Como evitar problemas causados pelo tempo seco

Meses de julho e agosto marcam a temporada de estiagem em boa parte do país

Henrique Gear SEO
Publicado em 21/07/2020, às 07h40 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h18

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

O inverno no hemisfério Sul do planeta começa no dia 21 de junho e vai até 23 de setembro. Este é o momento em que muitos voltam a para manter a temperatura da casa e do trabalho mais agradável, especialmente, para quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro — em que as temperaturas ficam mais baixas.

Os meses mais frios da estação, contudo, são julho e agosto, em que o ar também fica mais seco devido a sua baixa umidade. Há quem adore o inverno e outros que prefiram o verão. Contudo, o tempo seco afeta a todos de uma forma ou de outra. Pele, cabelo, unhas e até condição respiratória podem ser afetados durante os dois meses citados.

A boa notícia é que medidas muito simples podem ser adotadas para amenizar  o impacto desses problemas que acompanham a vinda do tempo seco. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você continue se cuidando e curta o friozinho com mais saúde e bem-estar.

Hidrate-se

Essa é uma recomendação que já estamos acostumados a ouvir nos meses de verão. As temperaturas elevadas, inclusive, nos deixam com mais sede, por isso a dica é tão associada à estação mais quente do ano. O fato é que se hidratar deve ser algo constante durante todo o ano.

Beber a quantidade recomendada de água, em média, dois litros por dia, vai manter sua pele viçosa ao longo do ano. No inverno, em especial, uma pele hidratada de dentro para fora vai te ajudar a não ficar com a cútis ressecada. Também é importante que a hidratação seja feita externamente.

Escolha um creme confiável para o seu tipo de pele e não hesite em usá-lo regularmente. Dê atenção redobrada para regiões mais propensas a ficarem ressecadas, tais como joelhos, cotovelos e axilas. Pele seca, principalmente, em regiões de atritos, podem trazer ferimentos e até complicações maiores no futuro.

Passe filtro solar

Outra dica que parece de verão, porém deve ser considerada o ano todo é o uso do filtro solar. Pode não parecer, mas, mesmo em dias frios e nublados, somos atingidos pelos raios ultravioletas do Sol. Vale ressaltar que a região Sudeste do Brasil é uma das áreas do planeta com maior incidência desse tipo de radiação.

Nesse caso, a atenção deve ser redobrada. Assim como a escolha do hidratante corporal, o filtro solar deve atender às necessidades do seu corpo. É recomendado que se consulte um especialista para que ele indique o produto mais adequado para o seu tipo de pele, considerando, ainda, a região do Brasil em que você mora.

Vale dizer que muitos protetores solares também são hidratantes, e existem diversas opções dermatologicamente testadas. Isso pode te ajudar tanto a economizar, quanto a aplicar menos produtos na sua pele.

Use protetor labial

Clássico do inverno, o uso do protetor labial é uma recomendação conhecida para os meses secos. Isso porque a região dos lábios tem a pele mais fina de todo o rosto e não possui glândulas sebáceas. Ou seja, não existe um sistema de lubrificação natural do corpo que proteja a boca, como acontece na maior parte de nossa pele. 

Por isso, a boca é uma das partes do corpo que mais são afetadas com o tempo seco. A desidratação dos lábios pode, inclusive, criar pequenas feridas e rachaduras. Elas, por sua vez, podem ser um substrato de contaminação para vírus e bactérias oportunistas, além, é claro, do incômodo e do desconforto estético que causam.

Muitos protetores labiais vêm, inclusive, com proteção solar. No entanto, para quem gosta de produtos com menos componentes químicos, a cera de abelha e a manteiga de cacau são ótimas pedidas.

Além de serem produtos baratos, eles vêm em pequenos bastões, como um batom. Isso facilita o uso e o possibilita deixá-lo sempre na bolsa para quando precisar aplicá-lo e não estiver em casa. 

A dica final é tentar ter a garrafa de água, o hidratante corporal, o filtro solar e o protetor labial sempre por perto. Assim, você manterá a saúde da sua pele onde quer que esteja.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!