Como implementar um programa de melhoria contínua?

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Mateus
Publicado em 13/04/2023, às 14h38 - Atualizado às 15h12

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O processo para estar implementar um programa de melhoria contínua que atenda não só as necessidades da empresa, mas também os anseios do mercado e dos clientes, não é simples, mas se faz muito necessário. 

Cada vez mais as empresas são exigidas ao seu máximo potencial, precisando se reinventar com muita frequência para conseguir atingir o que se é esperado dela, principalmente quando se trata de evoluções. 

Quando uma manutenção de compressores, por exemplo, é realizada, ela busca justamente otimizar o funcionamento do produto, fazendo com ele atinja a performance máxima que ele consegue, extraindo então o seu melhor desempenho.

O mesmo ocorre quando uma empresa deseja melhorar a sua atuação, forma de produzir ou de se relacionar com o mercado e clientes, para isso ela precisará usar estratégias diversas de melhorias contínuas.

O que é melhoria contínua?

Uma empresa de corte a laser, por exemplo, apresenta diversas funcionalidades, e o mercado exige que ela se adapte a cada vez mais opções de atendimento. Por esse motivo ela vai precisar melhorar os seus processos para atender essas novas demandas.

Essa caminhada para desenvolver melhores formas de conduzir o negócio, rumando a maior presença junto aos clientes, é justamente o que define um processo de melhoria contínua. 

O conjunto de ações que a empresa coloca em prática para alcançar um aperfeiçoamento constante de sua rotina organizacional, contemplando forma de produzir, oferta do produto e como se relaciona com os stakeholders, ou partes interessadas.

Importância da melhoria contínua

Empresas ou instituições que investem na redução da pegada de carbono, por exemplo, são representações claras do tipo de empresas que precisam atualizar-se constantemente, nesse caso as atualizações climáticas são os fatores que exigem as mudanças.

Os programas criados para gerar uma melhoria contínua são os responsáveis por construir o sucesso do negócio, trazendo evolução e mitigando desperdícios de processos, sejam de produção, custos ou até mesmo excluindo processos dispensáveis.

A otimização desses fatores vem do processo de melhoria, portanto ela é responsável não somente pela implementação, como também pela manutenção dos processos que estão trazendo bons resultados, assim como a evolução deles.

Benefícios de um programa de melhoria contínua

Programas de melhoria contínua contribuem em diversos níveis para negócios diversos, apresentando versatilidade de benefícios, assim como um programa de incentivo à sustentabilidade ambiental, que consegue imprimir vantagens a etapas distintas.

Alguns dos principais benefícios de um programa de melhoria contínua são:

  • Trabalho em equipe;
  • Onboarding de novos colaboradores;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Gestão de risco.

É possível, portanto, perceber que os benefícios conseguem alcançar tanto as etapas internas do negócio, abordando as equipes já existentes e o treinamento exigido para novos funcionários, como os fatores que afetam o negócio, como fatores de custo e gerência.

Esta é uma prova do quão multidisciplinar podem ser os processos de melhoria contínua e o potencial de impacto positivo que eles conseguem imprimir dentro de uma organização que desenvolve negócios de sucesso e que visam o desenvolvimento constante.

Como implementar um programa de melhoria contínua

Antes de uma empresa dar qualquer passo que envolva e afete toda a estrutura atual do negócio ela precisa organizar-se, para que todos os impactos sejam positivos.

Quando uma empresa oferece o serviço de um medidor de vazão, por exemplo, e ela já possui uma base consolidada de clientes, ela precisa portanto ponderar de antemão todos os pontos referentes as novas atualizações, garantindo que o que sobrepõe são benefícios.

É dessa forma que deve ser implementado um programa de Melhoria Contínua. Todos os passos citados abaixo visam garantir esse objetivo, sendo o benefício dos funcionários, parceiros e clientes a base de todas as decisões tomadas.

Conheça abaixo alguns passos que uma empresa pode dar para estabelecer um programa de Melhoria Contínua em seu ambiente de trabalho.

Entenda o negócio

Logicamente, cada negócio possui um centro de atuação diferente do outro, um aparelho lava olhos tem um destino diferente de um amplificador de som, por exemplo. E essas diferenças de produtos resultam também em divergências nas empresas fabricantes.

Com essas diferenças claras em cada negócio, é possível então afirmar que cada um possui problemas que precisam ser solucionados que também são distintos entre si, e o primeiro passo para implementar um programa de melhoria é entender cada um deles.

Esse diagnóstico claro, dará à empresa o mapeamento das necessidades, fazendo com que os esforços de melhoria possam ser totalmente direcionados a esses pontos, gerando também um maior entendimento do negócio.

Estabeleça objetivos claros

Para que um programa de melhoria seja realmente eficaz, as partes interessadas devem participar do processo de planejamento e avaliação das necessidades, portanto é necessário que os funcionários deem seus feedbacks sobre a empresa. 

A validação da participação de cada funcionário dependerá da clareza dos objetivos onde a empresa deseja chegar. 

Se o negócio consiste em uma fábrica de chapas xadrez, por exemplo, e o objetivo principal é expandir a produção para outros objetos de metal, a empresa precisará passar isso aos funcionários, dessa forma todos caminharão juntos buscando o mesmo objetivo.

A clareza nesse objetivo facilitará para que os funcionários tragam sugestões úteis para o processo de melhoria, afinal eles são a base para todo o processo e conhecem a fundo cada uma das necessidades levantadas no período de avaliação.

Transparência nos processos

Tendo então colhido todos os feedbacks dos colaboradores é preciso fazer uma triagem e entender quais das sugestões mais fazem sentido com o negócio em si, este é um momento de extrema importância, pois será o guia das ações reais.

Neste momento é importante que a transparência com os interessados se mantenham, possibilitando que elas tenham uma visão de todos os processos que serão implementados a partir de agora, fazendo com que não sejam pegos de surpresa.

Também é necessário dar todos os detalhes importantes, como quem são as pessoas de confiança em cada processo, dessa forma os demais funcionários poderão direcionar seus novos feedbacks ou dúvidas as pessoas mais indicadas em cada caso.

Análise os indicadores

Todas as ações geradas em uma empresa geram dados específicos que podem ser mensurados, quando uma máquina que produz barra chata de alumínio, por exemplo, começa uma nova produção é possível analisar a sua produtividade através de KPIs.

Estes KPIs são indicadores, neste caso de desempenho, que podem ser mensurados e consequentemente, tirado aprendizado deles. No exemplo da máquina é possível entender o nível de produtividade e o quanto ela pode influenciar na Receita final, por exemplo. 

Para um programa de Melhoria Contínua, o processo de levantar os feedbacks pode criar KPIs específicos da saúde do negócio, que devem ser levados em conta para a criação.

Padronize as ações

Os padrões auxiliam na definição de processos, principalmente quando empresas possuem uma grande quantidade de funcionários, esses padrões vão auxiliar na lembrança dos funcionários para continuar seguindo essas definições pré-estabelecidas.

É também através dos padrões definidos que as mudanças poderão ser observadas. Se por algum motivo um determinado campo de atuação não conseguir seguir o que foi definido, provavelmente existe algum gap de atuação nessa área.

Os treinamentos realizados buscando as melhorias podem ser baseados nestas definições de processos, pois os funcionários poderão adaptar suas atuações e então a melhoria será alcançada.

Entender os resultados

É nítida a importância das ações de planejamento e da implementação de práticas voltadas para a melhoria, do mesmo modo é preciso dar a devida importância às ações de mensuração dos resultados. 

Inicialmente é preciso ter em mente qual foi o objetivo para o qual as ações foram colocadas em prática e quais eram os resultados que a empresa deseja alcançar. A partir desse ponto é preciso entender o tipo de resultado gerado. 

O conhecimento de mercado faz toda a diferença neste ponto, pois a forma que os resultados serão entendidos pode ser definido até mesmo pela plataforma usada para a mensuração. 

Nesse caso, possuir uma equipe especializada em ações de melhoria pode ser um diferencial interessante, pois os profissionais qualificados poderão analisar os resultados sob uma ótica da empresa, aliada ao olhar de mercado.

Obtenha aprendizados

Quando a empresa analisa os resultados obtidos é preciso olhar para além dos números que estão dispostos em uma tela, ou nos reflexos mais óbvios que podem ser notados no negócio. 

É preciso entender como este resultado pode ser usado para ampliar o processo de melhoria, tirando aprendizados valiosos e então poder criar novas ações, totalmente baseadas em dados.

Um programa de Melhoria Contínua não é benéfica apenas para fins de lucro de uma empresa, é possível notar que as melhorias abrangem também o desenvolvimento profissional dos funcionários, gerando um ambiente claro de colaboração e engajamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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