Como melhorar as vendas de um supermercado?

Um supermercado é o tipo de negócio que, sabendo administrá-lo, rende boas vendas, receitas e lucros o ano todo. Claro, existem alguns segredos que todo empreendedor não pode ignorar para não jogar dinheiro fora. Aprenda com a gente!

Mateus
Publicado em 17/10/2022, às 15h49 - Atualizado às 17h07

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O ramo alimentício cresce vertiginosamente no Brasil. Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos  - Abia, o setor registrou crescimento de 16,9% no faturamento deste ano com relação ao ano de 2021. 

Em 2021, a receita do setor chegou a R$ 922,6 bilhões. Neste ano, o faturamento chegou a 1,07 trilhão. Em um cenário tão positivo como este, quem trabalha com alimentos e bebidas não pode perder a oportunidade de turbinar o seu negócio.

Por isso, quem tem um supermercado, um restaurante, uma lanchonete, um bar ou mesmo um carrinho de cachorro quente, precisa saber administrar tal negócio para vê-lo crescer sempre mais. Está pronto para turbinar sua empresa?

Entender e respeitar o livro-caixa

Embora muita gente não saiba - inclusive quem resolve investir no setor, existe diferença entre venda, receita e renda. Essas informações estão dispostas no livro-caixa da empresa. 

Antigamente, a contabilidade de um negócio era feita em dois “cadernos”: o livro- caixa de entrada e o livro-caixa de saída. Como o próprio nome já explica, um marca as vendas (quantidade de produtos comercializados), a receita (volume de dinheiro que a venda das unidades gerou) e a renda (os lucros que ficam para a empresa descontadas outras despesas do negócio).

O Livro-caixa de saída registrava estas despesas, bem como contas, salários, capital de giro e outros. 

Estas informações  todas se encontram hoje em poder do empreendedor no computador em uma planilha de Excel, mas muito administrador ainda não abre mão dos livros como forma de gestão financeira.

Entender tais questões fortalece a saúde financeira do negócio, coibindo gastos desnecessários e permitindo os investimentos que se quer, para avançar ainda mais no mercado.

Invista em marketing

Investir em marketing é entender como o público-alvo reage ao seu negócio, o que procura, o que precisa, o que consome em maior quantidade, porque não consome tanto uma marca em vez de outra. 

Invista em pesquisas de mercado, para poder planejar e praticar estratégias dentro do ponto de venda que potencializam as vendas.

Reveja os preços!

Rever os preços não significa pregar os valores que melhor lhe convier. Significa estudar os preços que a concorrência pratica e pensar em valores melhores e competitivos que não causem prejuízo à empresa.

Levando em consideração também o custo na aquisição com a fábrica.

Canais de Distribuição

É comum que muitos supermercados também tenham na internet o seu segundo canal de distribuição. Canais de distribuição são pontos onde se pode vender também a mercadoria. 

Um site de e-commerce, por exemplo, pode expandir as vendas de um mercado local para outros bairros mais distantes.   

Tal procedimento requer também um bom investimento e suporte em marketing, visto que será necessário promover e engajar estes canais com o público consumidor.

Altere a localização dos produtos 

Muito cliente “odeia” a princípio quando o mercado faz isso, porém, não troca de supermercado só porque não encontra mais o pão que gosta naquela prateleira. Ele começa a andar pelos corredores a procura do seu pão, descobrindo patês, cremes, antepastos e até novas marcas de pão que podem lhe interessar.   

É quando o cliente que queria comprar apenas um pão, sempre acaba levando outras coisinhas na cesta. 

Por isso alterar os produtos de lugar pode sim, promover a venda de outros itens que normalmente o cliente não pára para observar. E convenhamos, a maioria das pessoas, no fundo, gosta de dar uma voltinha no supermercado.

Crie um clube de vantagens

Um clube de vantagens inclui promoções, dias específicos, sorteios de brindes e prêmios, super descontos e muito mais. Uma forma de engajar o público-alvo do mercado e fidelizá-lo junto à marca.

E corra para promover todas essas atribuições, antes que a concorrência saia na frente.

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