DICAS

Como fazer a gestão de contratos em seu escritório

Veja como conseguir resultado em suas ações.

Bárbara
Publicado em 29/10/2021, às 10h05 - Atualizado em 01/11/2021, às 12h09

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A gestão de contratos é um processo que faz parte da rotina de qualquer empresa, especialmente aquelas que trabalham com muitos clientes como escritórios de contabilidade ou advocacia.

Para garantir que a empresa consiga alcançar os resultados pretendidos, é importante pensar em formas de otimizar o processo de trabalho, o que inclui uma administração contratual com o objetivo de reduzir riscos operacionais, identificar novas tendências e até mesmo impedir problemas futuros.

Esse tipo de gestão ajuda a identificar a qualidade dos documentos referentes à contratação, o que garante uma estrutura de mais qualidade para que as atividades da companhia possam ser executadas sem nenhum tipo de problema.

Por conta disso, a gestão de contratos acaba se tornando um conjunto de procedimentos que tenta tornar o processo de trabalho mais eficiente, identificando e lidando com as variáveis de uma contratação e otimizando estas etapas.

O processo envolve todas as atividades relacionadas a uma contratação, desde os estágios iniciais de negociação entre as partes envolvidas no projeto até o acompanhamento da entrega da contratação, seja em forma de produtos ou serviços.

Esse tipo de trabalho acaba sendo muito importante não só para os escritórios que estão lidando com a gestão de contratos, mas para os próprios clientes, que poderão tirar dúvidas e ter uma documentação muito mais clara para todas as etapas do processo, desde a primeira assinatura até uma alteração contratual razão social.

Os escritórios de advocacia e de contabilidade em particular dependem muito da assertividade de contratos para trabalhar com mais segurança, além de passar tranquilidade para seus clientes e fornecedores.

É possível lidar com suas atividades corporativas muito mais facilmente quando elas estão amparadas pelas regras do contrato, permitindo que cada uma das partes entenda suas necessidades e seus processos de trabalho.

Entretanto, a assinatura é apenas uma das etapas do processo de gestão, que precisa ainda avaliar uma série de detalhes para garantir que o gerenciamento de cada contrato será realizado da maneira certa, garantindo o cumprimento de cada cláusula.

Por isso, a gestão de contratos acaba ajudando a diminuir o impacto financeiro, eliminando uma série de custos que não são necessários para a elaboração do trabalho e reduzindo a chance de erro, o que evita prejuízos para as empresas.

Além disso, a gestão de contratos ainda tem um importante impacto para melhorar a imagem da corporação no mercado, tanto para clientes quanto para parceiros e fornecedores.

Quanto mais profissional a empresa parecer, maiores são as chances de aumentar sua clientela e contratar factoring para ajudar no processo.

Alguns ambientes comerciais exigem uma seriedade e profissionalismo maiores, uma vez que lidam com setores financeiros ou jurídicos de muitas companhias.

Por isso, trabalhar com esse tipo de recurso de maneira assertiva é muito importante para que você consiga resultados em suas ações.

Fazendo uma gestão de contratos

Existe uma rotina que deve ser seguida para que você aplique a padronização de seus contratos e uma gestão mais eficiente, e para isso, é preciso que sua companhia consiga aplicar uma série de técnicas e dispositivos legais.

Para realizar uma gestão eficiente e adequada, é preciso estar de acordo com estes padrões de criação e trabalhar para que suas estruturas estejam de acordo com seus objetivos.

Dessa forma, é possível fazer uma gestão muito mais eficiente, trabalhando com passos importantes que devem ser seguidos e adaptando-os à realidade de seu escritório para otimizar ainda mais este processo utilizando automação de escritório, por exemplo.

É importante ter em mente que nem sempre os resultados serão iguais, uma vez que cada empresa é única no mercado. Entretanto, esse tipo de padronização diminui consideravelmente as chances de erro a longo prazo.

Assim, você consegue mais segurança para elaborar e trabalhar com os contratos de sua companhia como um todo.

Planejando um contrato

Em qualquer ação que você pretende realizar em sua empresa, o planejamento é uma etapa fundamental. Isso não é diferente com a elaboração do contrato, uma vez que existem várias informações que devem ser levadas em conta nessa primeira etapa.

A elaboração do contrato em um escritório de contabilidade em São Paulo deve ser feita com muita atenção, tomando cuidado para que todas as questões relacionadas ao tipo de trabalho, direitos e deveres de cada parte sejam muito bem definidas, evitando assim problemas no contrato. 

É aqui que são definidos:

  • Cláusulas;
  • Condições;
  • Objetivos;
  • Obrigações.

Além de prazos e sanções possíveis para garantir o funcionamento do contrato, esse tipo de planejamento garante uma redução de erros expressiva, o que torna a celebração do contrato muito mais adequada para ambas as partes.

Redigindo o contrato

A redação do contrato deve ser clara e conter todas as informações relevantes para que nenhuma das partes se sinta prejudicada no processo de execução desse tipo de atividade. Por conta disso, é muito importante que essa redação seja impecável.

Ter o suporte de um especialista jurídico em redação contratual é uma excelente maneira de garantir mais tranquilidade e assertividade em cada etapa do contrato de seu escritório de contabilidade imposto de renda, garantindo que o conteúdo não terá interpretações dúbias que possam comprometer o documento.

Negociando entre as partes

Esta é uma das etapas mais fundamentais do fluxo de criação de contratos, uma vez que aqui ambas as partes podem solicitar alterações, discutir etapas como cronograma, valores e outros detalhes, e garantindo que o contrato esteja adequado para todos os envolvidos.

Nesta etapa, é importante que você trabalhe com um canal amplo de comunicação, que permita que todos os celebrantes do contrato tenham clareza e agilidade para tirar suas dúvidas e dar novas sugestões.

Esse tipo de ação é muito importante para garantir transparência na hora de apresentar o contrato, que deve ser analisado minuciosamente por cada pessoa responsável pelos elementos em pauta.

Com isso, você consegue agilizar também o processo de correção, garantindo que o documento final será entregue com prontidão para todos os envolvidos no processo, que passarão para a etapa de aprovação do contrato.

Uma vez que todos estejam satisfeitos e de acordo com todas as cláusulas estipuladas, é o momento de elaborar o documento final, onde o contrato é celebrado através da assinatura de todos os celebrantes afirmando sua concordância com o contrato.

Efetivação do contrato

Engana-se quem pensa que o trabalho de gestão de contratos encerra quando é realizada a assinatura dos mesmos. Esse trabalho de gerenciamento é responsável por providenciar todos os recursos necessários para que o contrato possa ser levado em frente.

A maior parte do trabalho de um gestor de contratos é entender esse elemento em particular, uma vez que é necessário que o gestor acompanhe as etapas do processo e garanta que ele será cumprido de forma integral.

Normalmente, em alguns escritórios de advocacia e contabilidade, um profissional ou a terceirização gestão financeira é responsável especificamente para avaliar e identificar cada contrato da empresa, garantindo que eles estão seguindo o combinado.

Diante disso, você pode trabalhar com muito mais efetividade em suas ações, tendo a segurança de que os contratos assinados terão mais qualidade nesse processo e estarão protegidos pelas cláusulas destes documentos.

Aditivos ao contrato

O mercado está em constante movimento, o que acaba gerando muitas mudanças na forma de agir e de trabalhar, e esse tipo de ação tem impacto direto nos contratos que você efetiva ao longo do tempo.

Para evitar forçar todas as partes a passarem pelo longo processo de assinatura de contrato a cada mudança que é realizada, seja por conta do trabalho em si ou de algum avanço tecnológico ou social que modifique a estrutura da ação.

Nestes casos, o ideal é utilizar uma ferramenta conhecida como termo aditivo. Ele nada mais é do que um contrato de menor porte, que também é discutido e acordado entre todas as partes e assinado para ter sua validade.

Então, este termo aditivo é anexado a um contrato existente, que permite que você faça modificações em partes do contrato anterior ou incluir novas funcionalidades para mantê-lo atual e funcional para todos os envolvidos.

Considerações finais

A gestão de contratos é uma peça-chave para qualquer escritório de advocacia ou de contabilidade que deseja se tornar competitivo no mercado, garantindo que todos os acordos realizados pelas companhias sejam devidamente respeitados.

Para isso, ter um profissional qualificado e experiente em contratos é um excelente diferencial, uma vez que esta pessoa saberá exatamente como lidar com detalhes e pormenores de contratos e conseguirá apresentar um recurso de qualidade quando necessário.

Além disso, usar a tecnologia como uma ferramenta através de um software de gestão financeira tem se tornado cada vez mais comum no ramo, com sistemas e inteligências artificiais focadas em auxiliar a gestão de contratos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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