FIT

Como melhorar seu rendimento na academia?

Muitos acreditam que o esforço temporário no local é suficiente para obter bons resultados, mas outras ações são necessárias para ver os efeitos do treino

Henrique
Publicado em 29/06/2021, às 15h53 - Atualizado às 16h04

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Você sabia que para ter um alto rendimento na academia é preciso mais do que apenas se exercitar por algumas horas na semana? Pois é, para ter efeitos visíveis são necessários esforços dentro e fora do ambiente de treino.

Quando você deseja um estilo de vida de alto rendimento, é necessária muita atenção aos detalhes. Esses pontos estão presentes na alimentação, no vestuário e nos hábitos como um todo.

Para alguém que visa bons resultados com a academia, o investimento em roupas tecnológicas masculinas ou femininas que visem um treino confortável é tão importante quanto ter uma rotina de exercícios bem definida. Lembre que um atleta de alto rendimento é sempre atento aos detalhes.

Atenção para a alimentação

Um ponto-chave para o aumentar os resultados da academia está fora dela. Sem uma alimentação balanceada todo esforço feito no ambiente da academia pode ser em vão.

É importante relembrar que o treino nunca deve ser feito em jejum. Além de colocar sua saúde em risco, treinar em jejum pode fazer com que o corpo não ganhe massa muscular e o treino não surta os efeitos esperados.

A refeição pré-treino deve ser composta por alimentos ricos em energia, como carboidratos complexos. Consumindo esses nutrientes, que são de absorção lenta, a energia também será liberada de forma mais lenta e a sensação de saciedade durará mais tempo.

Um exemplo de refeição ideal para antes do exercício pode ser um pão integral com creme de ricota ou um iogurte light com aveia. Já no pós-treino, a atenção deve ser dada para as proteínas, pois elas serão responsáveis pelo crescimento muscular. Prefira proteínas leves, como frango grelhado ou peixe. 

A roupa ideal

Ter a roupa certa para o treino não é detalhe e muito menos frescura. Estar com uma roupa inadequada pode fazer com que seu corpo transpire mais do que deveria ou até mesmo cause machucados ou lesões, como no caso dos tênis e shorts.

O short de academia deve ser comprido para evitar lesões na coxa por conta do atrito. Já na parte de cima, o ideal são camisetas dri-fit, pois elas reduzem o desconforto causado pelo suor durante os exercícios. Ainda, a tecnologia presente no tecido ajuda a regular a temperatura corporal, aumentando a eficiência do treino.

Uma atenção especial deve ser dada ao tênis. Garanta que o modelo escolhido possua amortecimento, pois essa tecnologia minimiza o impacto do corpo com o solo e reduz as chances de lesão.

Não se esqueça do aeróbico

Muitos acabam focando tanto no ganho de massa muscular que se esquecem ou deixam de lado a prática de exercícios aeróbicos. Porém, esse tipo de exercício, combinado com a musculação, pode potencializar os resultados e aumentar sua resistência física.

Há exercícios aeróbicos para todos os gostos, podendo variar entre algo mais leve, como uma caminhada na esteira ou uma bicicleta pós-treino, e atividades mais intensas, como o treino Hiit. 

Horário do foco

O melhor horário para o treino varia de acordo com a disponibilidade de cada um. Tanto períodos diurnos, como a manhã e a tarde, quanto os noturnos possuem suas vantagens. 

Pela manhã, o treino te ajuda a ter mais disposição e motivação para encarar o dia. De tarde é o período em que o corpo está mais quente, podendo contribuir com o ganho de massa presente em treinos de musculação. Já o período da noite é ideal para aqueles que sentem que descansam melhor após praticarem exercícios físicos.

Além de encontrar um horário de treino que se encaixe bem na sua rotina, é importante lembrar que a hora do treino é a hora do foco. Não é legal ficar conversando com os colegas na academia, pois isso pode te distrair e distrair os outros. 

Reserve esse momento para dispensar o celular, pois ele pode te distrair e diminuir a concentração. Por fim, tente reduzir ao mínimo o tempo de espera entre um aparelho e outro para que seu corpo não perca o ritmo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!