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Como funciona o modelo de negócio de franquias?

Quais são os benefícios de ser um franqueado?

Henrique
Publicado em 25/06/2021, às 15h41 - Atualizado às 18h09

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Muitas pessoas utilizam a franquia como uma forma de empreender. Afinal, este modelo tem feito muito sucesso, tanto pela praticidade quanto pelo potencial de retorno que pode ser explorado, principalmente se você pesquisar corretamente.

A franquia é um modelo de negócio que utiliza o direito de uso de uma marca já estabelecida como ferramenta para a abertura de uma nova empresa, por exemplo, de uniforme para restaurante. Na contratação, são inseridos diversos itens, como:

  • Patentes;
  • Infraestrutura;
  • Conhecimento técnico;
  • Treinamento e desenvolvimento de equipe.

A ideia é que independentemente de quem seja o novo empresário, a empresa funcione de maneira padronizada, apresentando um conteúdo de qualidade e específico para a contratação. Esse tipo de ação acaba tendo um forte impacto no mercado.

Diversos nichos de atuação já trabalham com este modelo, que acaba sendo bastante vantajoso para ambas as partes. Para a empresa proprietária da marca, o valor de franquia acaba sendo um grande investimento em seus próprios recursos.

Já para o franqueado, esse método permite que ele consiga estruturar toda a empresa sem precisar pensar do zero, além de já contar com o nome enquanto referência, principalmente em locais que têm falta de um determinado produto, como brinquedo para buffet.

Algumas franquias conseguem tanto sucesso que acabam sendo exploradas de maneira internacional. Inclusive, é muito comum encontrar marcas que parecem presentes em todos os lugares, e isso é possível através do franqueamento.

Ademais, esse formato é similar a uma clonagem, mas realizada de maneira oficial. Isso permite que o novo empresário aproveite todos os recursos de visibilidade e confiança na marca que está sendo instalada, enquanto a empresa original colhe parte dos lucros.

O sucesso das franquias no Brasil

No Brasil, esse tipo de negociação está prevista em lei, através da lei 8955 de 1994, conhecida como a Lei das Franquias. Ela estabelece o conceito das franquias, suas responsabilidades e direitos.

Inclusive, o franqueamento é um dos modelos que mais cresce no mercado brasileiro. Isso acontece porque o fato de se tratarem de marcas estabelecidas acaba trazendo mais confiança para o investidor.

Ele não precisa se preocupar em começar a criar o nome de sua marca de camisas personalizadas, por exemplo. Esse tipo de ação já está estabelecido, adiantando vários passos para que ele consiga encontrar aquilo que precisa para vender melhor.

Dentre os segmentos mais comuns desse formato de negociação, o destaque fica para estabelecimentos alimentícios e de saúde e beleza. Este tipo de negócio acaba atraindo muita atenção por conta do interesse em explorar melhor o potencial de uma marca.

Ademais, muitas pessoas acabam se tornando fãs de grandes redes de fast food ou de outros tipos de restaurantes, gerando a demanda para uma unidade desse modelo de negócio em muitos lugares.

Então, um empresário interessado pode aproveitar essa demanda para supri-la através de uma negociação de franquia, principalmente em um mercado tão amplo quanto o brasileiro.

Ao pagar pelo direito de uso do local, ele acaba conquistando um público forte em sua região sem muito esforço, uma vez que as pessoas já tinham interesse em, por exemplo, uma empresa de locação de tendas.

Conheça mais sobre a origem das franquias

Esse modelo de negócios surgiu nos Estados Unidos, mais ou menos em 1850.

Na época, a fabricante de máquinas de costura Singer desejava aumentar suas vendas, e para tal começou a liberar o direito de uso da marca para conseguir novos comerciantes interessados em revender seus produtos.

Outras gigantes do mercado começaram a adotar estas práticas, popularizando e expandindo o conceito para o que temos hoje. No Brasil, entretanto, o franchising só veio a surgir em 1954, com uma escola de idiomas.

Desde o princípio de sua história, a franquia prezou por ser um estilo mais versátil de realizar negócios. Ademais, a abrangência de possibilidades para esse tipo de ação é muito maior e mais comum do que se imagina.

Veja quais são as vantagens de uma franquia

Para compreender melhor os benefícios desse tipo de atividade, é importante ter em mente que é uma relação benéfica para ambas as partes. 

Esse tipo de negócio acaba sendo vantajoso, principalmente pelo fato de conseguir criar uma relação mais lucrativa. Então, veja quais são os benefícios do franqueado e do franqueador.

Benefícios do franqueado

Para aqueles que têm interesse em abrir uma franquia, as vantagens surgem desde o momento da decisão.

Isso porque você consegue abrir uma empresa completa e estruturada sem precisar ter nenhum tipo de experiência no setor que irá começar a trabalhar, seja com cestas natalinas ou com qualquer outro produto.

Além disso, o fato de lidar com uma marca de prestígio ajuda muito os movimentos de marketing para a abertura, atraindo mais clientes e gerando um risco muito menor no primeiro momento.

Ainda no conceito do marketing, é importante pensar que as ações que são realizadas pela rede afetam todos os estabelecimentos franqueados. Assim, você se beneficia de uma série de recursos explorados de maneira muito mais natural.

Com todas estas vantagens, o gestor da franquia pode se focar muito mais no negócio, sem precisar se preocupar com pequenos detalhes que muitas vezes acabam sendo necessários quando você não tem o mecanismo da franquia em movimento.

Benefícios do franqueador

Para o responsável pela marca, o benefício mais direto e visível é uma expansão rápida e com investimentos muito mais baixos. O processo de abrir uma filial ou outras formas de expansão pode ser bastante lento e complexo.

Já com a franquia, você facilita o processo, fortalecendo sua relação com o público local de onde as franquias começam a ser abertas. Esse tipo de recurso é muito importante para manter o crescimento de sua marca, por exemplo, de sistema para restaurante.

Além disso, sem uma central de gestão tendo que lidar com todas as unidades em questão, a empresa fica mais livre para pensar em novidades de produtos e serviços para testar e oferecer ao público, mantendo-se inovadora e interessante.

Saiba quais são os tipos de franquia

Conhecer os diferentes formatos de franquia pode te ajudar a decidir o tipo de negócio que você começará. Existem diversos meios, adaptando-se assim à maleabilidade do mercado, e ao potencial que o público tem de mudar seus padrões de consumo.

Entre os mais comuns estão os seguintes:

Lojas convencionais

Um dos modelos mais simples de negociar uma franquia é planejar a abertura de uma loja convencional, que pode ficar em um shopping center ou na rua, dependendo do formato da franquia.

As vendas em lojas físicas ainda são muito grandes, mesmo com o avanço do e-commerce. Inclusive, existem alguns elementos que são um diferencial nesse tipo de negócio, a vitrine, por exemplo, é um grande chamariz de público se for bem executada.

Além disso, lojas físicas têm um potencial maior de atrair clientes curiosos, que descobrem sua franquia e decidem conhecer mais sobre isso. Para manter um padrão, normalmente o franqueador determina o formato da loja ou da empresa de advocacia, por exemplo.

Isso inclui os materiais usados na infraestrutura, iluminação, disposição de itens, entre outros. Esse tipo de padronização ajuda o consumidor a entender a loja, criando assim uma forma de trazer segurança para o cliente na hora de fechar um negócio.

Quiosques

Os quiosques são uma excelente opção de expansão rápida. Normalmente, eles vêem modelos pré-montados, ficando prontos em alguns dias depois de fechado o negócio. Dessa forma, o início pode ser quase imediato.

Quiosques também têm o diferencial no preço, uma vez que a estrutura mais simples permite que o orçamento seja menor para iniciar o trabalho. Entretanto, ainda é uma tática muito boa para expandir seu conteúdo.

Pelo formato ser sucinto e não precisar de uma equipe extensa, os quiosques acabam sendo ideais para quem deseja iniciar a vida de empreendedor, usando-o como um laboratório para aprender a lidar com o mercado e o público.

Home-based

Hoje em dia, com os avanços da tecnologia, tornou-se mais fácil do que nunca abrir uma franquia. Você nem mesmo precisa sair de casa para conseguir fazer esse tipo de atividade.

Existem diversas empresas que se encaixam em um perfil que não precisa de espaço físico, como uma prestadora de serviços de assessoria contábil em São Paulo.

Nestes casos, você pode usar sua própria casa como sede da franquia, onde trabalhará e conseguirá uma boa estrutura, normalmente usando serviços de entrega para conseguir aplicar corretamente o trabalho.

Vale lembrar que neste tipo de oferta, a disciplina e a organização são fundamentais para evitar qualquer tipo de complicação posteriormente.

Considerações finais

As franquias estão cada vez mais espalhadas no mundo, com possibilidades mais amplas e interessantes para qualquer pessoa que está pensando em iniciar um empreendimento.

Além de ser um formato muito mais adequado para iniciantes, as franquias têm diversas vantagens em cima de outras formas de criar um empreendimento. 

Por isso, é fundamental que você estude muito e entenda que tipo de mercado quer trabalhar. Dessa maneira você encontrará a franquia certa para suas necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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