Como funciona o estágio de Biomedicina

O estágio de Biomedicina geralmente é repleto de rotinas laboratoriais. Conheça melhor as funções e veja dicas de como conseguir vagas.

Mateus
Publicado em 23/11/2022, às 12h24 - Atualizado às 14h30

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O estágio de Biomedicina é o momento em que os estudantes deste curso têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em sua formação até então.

Além disso, é uma excelente oportunidade para ganhar experiência para dar início à sua caminhada no mercado de trabalho formal com maior domínio das teorias e práticas da profissão.

Na maior parte dos cursos de Biomedicina, o estágio consiste em uma etapa obrigatória para a obtenção do diploma. Os estudantes têm a possibilidade de atuar em áreas distintas de sua profissão, uma vez que esta dispõe de inúmeras possibilidades para quem está começando. 

Neste artigo, falaremos sobre como funciona o estágio de Biomedicina, a média da remuneração e possibilidade de crescimento na área. Confira!

Como funciona o estágio de Biomedicina

O estágio de Biomedicina na maior parte das universidades é uma etapa obrigatória para a conclusão do curso e obtenção do diploma. Estas horas são, geralmente, cumpridas nos semestres finais da graduação, a partir do sétimo período. 

A atividade do estágio obrigatório deve corresponder a, pelo menos, 20% da carga horária total do curso. Assim, ao longo deste período, o estudante tem a possibilidade de fazer uma imersão na profissão em que está se especializando e, por meio da prática, aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação. 

Para conciliar o estágio com o andamento do curso, o estudante deve cumprir 30 horas semanais (ou seis horas diárias) como estagiário de Biomedicina em instituições públicas e privadas que podem, por vezes, ter algum convênio junto à universidade. 

De acordo com a lei de estágio, um professor da faculdade deve ser responsável por fazer a supervisão desta atividade. Além disso, um profissional da área da biomedicina no local do estágio também precisa acompanhar o estudante e emitir relatórios sobre seu desempenho e aprendizado na prática do estágio. 

O estudante também tem o papel de participar ativamente da experiência, ou seja, deve tirar dúvidas com o seu supervisor e realizar as tarefas com dedicação. 

Desta forma, somente após a entrega do relatório de estágio pronto ao coordenador do curso, o período de experiência como estagiário é validado.

Quais são as funções de um estagiário de Biomedicina?

Geralmente, o estagiário de Biomedicina pode exercer, em sua prática, funções tais como:

  • Rotinas laboratoriais;
  • Preparação para análises clínicas;
  • Aprofundamento em análises clínicas;
  • Execução de exames de imagem;
  • Pesquisas em áreas emergentes, como células-tronco e biologia molecular, por exemplo;
  • Controle de atendimento a pacientes;
  • Elaboração de laudos; 
  • Análise de amostras; 
  • Triagem de amostras.

Assim, é possível atuar como estagiário de biomedicina em instituições privadas, como clínicas e laboratórios particulares, além de instituições públicas, como hospitais e unidades de saúde, por exemplo. 

Qual a remuneração e a duração do estágio de Biomedicina?

Na maior parte das vezes, as instituições, sejam elas públicas ou privadas, que recebem estagiários de Biomedicina oferecem bolsa-auxílio aos estudantes com o objetivo de ser uma ajuda de custo com os gastos diários, como transporte, alimentação, além de livros e demais recursos para ajudar com os estudos.

Assim, a média da remuneração oferecida no estágio de Biomedicina é de R$1.154. Além disso, é muito comum que as instituições que viabilizam a atividade de estágio nesta área ofereçam, além da bolsa-auxílio, benefícios diversos, tais como vale-transporte, vale-refeição ou alimentação, entre outros. 

A duração do estágio de Biomedicina é, em média, de um a dois anos, uma vez que a atividade costuma começar nos dois semestres finais da graduação nesta área.

Como conseguir vaga de estágio de Biomedicina?

Acompanhe os portais e sites de vagas

Para conseguir uma boa oportunidade de estágio de Biomedicina, é interessante acompanhar, desde muito cedo, os sites de vagas e os portais de estágio vinculados à sua instituição de ensino. 

Por meio dessas ferramentas, é possível encontrar ótimas oportunidades de crescimento profissional antes mesmo do fim da graduação neste curso.

Deste modo, você também poderá ver como funcionam os processos de seleção para as vagas de estágio, os requisitos e como se preparar adequadamente para ingressar nessa nova fase. 

Prepare um bom currículo

O currículo para estágio reflete a realidade de quem ainda tem pouca experiência na carreira, por isso ele deve ser elaborado com foco na formação acadêmica, nas qualificações e nas informações adicionais.

Tudo aquilo que agrega valor ao perfil profissional deve ser adicionado ao currículo, como uma experiência de intercâmbio, a fluência em um idioma ou mesmo uma iniciação científica na faculdade.

Conte com a ajuda da sua faculdade

A instituição de ensino é uma grande aliada na busca por vagas de estágio. Ela geralmente divulga vagas no quadro de avisos ou em algum ambiente virtual.

Além disso, os professores também costumam indicar os seus alunos mais dedicados às vagas abertas em laboratórios, empresas e hospitais. 

Por fim, o estágio de Biomedicina acrescenta pontos importantes no currículo de qualquer profissional que está iniciando a carreira. Além disso, também permite conhecer de perto uma das vertentes que compõem a área.

Agora você já sabe quais são as atribuições e responsabilidades do estudante de biomedicina no estágio obrigatório em sua área. Aliás, dependendo do seu desempenho, quando a experiência chegar ao fim, ela pode se transformar em uma efetivação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!