Como funciona a fusão de empresas?

Entenda como funciona e as consequência para empreendedores

Mateus
Publicado em 31/08/2021, às 19h08 - Atualizado em 01/09/2021, às 11h31

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Muitos empreendedores conseguem o grande destaque que almejam somente após realizarem a fusão de empresas com um sócio de longa data, porém muito pouco se sabe do que envolve esse procedimento tão importante e necessário para algumas realidades.

A fusão de empresas tem como objetivo fazer a união de duas forças transformando-as em superpotências do segmento. É bem comum acontecerem quando duas grandes empresas do mesmo segmento passam a interagir entre si para diferentes casos.

Muitas vezes acabam dividindo os mesmos clientes, utilizando os mesmos fornecedores e não realizando uma competição direta entre si, mas algo que seria mais próximo de um crescimento paralelo.

Ocorre que é comum em qualquer empresa existir deficiências e limitações que não podem ser evitadas sem ajuda. A negociação ocorre com todo o respaldo judicial necessário, é como fazer a pesquisa de um piso vinílico autocolante preço.

A ideia é que as duas empresas tornem-se uma terceira que possa captar toda a competição entre elas, e utilizar desta força para se destacar perante o mercado. Isso acaba resultando em diversas outras oportunidades.

Em geral, essa escolha é feita de forma voluntária entre as duas empresas após a realização de um estudo de mercado. Desse modo, é possível considerar os riscos que cada uma terá de enfrentar, além das vantagens adquiridas que valerão a pena.

Podemos dizer que a fusão de empresas é um processo um tanto burocrático e meticuloso, ou seja, é necessário uma série de cuidados para a consolidação da fusão das empresas, pois é necessário todo um processo de comunicação para informar os clientes da mudança.

Pense em um curso de bombeiro civil que era realizado de determinada forma em um lugar específico. Do dia para a noite tudo é mudado e os alunos precisam ir para outro lugar totalmente distante daquele que estavam acostumados.

A realização dessa escolha pode contrariar os alunos, por se sentirem lesados pela empresa que promove o curso. Isso mostra que qualquer mudança não pode ser repentina, mas deve ocorrer de forma gradual.

A ideia é que após a fusão de empresa, os consumidores sejam avisados e tenham um tempo para digerir a mudança de modo que não sejam pegos de surpresa, assim a sensação é apenas de que tudo será feito de forma integrada.

Nesse caso, seria como fazer a instalação de PABX (Troca Automática de Ramais Privados), algo que necessita de cuidado, tempo e pessoas especializadas.

No artigo de hoje, estaremos abordando as principais características que envolvem a fusão de empresas no meio empresarial.

Os diferentes tipos de fusão de empresas

Agora que já compreendemos o que é fusão de empresa, vejamos os diferentes tipos que são realizados pelas empresas normalmente.

Podemos dizer que existem cinco tipos diferentes de fusão de empresas, são elas:

  • Fusão Horizontal;
  • Fusão Vertical;
  • Conglomerado;
  • Fusão de extensão de mercado;
  • Fusão de extensão de produto.

Vejamos um pouco especificamente de cada uma delas de modo que seja possível a consolidação do nosso conhecimento referente a cada um desses tipos.

Fusão Horizontal

É normalmente feita por empresas que participam do mesmo segmento ou setor de mercado. São empresas que oferecem produtos ou serviços muito similares. Nessa fusão, ambas detém grande parte dos clientes e acabam competindo bastante entre si.

A ideia por trás da fusão é o domínio do mercado, uma vez que ao juntarem as formas, não será mais necessário competir. A maior vantagem é que os clientes divididos passam a compor uma só cartela.

Então, imagine duas empresas que fazem a montagem de quadro elétrico trifásico e se unem para dominar o mercado perante as demais concorrentes. Podemos imaginar um setor de carnes, ou indústrias de limpeza também.

A ideia é conseguir unir as forças para desestabilizar a concorrência que vem logo atrás. Existem diversos casos famosos de empresas que competiam entre si e após a junção passaram a ser líderes disparados do mercado.

Fusão Vertical

É normalmente feita por empresas que pertencem ao mesmo segmento do mercado, mas não da mesma cadeia de produção. Isso significa que cada uma oferece um tipo de produto diferente do mesmo segmento.

A ideia por trás dessa fusão é conseguir diminuir o custo com matéria-prima e mão de obra, justamente porque cada uma é necessariamente dependente da outra para conseguir um certo potencial de lucro.

E é exatamente esse o maior objetivo das empresas que realizam a fusão vertical, o aumento gradual do lucro que passarão a obter após a redução dos custos mencionados.

Por último, é importante citar que o capital de giro delas cresce devido a criação de uma companhia ainda maior.

Conglomerado

Aqui já temos uma distinção das demais. A ideia de um conglomerado é a junção de empresas que atuam em setores amplamente diferentes.É possível encontrar conglomerados mistos e puros no mercados.

Os mistos são fusões de empresas que estão buscando a extensão do que ofertam aos clientes. Podemos pensar em uma empresa que era especializada em oferecer um tipo de sistema de combate a incêndio e se une com outra empresa para oferecer também sistemas de combate a assaltos e furtos.

No caso dos conglomerados puros, são empresas que não têm nada em comum, mas passam a trabalhar juntas mesmo com serviços e produtos amplamente diferentes.

Para que isso ocorra, é realizado um estudo para tentar criar algo que possa atingir uma maior aceitação do público.

Os dois casos exigirá dos administradores um enorme desafio, afinal são empresas diferentes que podem realizar operações amplamente opostas umas às outras, mas se feito de maneira antecipada e planejada, pode expandir as ofertas e aumentar os lucros.

Fusão de extensão de mercado

São empresas que atuam com produtos ou serviços similares, mas acabam atingindo mercados totalmente diferentes.O caso mais comum é a união de empresas de países diferentes, por exemplo.

O objetivo é conseguir adentrar em dois mercados internacionais diferentes e aproveitar a força que cada uma agrega em países com culturas e pessoas que podem ou não ser bem opostas.

Você faz um tipo de gestão de condomínios em um país e leva parte disso para o outro, assim como eletrodomésticos e até aparelhos eletrônicos. As possibilidades são muitas e é nítido que aumentam as possibilidades da marca.

Fusão de extensão de produto

A ideia dessa fusão é aumentar o número de ofertas, unificando os catálogos e garantindo boas fatias do mercado. O interessante é que nesse caso você tem duas empresas que atuam no mesmo segmento, logo conhecem as forças e diretrizes que rondam o setor.

Aqui você também oferece facilidade ao cliente, o que acaba conquistando cada vez mais pessoas. Estamos falando de uma união que promete dobrar o número de ofertas, o que gera apreço pelos clientes que terão um catálogo maior para se decidirem.

Seria como oferecer uma tela alambrado galvanizada e outra tela de aço ou rede. Você expande os produtos e consegue agregar mais consumidores.

Desafios da fusão de empresas

É nítido que nem tudo são flores, estamos falando da junção de duas empresas que são geridas por pessoas diferentes e podem atuar de forma totalmente oposta.

Dentro do processo de fusão existem desafios que precisam ser superados para alcançar os objetivos. Preparar as equipes e ser transparente na comunicação pode ser uma forma de evitar a improdutividade das equipes no meio das etapas que passarão a ocorrer.

De todo o modo, é necessário se ater ao alinhamento dos times e fazer o acompanhamento dos resultados, pensando que cada equipe anteriormente estava acostumada a entregar em determinado tipo de sistema e realizar o trabalho de forma diferente.

Agora, será preciso alinhar todo o processo novamente, de modo a alcançar as metas que serão ainda maiores, já que as equipes estarão integradas.

E por fim, algo que a maioria dos empreendedores já está acostumado, mas não deixa de ser uma dor de cabeça, os desafios burocráticos. As empresas detém razões sociais diferentes, tamanhos diferentes e precisam pagar contas e impostos.

Todo esse processo precisa ser revisto para a transformação de um único corpo, ou seja, a concretização da fusão. É importante estar acompanhado de advogados e pessoas especializadas no assunto para que ambas as partes não se sintam lesadas nos processos.

Considerações finais

A realização da fusão de empresas é como fazer a instalação de piso vinílico, ou seja, é preciso ter calma e se ater aos detalhes para entregar bons resultados, mas superados os obstáculos, ela pode ser o divisor de águas para um crescimento sem precedentes.

Pense no aumento de receita gerado, a diminuição dos custos e riscos, além de toda diversificação da cultura da empresa ao estar fundida com outra. São novos pensamentos que geram incríveis insights.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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