VOCÊ SABIA?

Como funcionam as fechaduras inteligentes?

Descubra como funciona

Mateus
Publicado em 31/03/2022, às 16h04 - Atualizado às 16h22

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Com o crescimento da tecnologia ao redor do mundo, cada vez mais é possível encontrar itens inteligentes para oferecer segurança e praticidade ao dia-a-dia do ser humano. As fechaduras inteligentes, ou chamadas de smart locks, são opções como essas que facilitam que a segurança de casas e empresas sejam feitas usando uma tecnologia inteligente através da chamada automação. Cada vez mais é recomendado implantar a automação dentro de casas, já que as empresas de vários setores já fazem o uso dessa tecnologia.

Os modelos podem operar a partir de sensores de presença, biometria e até aplicativos para celular. Com esse tipo de equipamento, é possível usar um smartphone para abrir a porta de uma residência, por exemplo. Sendo assim, é possível escolher tipos diferentes de fechaduras inteligentes que se encaixam com as necessidades de quem vive ali ou do tipo de empresa. Muitos condomínios, por exemplo, já utilizam as fechaduras inteligentes, pois elas facilitam a operação do dia-a-dia de porteiros, por exemplo, que já não necessitam mais trabalhar abrindo o portão todos os momentos com o uso exclusivo das smart locks em portões desses locais.

Isso faz com que muitos processos sejam facilitados também para os moradores de um prédio, já que não é necessário constantemente utilizar um cartão ou precisar da ajuda de um porteiro ou uma chave para entrar no local. As fechaduras inteligentes previnem problemas também com furto e crimes dentro de empresas e residências, já que o único autorizado para entrar seria a pessoa com o aplicativo no celular conectado a sua conta específica e ao aparelho específico, com a biometria específica ou com os dados específicos.

Os sensores de presença, porém, são o tipo de fechadura menos recomendada, pois os furtos não são eficientemente evitados dessa forma. Sendo assim, é ótimo compreender do que se trata a automação residencial e quais os tipos de fechaduras inteligentes disponíveis no Brasil atualmente.

O que é automação residencial?

A Automação residencial é um conceito que já é muito comum fora do Brasil, porém apenas recentemente começou a ser aplicado em residências brasileiras. Apesar de seu alto preço, é uma tecnologia inteligente que protege uma casa da melhor forma possível. Automação residencial é aplicar todas as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador. Sensores de fumaça, fechaduras eletroeletrônicas e temporizadores são alguns exemplos de automatização de uma casa.

A automação residencial pode também ser feita por meio de controle de luz automático, por exemplo, o que torna o viver dentro de uma residência mais prática. A automação nasceu em 1970 com a criação do primeiro sistema automatizado por meio de controles, porém ela evoluiu muito desde então e já é utilizada fora de indústrias para a segurança, praticidade e para auxiliar em coisas do dia-a-dia. O GPS, por exemplo, pode ser considerado um tipo de automação que o ser humano precisa para viajar atualmente.

Para que a automação residencial ocorra, é preciso que todos os itens inteligentes da casa estejam ligados em apenas uma central de controle, onde o dono pode controlar, desligar e configurar cada item.

Como funcionam as fechaduras inteligentes?

Essas fechaduras são de fácil instalação e, como todo produto inteligente, pode se integrar a central de controle para ser configurada e otimizada pelo dono. Ela deve sempre estar ligada à energia elétrica. Porém, alguns modelos já têm energia própria. Em cada modelo, o funcionamento pode se diferenciar.

No tipo de modelo de sensor de presença, por exemplo, a fechadura utiliza um dispositivo que é reconhecido por leitura de sinal, abrindo a porta dessa forma. O modelo wireless, por exemplo, é um que vem se tornando cada vez mais popular, pois é possível controlar essa fechadura por meio de um aplicativo no dispositivo móvel. Os modelos wireless ainda também possuem opção de bluetooth ou Z-wave, ou seja, essa fechadura é instalada em um hub especial dentro da casa, facilitando sua configuração.

Vale a pena investir em uma fechadura inteligente?

Considerando a quantidade de segurança e praticidade que essas fechaduras apresentam, é um investimento ótimo para quem possui uma residência com vários itens preciosos ou com bens diversos. Além disso, empresas também podem utilizar as fechaduras inteligentes para que apenas o dono e certos funcionários possam abrir e fechar o local, evitando a possibilidade de furtos e outros crimes.

Quais os modelos de fechaduras no Brasil?

Atualmente há diferentes categorias de fechaduras inteligentes no mundo: wireless, biométrica e por meio de sensor de presença. Os valores para essas fechaduras no Brasil podem variar entre 500 reais e 2 mil reais.

A Smart Lever Lock Keyless LN5000, por exemplo, é um tipo de smart lock que funciona por meio de senha numérica e biometria, porém não é muito cara e pode ser utilizada em diversos tipos de residências.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!