Como gerenciar um restaurante: veja dicas

Se você é novo no gerenciamento de restaurantes, descobrir por onde começar pode ser assustador, ou mesmo se já possui experiência no ramo alimentício, acompanhe nosso artigo, acreditamos que temos algo válido para você.

Mateus
Publicado em 19/05/2022, às 14h32 - Atualizado em 20/05/2022, às 13h46

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Suas tarefas geralmente incluem lidar com a divulgação na comunidade, mediar conflitos de equipe, analisar números de estoque, atender às expectativas dos clientes e muito mais, garantindo que a tanto o que os clientes vêm quanto o que acontece nos bastidores do restaurante funcionem sem problemas. 

Da priorização à delegação, os gerentes de restaurante precisam utilizar uma variedade de habilidades para serem bem-sucedidos. Delegar funções específicas como quem faz as compras de cestas de limpeza, quem é responsável por repor as compras, quem verifica os estoques são encargos dos funcionários delegados à essa função.

Fornecemos algumas dicas de gerenciamento de restaurantes para ajudá-lo a dar o próximo passo com confiança em sua carreira neste setor de ritmo acelerado.

Certifique-se de que sua equipe se sinta valorizada

Não é nenhum segredo que a rotatividade de funcionários é um problema para a maioria dos restaurantes. Na verdade, a permanência média de um funcionário de restaurante é de menos de dois meses. 

Não apenas é mais caro treinar novos membros da equipe do que manter os membros existentes, mas você pode passar um dia entrevistando, acompanhando e treinando novos contratados. Então, quais são algumas maneiras de manter seus funcionários felizes e motivados a permanecer?

Se ainda não o fez, considere lançar o programa de funcionário do Mês. Certifique-se de que os funcionários vencedores recebam bônus, cartões-presente ou outras coisas de valor para mostrar suas realizações e inspirar outros a seguirem o exemplo. 

Especialmente durante as temporadas movimentadas, não faz mal oferecer refeições gratuitas aos funcionários que trabalham em turnos duplos ou dar a todos um cartão-presente nas férias como recompensa por fazer um bom trabalho. 

Você também pode definir incentivos para pessoas que estão com você por um período de tempo, como três meses, seis meses, um ano etc. Pode ser dinheiro, prioridades de programação mais altas ou sobremesas mensais gratuitas.

Atualize seu cardápio de acordo com a estação

Claro, ter um prato exclusivo é uma ótima maneira de manter os clientes voltando, mas também é bom mudar as coisas de vez em quando. Até mesmo atualizar seu cardápio para cada estação pode ajudar a manter sua cozinha fresca e facilitar o trabalho com fazendas e fornecedores locais que cultivam diferentes frutas, legumes e ervas, dependendo da estação.

O uso de ingredientes locais e sazonais não apenas evitará que o menu do restaurante (ou cozinha) fique obsoleto, mas também economiza nos custos de envio que normalmente paga por itens importados.

Considere o marketing

Muitas vezes, parte da gestão de um restaurante também significa ajudar a atrair novos clientes para a loja. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é desenvolver uma sólida estratégia de marketing de restaurante. Ideal para mídias sociais, especialmente marketing de restaurantes.

É gratuito ou mais barato do que os meios de marketing mais tradicionais, como comerciais de TV ou anúncios impressos. Sem mencionar que manter uma boa presença social é relativamente fácil.

Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são ótimas redes sociais para fazer a divulgação de novos pratos, horários e muito mais. A frequência ideal de postagem varia de acordo com a plataforma, mas pelo menos uma vez por semana é um bom ponto de partida.

Depois de controlar suas postagens regulares, não se esqueça de interagir com os clientes que deixam comentários e gostam de suas postagens nesses canais. Essa é outra maneira de transmitir uma sensação de marca, fazer os fãs se sentirem especiais e mostrar sua autenticidade.

Treine os funcionários para esperar o inesperado

"O cliente tem sempre razão" é uma frase clássica que surge com frequência na indústria alimentícia. Mas, dependendo do comportamento do cliente, é mais fácil falar do que fazer.

Seus clientes fornecem ao seu restaurante a receita necessária para se manter à de pé, por isso é importante fazer tudo o que puder (dentro do razoável) para garantir que eles tenham uma experiência positiva.

Certifique-se de que toda a sua equipe saiba como responder quando alguém perguntar sobre uma mudança no menu sobre restrições alimentares. Eles também devem saber como lidar com clientes irritados ou indisciplinados e pessoas que aparecem em seu restaurante 10 minutos antes de você fechar. Os gerentes de restaurante têm que lidar com tudo, então para quanto mais situações você treinar a  sua equipe, melhor.

Preste atenção aos comentários online

Como gerente de Restaurante, a reputação da sua empresa deve ser algo que você acompanha. Você sabia que o boca a boca e as análises de sites são os maiores fatores que ajudam as pessoas a escolher um restaurante? 

Saber como obter e aproveitar críticas positivas enquanto causa uma boa impressão em seus clientes pode ter um grande impacto em sua presença online.

Certifique-se de que suas páginas do Google, TripAdvisor e Facebook estejam todas atualizadas e, em seguida, leia o que seus clientes estão dizendo sobre você. 

O boca a boca pode ser positivo ou negativo, portanto, ficar por dentro e verificar as avaliações diariamente ajudará você a ter uma boa noção de como sua marca está sendo percebida.

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