Como investir em marketing na área de contabilidade

5 dicas de como investir em marketing

Henrique
Publicado em 21/05/2021, às 11h48 - Atualizado às 15h35

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Todo escritório de contabilidade precisa aprender como investir em marketing na área de contabilidade. Afinal, é vital ter um bom posicionamento de mercado para conseguir novos clientes. Assim, o escritório não depende exclusivamente de recomendações para conquistar novos contatos e pode planejar melhor o seu crescimento de forma sustentável, com um fluxo estável de novas aquisições.

Todas as empresas brasileiras, exceto os 11 milhões de MEIs, precisam de um contador para assinar os seus documentos oficiais e entregar os resultados à Receita Federal. Por isso, há muita demanda para os escritórios de contabilidade. A dificuldade, no entanto, é encontrar clientes que fechem serviços extras além do mais básico na contabilidade e que surjam em níveis constantes para alimentar o crescimento da empresa.

E aí, quer aprender como investir em marketing na área de contabilidade? Então siga as nossas dicas abaixo!

Como investir em marketing na área de contabilidade: 5 dicas
1. Explore o marketing de conteúdo

Uma das principais ferramentas para um escritório de contabilidade é o Marketing de Conteúdo. A estratégia consiste em produzir conteúdos de valor para a sua persona e, assim, atraí-la para uma estrutura da sua empresa, seja um blog, seja um canal no YouTube.

Por meio da produção de conteúdo, é possível conduzir o leitor por todo o processo de compra, atraindo-o, explicando sobre as suas necessidades, nutrindo-o sobre a contabilidade e, então, preparando-o para fechar a venda.

Muitos dos grandes escritórios de contabilidade e empresas do setor trabalham com essa estratégia atualmente. Basta fazer uma pesquisa no Google para ver exemplos dessa ação e se inspirar.

Um dos grandes benefícios do Marketing de Conteúdo é que ele torna sua empresa mais conhecida para milhares de pessoas. Afinal, o Google registra em média 100 bilhões de pesquisas por mês. É uma demanda gigantesca!

2. Escolha nichos de atuação

Uma dica importante para trabalhar o marketing dentro da área de contabilidade é escolher alguns nichos de atuação para focar a sua publicidade. Isso ajuda a tornar seu escritório mais especializado e com maior autoridade, atraindo mais interessados e fechando vendas mais facilmente.

Por exemplo, suponha que você decidiu trabalhar com a contabilidade para negócios digitais. Nesse caso, é possível produzir conteúdos especializados e falar diretamente com esse público, obtendo melhores resultados.

Uma abordagem mais generalista pode ser institucional demais e, assim, não trazer os resultados que você gostaria de ter.

O ideal é trabalhar com uns 3 ou 4 nichos, dependendo do tamanho do seu escritório e dos seus recursos. Depois de conseguir muitos clientes nessas áreas, é possível expandir para trabalhar com outras também.

3. Entenda o que é proibido pelo CRC

Apesar do Conselho Regional de Contabilidade não ser tão restrito em questões de marketing quanto a OAB ou o CFM, é fato que existem alguns pontos que são proibidos dentro da área. Portanto, sua campanha publicitária deve se adaptar a esses elementos.

Uma das principais restrições do marketing para contabilidade é não poder usar frases ou indicações de que um escritório é melhor do que o outro ou que um colega contador é pior. Ou seja: não é permitido tirar vantagem dos concorrentes e nem diminuí-los.

Outra restrição é a informação de valor dos serviços, que é proibida. O cliente deve solicitar um orçamento para receber uma cotação e previsão do custo do serviço adaptado às suas necessidades.

4. Monte uma estratégia de atração, nutrição e fechamento

Na hora de planejar a sua estratégia publicitária, é importante pensar nos 3 estágios básicos do Marketing Digital. São eles:

  • atração;
  • nutrição;
  • fechamento.

Na prática, isso significa que é importante trabalhar com ações que são focadas em atrair o seu público, nutri-lo com informações para fechar negócio e então abordá-lo para uma conclusão. Essa abordagem pode ser via estímulos (com CTAs ou landing pages) ou com o contato de um time comercial.

5. Foque em criar uma marca para seu escritório

Por fim, é importante trabalhar com uma estratégia coesa para poder criar uma marca para o seu escritório de contabilidade. Na prática, isso significa ter uma coerência entre todas as suas ações: a publicação de conteúdo, o atendimento personalizado, a divulgação de ebooks e e-mail marketing.

Todas essas campanhas e ações precisam de uma coerência e devem caminhar junto com a estratégia de marca que o seu escritório tem. Na prática, isso é vital para conseguir sucesso em longo prazo.

Agora que você já sabe como investir em marketing na área de contabilidade, chegou a hora de colocar essas dicas em prática. Não é tão fácil montar uma estratégia de marketing completa para um escritório do tipo, mas é importante começar a trabalhar e corrigir os erros conforme eles são notados. Se precisar de ajuda, pode sempre contratar uma agência especializada no assunto.

Gostou das nossas dicas? Você já teve experiência com alguma estratégia de marketing para contabilidade? Comente abaixo!

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