DICAS DE VENDA

Como montar um time de vendas?

Dicas de como montar um bom time de vendas

Henrique
Publicado em 20/07/2021, às 11h43 - Atualizado às 12h17

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Dentro da concepção de um bom time de vendas, é essencial que os gestores e líderes responsáveis sigam algumas estratégias de praxe, permitindo com que as pessoas que farão parte sejam altamente capazes e contribuam para o crescimento do negócio.

Engana-se quem acredita que não existe uma estratégia bem organizada por trás de uma contratação nova, por exemplo, ou na escolha de um perfil diante de outro em uma seleção.

Para que possa ter um propósito certo dentro da empresa, principalmente em questão de realização de resultados e interação excelente com o cliente de uma empresa de sistema de alarme residencial, é importante que o time de vendas seja extremamente capaz.

Prova disso são casos de empresas que conquistaram muito mais resultados e clientes a partir de uma reestruturação geral de sua equipe, a partir da análise e trabalho contínuo feito pelos gestores da empresa, que souberam enxergar oportunidades nas pessoas.

No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre a importância da montagem de um bom time de vendas, entendendo como líderes podem começar a colocar esse trabalho em prática e até mesmo como esses gestores devem se portar diante de suas funções.

A importância de um bom time de vendas

O trabalho com vendas é considerado um dos mais importantes dentro de uma empresa, não apenas por ter impacto certo em resultados e na lucratividade da companhia, mas também por ser um meio de contato direto com um cliente, potencializando uma relação.

Por exemplo, um vendedor de galvanização a quente por imersão que tem acesso direto a uma cliente pode, além de oferecer o serviço, colher informações altamente relevantes.

É o caso de uma situação onde o cliente fala mais sobre os motivos pelo qual procurou a empresa, ou até mesmo pelas características de um produto ou serviço que é vendido, que tem algum tipo de ligação com aquilo que ele considera interessante para sua vivência.

Além disso, essa é uma oportunidade de trabalhar diretamente a fidelização, por meio de conversas e atitudes que impactam a escolha constante por uma compra na empresa.

Dentro de um contexto de vendas de serviços mais caros, como terceirização de limpeza, essa pode ser uma solução interessante, agregando a máxima importância para a companhia e mostrando uma relevância diante da concorrência, o que pode ser positivo.

Quando falamos sobre as vendas, em questão de números e resultados financeiros, ter uma boa equipe pode potencializar os ganhos, e trazer uma maior concretização.

Isso porque a forma de vender é essencial para dentro de um negócio, podendo mostrar aos clientes os objetivos da empresa e principalmente sua diferenciação, trazendo uma oportunidade a mais para que clientes possam retornar e fechar de fato um negócio.

Por isso é tão importante que gestores prestem atenção nas formas de recrutar funcionários para seus times de venda de guarda corpo de alumínio, pois definitivamente isso poderá trazer um impacto diferenciado, em comparação com a falta dessas estratégias.

Detalhes que gestores devem considerar nessa montagem

A seguir vamos entender um pouco mais sobre os pontos que devem ser considerados no momento da montagem de uma equipe, algo que pode ser feito tanto com funcionários que já trabalham na empresa quanto com aqueles que ainda vão integrar os times.

Compreender bem esses pontos pode ajudar tanto na obtenção de melhores resultados quanto com o alinhamento desses profissionais com os propósitos da empresa. Confira tudo aquilo que pode ser importante para sua empresa de, por exemplo, telha termoacústica sanduíche:

1- Perfil correto

Ao contratar ou convocar uma pessoa certa para um time de vendas, é importante que os gestores tenham a noção do perfil correto para aquele serviço, que diferente do que muitos pensam, pode ser necessário para lidar com aquele tipo de trabalho diariamente.

Por exemplo, dentro de uma empresa de cosméticos, onde o foco são clientes mulheres, com perfil focado em profissionais que trabalham fora, o ideal é um perfil de vendedor que entenda seus problemas, trabalhado com paciência e compreensão de horários.

Além disso, é importante pensar na forma como essas pessoas podem apresentar características especiais para esse trabalho, como resiliência e resolução de conflitos.

2- Treinamentos

Os treinamentos são essenciais dentro de qualquer time de vendas, afinal, ainda que aquele profissional seja extremamente eficiente e experiente, ele precisa se adequar ao que é necessário dentro da sua empresa, procurando se alinhar aos objetivos certos.

Por exemplo, na oferta de serviço de projeto elétrico predial, é importante que os vendedores conheçam profundamente os passos do serviço, e para isso nada melhor do que capacitações focadas em uma imersão, que vai trazer maior segurança para a venda.

O ideal é que haja constantes treinamentos, ainda que funcionários já tenham tido uma lição recentemente. O melhor dessa oportunidade é o alinhamento contínuo com o negócio.

3- Integração com a equipe

Além de firmar bem a escolha de uma equipe de vendas, o gestor é responsável em fazer com que a integração faça parte da realidade de seu time, de modo que todos consigam trabalhar juntos de maneira concisa e altamente enriquecedora para o trabalho.

Afinal, são profissionais que vão conviver diariamente, trocando experiências, mas também pontos que podem ajudar no trabalho diário, o que traz importância à integração.

O melhor a ser feito dentro de uma empresa de projeto as built, por exemplo, são dinâmicas e conversas constantes, que evoquem opiniões e façam com que todos troquem experiências e tenham a proximidade necessária para o trabalho, sem que deixem de ter conversas pessoais.

4- Estratégias de vendas

As estratégias de vendas são a base de um time que vende um produto ou serviço, e quase sempre são montadas a partir da colaboração entre funcionários e gestores, bem como a partir do alinhamento de objetivos com os tomadores de decisões das empresas.

Ter essa noção propagada entre a equipe de vendas também é uma maneira de formar uma equipe potente dentro de seus serviços diários, pois agrega maior assertividade.

Essa pode ser uma questão a ser tratada dentro do treinamento de uma empresa terceirizada de limpeza SP, mas também pode ser atentada ao longo do serviço diário, por meio de análise constante de resultados e feedback de funcionários e clientes.

5- Divisão de tarefas

A divisão de tarefas também pode ser compreendida dentro de uma montagem de equipe de vendas como ponto essencial, agregando a organização e a produtividade necessária dentro de qualquer tipo de negócio, inclusive nos setores diversos da empresa.

O foco é fazer uma divisão, ainda que nada efetiva demais, mas colocando a tarefa de cada pessoa como essencial para o conjunto do atendimento ao cliente.

Com isso, todas as pessoas que trabalham dentro do setor de vendas podem desempenhar seus papéis de forma unitária e focada em auxiliar outros colegas, mantendo um fluxo organizado, metódico, produtivo e eficiente em relação ao cuidado com o cliente.

Questões essenciais que não podem faltar nos líderes

Outro ponto essencial dentro da montagem de equipes são as características de ações vindas dos gestores, importante para que todo o processo ocorra da melhor maneira, com o mínimo de problemas e possíveis resultados insatisfatórios.

O primeiro ponto são as noções essenciais que o profissional da liderança deve ter no momento em que convoca pessoas para seus times de venda

É importante que ele possa compreender que, para o andamento pleno de um atendimento ao cliente e da própria venda de um produto ou serviço em si, é necessário que aquele funcionário apresente perfis e personalidades interessantes para o todo, como:

  • Empatia;
  • Humanização;
  • Resiliência;
  • Paciência;
  • Desenvolvimento na pressão;
  • Dentre outros.

Ainda dentro disso, também fica sendo dever do gestor trabalhar com diferentes personalidades dentro de uma equipe, gerindo o máximo para que todas possam fazer seus trabalhos juntas, sem que haja nenhum tipo de conflito ou problema do gênero.

Para tal, a atualização sobre o mercado e os diferentes potenciais que geram a inovação é essencial, e deve ser constantemente tratada como prioridade por líderes e seus chefes.

Outra essencialidade é a projeção de estratégias a partir de dados, analisando informações que podem prover mudanças significativas tanto dentro da equipe quanto na forma dos profissionais conversarem de fato com consumidores na hora da venda.

Considerações finais 

A montagem da equipe perfeita é trabalho essencial de um gestor ou líder de uma corporação, e, ao contrário do que muitos pensam, é decisivo para o desempenho geral.

Dessa forma, temos que considerar alguns pontos principais dentro das montagens de equipes, trabalhando tanto conhecimentos prévios sobre perfis de funcionários, quanto atualizações constantes sobre o mercado e sobre a evolução do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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