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Como gerar relatórios de SEO que conquistam seus clientes

Dicas de como gerar um bom relatório de SEO

Henrique
Publicado em 22/06/2021, às 14h43 - Atualizado em 23/06/2021, às 13h31

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Se você chegou até este artigo, está querendo descobrir como gerar relatórios de SEO que conquistam seus clientes, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Aqui, vamos apresentar quais são os itens que não podem faltar neste documento e o que fazer para apresentar as informações de forma clara. Acompanhe!

Escolha as melhores ferramentas

O primeiro passo é escolher as melhores ferramentas para fazer o seu relatório de SEO. Uma análise não pode ser feita de qualquer forma ou na base do achismo. Você precisa trabalhar com dados, caso contrário, poderá ter a reputação manchada no mercado de trabalho.

Atualmente, os dados são considerados o novo petróleo do marketing e, especificamente, do SEO. Portanto, trabalhe com os números para identificar quais foram as ações que surtiram efeito e quais são aquelas que precisam ser ajustadas para garantir ótimos resultados.

As melhores ferramentas para desenvolver um relatório completo de SEO são: Google Analytics, Google Search Console, KingHost, Keyword Explorer, Ubersuggest, SEMrush e Mozbar. Antes de produzir o seu relatório, conheça as características de cada uma para descobrir qual é a opção que melhor atende às suas necessidades.

Apresente o ranking de palavras-chave

O item mais importante em um relatório de SEO é o ranking de palavras-chave. Os consumidores estão bastante ansiosos para descobrir se os termos escolhidos durante o planejamento estão levando a página para as primeiras posições dos buscadores, como o Google. Se você ainda não tem os resultados esperados, explique o que será feito para resolver a questão.

Explique a análise de conversão e geração de leads

A análise de conversão e geração de leads é outro item que não pode faltar em um relatório de SEO. O objetivo deste tópico é explicar quais foram as conversões conquistadas por meio da pesquisa orgânica.

Aqui, você deve fazer comparações sobre tráfego não orgânico x tráfego orgânico, além da quantidade total de conversões x meta estipulada.

Use o Google Analytics ao seu favor

Muitas organizações contam com a ajuda do SEO para otimizar a sua margem de lucro e garantir mais conversões para o negócio. Por meio do Google Analytics, você consegue mostrar como o gráfico orgânico está influenciando no aumento das vendas do seu negócio.

Neste tópico, você deve adicionar a taxa de conversão do cliente, receita que chegou por meio de buscas orgânicas e quais foram as landings pages que trouxeram mais conversões para o negócio.

Mostre o trabalho que foi realizado

Outro ponto que não pode ser ignorado é a quantidade de conteúdos que foram produzidos e quais são os backlinks que conquistou ao longo deste período.

Seja objetivo

Um relatório de SEO não pode ser muito longo. Para surpreender o cliente, dê preferência para as informações mais importantes. Quando o profissional adiciona muitos dados, o consumidor perde interesse com facilidade. A regra vale não só para o Brasil, mas também para SEO Portugal e para outros lugares do mundo.

Valorize as suas conquistas

Sabemos que o trabalho de SEO não é uma tarefa fácil. Por isso, você precisa ser bastante transparente para mostrar quais foram ações que tiraram do papel ao longo de um determinado período. Lembre-se de destacar os números que foram conquistados até o momento e deixe claro que você continua sendo a melhor alternativa para ajudá-lo a conquistar os principais objetivos.

Busque a simplicidade

Um dos principais erros na hora de montar um relatório é incluir conceitos que são complicados de entender. Na reunião de apresentação de resultados, você deve ser bastante claro para que o cliente compreenda quais foram os retornos que os investimentos em SEO trouxeram para o seu negócio.

Para facilitar a explicação, dê preferência para apresentações em formatos de gráficos, diagramas e infográficos.

Após descobrir como gerar relatórios de SEO que conquistam seus clientes, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam nas estratégias do seu negócio.

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