar.

Isso ajuda sua empresa a se tornar mais humana, uma vez que as pessoas buscarão um atendimento menos robótico e poderão ficar mais à vontade para fazer seus pedidos de personalização.

Para ter um atendimento ágil e de qualidade, a utilização de recursos de mensagens instantâneas pode ser uma excelente maneira de se destacar e conseguir um público maior.

Considerações finais

Como em qualquer processo de abertura de empresa, ter um negócio de brindes pode ser trabalhoso a princípio, mas o retorno de seu investimento muitas vezes compensa esse trabalho inicial.

Você pode conseguir um excelente posicionamento no mercado, ganhando mais nome e por consequência aumentando a quantidade de pedidos e de trabalhos realizados, que além de garantir a satisfação de seus clientes, se tornam também parte de seu portfólio.

Portanto, saber os primeiros passos é fundamental para que você possa trabalhar com esse tipo de estrutura, garantindo um resultado muito melhor para sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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