VOCÊ SABIA?

Como funcionam empresas de limpeza terceirizadas?

As empresas de limpeza terceirizadas são uma excelente opção para quem busca otimizar custos e melhorar os processos de higienização.

Mateus
Publicado em 28/01/2022, às 11h07 - Atualizado às 14h45

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

As empresas terceirizadas de limpeza são negócios focados na oferta de mão de obra especializada para limpeza de escritórios, empresas, condomínios, lojas, restaurantes e demais estabelecimentos que necessitam de um serviço de higienização.

A terceirização de serviços ganhou espaço no mercado nos últimos anos em face às mudanças promovidas na legislação brasileira por meio da Lei 13.429/2017, que contribuiu para a expansão desse tipo de contratação. 

A escolha de um serviço terceirizado é uma excelente opção para empresas que querem reduzir custos sem impactar na qualidade dos serviços prestados. Hoje, é possível contratar empresas terceirizadas em diferentes segmentos de mercado, desde limpeza diária até organização, limpeza pós-obra e trabalhos de conservação.  

O que são empresas terceirizadas?

As empresas terceirizadas são organizações empresariais que oferecem para outras empresas (B2B) serviços específicos. Dessa forma, em vez de contratar profissionais de forma direta e fazer a gestão dos processos e dos recursos humanos, essa empresa fica responsável pela contratação e direcionamento de profissionais para executar as tarefas junto à empresa contratante.

Em 2017, a legislação brasileira sofreu alterações por meio da entrada em vigor da Lei 13.429/2017. Essa lei passou a permitir que qualquer atividade executada dentro da empresa pudesse ser terceirizada.

Desde então, as empresas contratantes passaram a ter mais liberdade para contratação de terceirizadas, não só na parte de limpeza como no âmbito de outras necessidades organizacionais. 

Como funcionam empresas de limpeza terceirizadas?

As empresas de limpeza terceirizadas são especializadas em entregar ao contratante serviços de higienização. Isso significa que em vez de contratar um funcionário para trabalhar na limpeza da sua empresa, você contrata uma pessoa jurídica que ficará responsável por treinar e gerir esse colaborador.

O colaborador, por sua vez, trabalhará nas dependências do seu negócio, sem a existência de vínculo direto com o seu negócio. Vale destacar que o funcionário tem vínculo trabalhista e obrigações com a empresa contratada, seguindo todas as diretrizes da legislação trabalhista.

A diferença é que em vez de uma contratação direta, quem contrata é  a empresa de limpeza terceirizada. Além disso, se o profissional não puder trabalhar ou, por alguma razão, estiver indisponível para exercer suas funções, a contratada envia outro trabalhador.

Assim, a empresa de limpeza terceirizada contrata o funcionário, cumprindo a legislação trabalhista em vigor, e esse profissional é direcionado para exercer atividades nas dependências das empresas contratantes. 

Quais são as vantagens da terceirização?

A terceirização de serviços de limpeza oferece muitos benefícios para as empresas contratantes, e o primeiro deles está relacionado aos custos. De forma geral, o custo desse tipo de contratação é mais baixo se comparado ao custo da contratação direta, especialmente em se tratando da redução do risco trabalhista.

Outro aspecto que merece atenção é o aumento do nível de expertise. As empresas terceirizadas são especializadas naquela atividade, assim, os colaboradores são treinados para oferecer um serviço diferenciado.

Para a empresa contratante dos serviços terceirizado, além da desburocratização no processo de contratação — é mais fácil contratar uma pessoa jurídica que fica responsável pela gestão dos profissionais —, há também um alívio para o seu setor de recursos humanos e se amplia a possibilidade  de focar a energia na gestão das atividades principais do negócio.

Em outras palavras, você não gasta tempo e energia gerindo uma atividade que não é a principal do seu negócio, com isso passa a ter mais tempo para direcionar suas ações para o exercício de atividades-fim da empresa.

Como manter o escritório limpo por mais tempo?

Quando você contrata uma empresa de limpeza terceirizada, tem a certeza de estar contando com o suporte de profissionais treinados para manter o ambiente de trabalho alinhado às suas necessidades.

Uma das principais dificuldades das empresas, além de contar com o auxílio de profissionais que recebem treinamento constante, está na manutenção da limpeza dentro das empresas. A seguir, confira algumas dicas que podem ajudá-lo:

  • estabeleça uma rotina diária de descarte dos lixos;
  • deixe cada profissional responsável pela manutenção do seu espaço de trabalho;
  • disponibilize álcool para higienização frequente da mesa e equipamentos eletrônicos;
  • coloque um tapete sanitizante nos acessos principais dos escritórios;
  • oriente e treine os seus colaboradores para que eles mantenham o espaço sempre asseado.

A contratação de uma empresa de limpeza terceirizada pode fazer toda a diferença na rotina de higienização do seu negócio. Somado a isso, com a adoção de boas práticas por parte dos colaboradores, o escritório vai se manter limpo por mais tempo, favorecendo a produtividade e qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!