VOCÊ SABIA?

Como funciona o nicho de mercado?

Descubra como funciona essa estratégia de marketing

Mateus
Publicado em 31/08/2021, às 16h54 - Atualizado às 16h57

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A divisão do mercado comercial em diferentes áreas se dá não só pela diversidade de produtos e serviços que podem ser concebidos, mas também pela variedade de públicos que existe e como eles consomem tais artigos, ou seja, o nicho de mercado.

Ao divulgar seus produtos, uma marca pode optar por realizar uma comunicação geral, atingindo a maior parcela possível de público, ou pode se especializar em falar com um público específico, tendo em vista os seus gostos e comportamentos diferenciados.

Uma marca de sabão em pó, por exemplo, pode optar por atuar com o grande público, realizando peças de comunicação que atinjam o maior número de pessoas.

Essa decisão é baseada no fato de seu produto ser um objeto essencial para o ser humano, trabalhando com o processo de higienização de roupas ou objetos. Por outro lado, uma campanha segmentada poderia ter resultados ainda melhores.

Por mais que o sabão seja um material de amplo consumo, uma marca específica pode ter um apoio maior por parte das trabalhadoras domésticas, assim como o seu concorrente consegue se destacar de forma superior no setor de limpeza industrial.

Ao olharem para parcelas diferentes do público, ambas as marcas podem ser beneficiadas por resultados específicos, com cada uma conquistando a sua fatia de bolo, ao invés de ficarem disputando a atenção do aniversariante em sua festa.

Isso porque o que destaca um nicho de mercado é justamente a sua importância. Trazendo uma individualidade capaz de destacá-lo do tradicional. O que permite diferentes oportunidades, entre aquelas que já foram exaustivamente mapeadas pelo mercado.

Por exemplo, empresas de limpeza e conservação, que disputam entre si públicos como prédios e condomínios, podem ser surpreendidas ao verem que uma empresa do ramo está se destacando ao se expandir para outro meio convencional.

Oferecendo seus serviços para exposições ao ar livre e atuando na conservação de pistas de skate, contando com a maior popularidade do esporte nos últimos anos, e a sua necessidade de um local específico para ser praticado.

Para se alcançar esses nichos de mercado, é preciso entender antes como eles funcionam e, acima de tudo, o que de fato eles são.

O público dentro do público

O marketing estabelece o público-alvo como um dos principais elementos de uma relação comercial, afinal, é ele o grupo que consumirá o produto ou serviço de um negócio, afetando diretamente os seus lucros ou sua valorização, por meio de avaliações.

Identificar o público da sua marca é uma atividade essencial para se definir quais estratégias comerciais e de comunicação devem ser tomadas para melhor atingi-los, garantindo assim melhores resultados a longo prazo.

Como uma fábrica que atua na fabricação de vidro, cujo público provavelmente estará ligada ao setor industrial, que por meio deste material produzirá diferentes itens com variadas finalidades, como jarras, prateleiras, copos ou um guarda corpo de vidro.

Nesse caso, apesar de amplo, todo o seu mercado consumidor compartilha de características comuns relacionadas ao setor fabril, esse pode ser dito como seu público-alvo.

Por outro lado, algumas empresas lidam com uma audiência mais específica. Voltando ao esporte do momento, pode se ter como exemplo uma fábrica voltada à confecção de skates.

Uma companhia desse setor trabalha com lojas especializadas, que lidam com o público, em sua maioria jovens, que praticam o esporte. Dentro dessa audiência esportiva se percebe o crescimento frequente de crianças como praticantes.

Surge nesse caso um nicho específico de mercado, o da produção de skates para o público infantil. Com tamanhos e características diferentes do skate tradicional. E essa é a forma mais simples de se definir um grupo nicho.

Ele é o público contido em outra parcela de público. E um mercado bem informado consegue identificar essas possibilidades, apresentando um produto que converse com essa parcela específica.

Sem contar com as parcerias comerciais, pois o desgaste do chão na prática do esporte, exige o trabalho de uma pavimentadora de asfalto. Empresas de públicos diferentes, mas que de alguma forma compartilham laços em um grande processo comercial.

A importância do nicho de mercado

Compreender como funciona um nicho de mercado, expande as possibilidades comerciais de uma empresa, destacando a sua importância para o progresso do seu empreendimento.

E assim como um público específico pode ser encontrado dentro de um público maior, as relações comerciais de um nicho de mercado podem ser bem complexas, lidando com diversos fatores, mas que se destacam principalmente entre comerciais e sociais.

Os benefícios comerciais

Trabalhar com um público delimitado pode trazer diversos benefícios comerciais, por mais que a palavra “restrição” seja um símbolo do oposto que uma empresa busca, que é se expandir.

Essa é a principal diferença entre um empreendedor despreparado e um que reconhece as oportunidades do mercado, pois ter uma área de atuação delimitada permite um estudo mais profundo sobre esse público, oferecendo serviços que melhor respondam a ele.

Uma empresa que trabalha com a produção de prego galvanizado a fogo atua com um público restrito, como fábricas, o setor de construção de máquinas e lojas de material de construção.

Mas isso está longe de ser um problema, pois essa situação permite a produção de uma comunicação melhor direcionada a tais públicos. Conhecendo suas características únicas, que podem inclusive diferenciá-los entre si.

Mantendo-se neste exemplo, públicos que trabalham com a compra em larga escala podem levar em conta os descontos e promoções disponíveis para que façam essa aquisição em grande proporção.

Já a loja de material de construção, que lida diretamente com o público final, procura por materiais de qualidade, para que possa destacar a sua funcionalidade nas lojas. Assim, nichos diferentes atuam com interesses distintos, ou até complementares.

Benefícios sociais

As marcas precisam se preocupar, hoje, não apenas com a qualidade dos serviços. Elas precisam lidar também com os valores a ela relacionados, para que o contato com o seu público seja o mais forte possível.

Por exemplo, uma empresa que realiza serviços de limpeza de vidros em altura precisa contar o um trabalho bem-feito pelos seus profissionais, assim como deve propiciar um ambiente seguro para esses colaboradores.

Essas duas ações são essenciais para que o negócio tenha um resultado positivo com o seu público interno e externo, e quando se fala de um mercado nicho, essa especificação se torna ainda maior.

Ao identificar os desejos particulares de um público, uma companhia pode trabalhar no desenvolvimento não só de uma comunicação personalizada, mas também por meio da criação de produtos e serviços específicos para uma faixa de audiência.

Sobremesa comum das festas infantis, o brigadeiro pode ser um pesadelo para uma criança com intolerância à lactose, que acaba sendo proibida de consumir o doce, diferente dos seus colegas.

Ao colocar no mercado um leite condensado de zero lactose, uma marca estará atuando para a satisfação de um público específico, e assim permitirá que essa criança possa saborear essas guloseimas com seus amigos.

Esse tipo de situação destaca a importância da sua empresa para o setor em que atua, carregando valores capazes de atender as necessidades do seu público de maneiras que superam a relação comercial, e com isso sendo recompensada a longo prazo.

E para conquistar ambas as vantagens é preciso que o seu negócio saiba se adaptar, entregando algo além do projeto as built, por exemplo. Na arquitetura um termo que remete a planta final de uma construção, já contando com as mudanças realizadas durante a obra.

Como trabalhar com um nicho de mercado

Após reconhecer a importância de se lidar com os nichos de mercados, a sua empresa precisa adaptar a sua comunicação e as suas ações para esse meio. Algumas práticas a serem adotadas nesse processo são:

  • Estudar o público geral e específico;
  • Implementar ações que correspondam a esses grupos;
  • Construir a história da sua marca;
  • Educar os seus usuários sobre tais especificidades.

A primeira ação de uma empresa nesse sentido é conseguir identificar o nicho a ser trabalhado, e como ele se relaciona ao grupo geral de público em que se encontra.

Um síndico pode pesquisar na internet por limpeza de condomínios preços, sendo o valor a sua maior preocupação, tendo em vista o orçamento que possui para contratar esse serviço.

Por outro lado, uma rede de hotelaria premium está mais interessada na qualidade e agilidade dos serviços de limpeza. Cabe a sua empresa identificar os diferentes interesses desses dois nichos.

Após mapear as características de cada um, é preciso apresentar um produto que agrade a ambas as faixas, ou até mesmo apostar em uma variedade de modelos, como por meio de planos de serviço de diferentes valores, de acordo com as especificações de cada um.

Trabalhar com um público nicho exige também uma melhor segmentação das suas estratégias de comunicação, para garantir que essa faixa de audiência seja atingida.

Conclusão

Seja definindo a linha de atuação da sua marca, ou educando o público geral sobre um produto característico, o importante é focar em ações que garantam o melhor desempenho da sua companhia, tendo diretrizes específicas.

No fim, o objetivo é entregar um produto específico para um público ainda mais específico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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