Como fazer a manutenção preventiva dos pneus?

Descubra mais sobre

Mateus
Publicado em 14/12/2022, às 09h13 - Atualizado às 10h34

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Saiba quais as dicas de como fazer a manutenção preventiva dos pneus, as quais se baseiam em alguns cuidados simples que podem ajudar os motoristas a evitar erros fatais na estrada - especialmente em condições de chuva, e que também ajuda a manter os passageiros seguros, além de melhorar o desempenho do veículo e garantir maior durabilidade dos pneus. 

Não basta apenas comprar pneus Michelin de qualidade para o seu veículo, além de escolher o pneu de acordo com o tamanho e tipo ideal, o motorista deve realizar os cuidados necessários para garantir a boa durabilidade da borracha e melhor condução do veículo. 

Como fazer a manutenção preventiva dos pneus do seu veículo

A seguir, confira as principais dicas de como fazer a manutenção preventiva dos pneus do seu veículo:

1.  Rodízio de pneus

Faça o rodízio dos pneus a cada 10.000 quilômetros. Isso ajudará os pneus a se desgastarem ao mesmo tempo.

Quando o rodízio de pneus é realizado, a borracha se desgasta de forma semelhante, permitindo que prolongue a vida útil dos pneus e diminua a frequência de troca. Além de garantir a segurança na estrada. 

2.  Coloque sempre pneus novos no eixo traseiro

Isso ajudará os motoristas a manter o controle de seus carros em estradas molhadas. Não importa se você está dirigindo com tração dianteira, tração traseira ou tração nas quatro rodas, a física sempre vence.

Os pneus novos possuem melhor aderência à pista, por isso, ao colocar os pneus novos na parte traseira do veículo, você permite que o veículo tenha melhor estabilidade em pistas molhadas em dias chuvosos. 

3.  Mantenha a pressão dos pneus no nível recomendado pelo fabricante

Essa é uma das mais importantes dicas de como fazer a manutenção preventiva dos pneus. 

A baixa pressão dos pneus pode fazer com que eles percam a aderência em superfícies molhadas e chuvosas. Quanta pressão seus pneus precisam? Procure o número no manual do proprietário ou na porta do carro.

4.  Verifique a pressão dos pneus regularmente

A pressão dos pneus deve ser verificada ao menos uma vez por mês, ou seja, a cada 30 dias. Além de ser verificada antes e depois de viagens longas. 

Os pneus calibrados com a pressão inadequada acabam por perder a sua aderência à pista, o que pode causar acidentes e danos ao veículo, além de sérias consequências para os passageiros. 

5.  Quando trocar o pneu?

Verifique regularmente a profundidade do piso do pneu. Isso ajudará a manter uma boa tração em estradas molhadas. Caso o pneu tenha atingido o piso de 1,6 mm, esse é o momento ideal de realizar a troca do mesmo. 

Além disso, se observar que a borracha possui ranhuras, rachaduras, prego preso ou protuberâncias, este será o momento em que também é preciso realizar a troca dos pneus de forma urgente. 

6. Alinhamento e balanceamento

O alinhamento das rodas e balanceamento dos pneus são serviços essenciais para garantir que o veículo esteja em boas condições para ser conduzido. Ambos os serviços devem ser realizados sempre que o proprietário for realizar a troca ou rodízio dos pneus do veículo. 

Sem realizar esses serviços de acordo com a recomendação do fabricante, você estará colocando em risco a vida dos passageiros e outras pessoas na estrada. Portanto, não negligencie a necessidade de realizar os mesmos. 

Procure uma oficina mecânica de confiança para realizar o alinhamento e balanceamento dos pneus do seu veículo. 

Em relação a verificar a pressão e calibrar os pneus, ambos são serviços simples de manutenção preventiva que podem ser realizados pelo proprietário do veículos, mas serviços mais específicos como o alinhamento e balanceamento, o indicado é sempre procurar por um profissional.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!