Como estabelecer políticas de qualidade para produtos e serviços?

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 24/04/2023, às 17h21 - Atualizado em 25/04/2023, às 13h49

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Para que hoje uma empresa demonstre qualidade e um compromisso com os serviços e produtos que ela disponibiliza, as políticas de qualidade são um fator extremamente necessário e elas costumam dizer muito sobre as intenções e objetivos dos negócios.

Diferente do que muitos pensam, a política de qualidade não é apenas um simples documento que geralmente é arquivado nos e-mails e conteúdos que as empresas realizam.

A política de qualidade na verdade vai muito além desses fatores e representa a missão, visão e valores de um negócio, sendo até mesmo um parâmetro na melhoria contínua dos processos e da tomada de decisões.

Ou seja, para garantir que os procedimentos em sua empresa, por exemplo, de válvula de retenção sigam um padrão que resultem em um reconhecimento e propagação no mercado, a política de qualidade tem um papel determinante e deve sempre estar em destaque.

Afinal de contas, essa qualificação e fatores destacados possibilitam que a corporação analise o comprometimento com a política de qualidade e até mesmo o melhor, caso essa relação não esteja satisfatória.

Por isso, para que uma empresa se destaque e tenha relevância e impacto diante do mercado, a política de qualidade deve sempre estar em evidência, apresentando orientações, intenções e os objetivos que são ligados a qualidades.

Logo, ao pensar e considerar esses fatores, hoje iremos falar justamente sobre a política de qualidade, evidenciando sua significação, como estabelecer uma política de qualidade e alguns exemplos que tendem a demonstrar e deixar evidente esse fator. Confira!

O que é a política de qualidade?

Antes de iniciar a elaboração de alguns passos para estabelecer a política de qualidade, é importante ter esse conceito bem definido, pois devido a sua importância e proporção, é essencial conhecer as características desse termo.

A política de qualidade é descrita como algo que tende a guiar e influenciar a forma com que uma organização é conduzida e geralmente realiza as suas ações e estratégias diante do mercado.

Além do mais, a ISO 9001 exige que as empresas tenham uma política de qualidade bem definida e divulgada, pois esse fator é justamente o que permite a sua empresa demonstrar seu compromisso com a qualidade dos produtos e serviços em questão.

Geralmente quando se considera a elaboração e criação da política de qualidade, essa responsabilidade é justamente da alta direção e das pessoas que têm mais influência dentro das empresas.

Entretanto, por mais que essa responsabilidade geralmente seja da alta direção, ao imaginar sua empresa que trabalha com zincagem a frio, alguns critérios podem ser fundamentais para realizar essa criação e ter o máximo de assertividade, sendo eles:

  • Seguir o contexto da organização;
  • Permitir o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
  • Criação de objetivos mensuráveis;
  • Comprometimento em satisfazer os clientes.

Logo, ao destacar esses pontos, fica claro que a política de qualidade vai muito além de um documento e ela realmente coloca em destaque o compromisso do seu negócio com a qualidade através de cada serviço e conteúdo disponibilizado.

Por isso, diante da importância e proporção que as políticas de qualidade possuem, é essencial estabelecê-las em seu negócio e contar com muita assertividade diante das estratégias e ações que venham ser realizadas.

Como estabelecer uma política de qualidade?

Como até mesmo foi dito e evidenciado, a política de qualidade deve ser desenvolvida pela alta direção de uma empresa, pois essas pessoas são referência em termos de orientações, intenções e objetivos previstos para a qualidade.

Com isso, para te auxiliar e fazer com que se tenha um direcionamento ao estabelecer a política de qualidade, confira alguns aspectos que tendem a ser fundamentais diante desse processo.

1 – Alinhe a política ao propósito e ao contexto da organização

Um dos aspectos fundamentais para ter uma política de qualidade eficiente e totalmente assertiva é alinhar a política aos objetivos, propósitos e o contexto que a sua empresa possui.

Sua rigorosidade deve corresponder justamente a demanda por qualidade de cada negócio, pois é exatamente esse fator que tende a tornar a política da sua empresa única e totalmente diferente das demais.

Quando imaginamos as organizações, sejam elas de tecnologia ou até mesmo de esteira transportadora, elas são compostas por contextos diferentes, e justamente por isso elas demandam de uma gestão estratégica própria.

Até mesmo por esse fator que a política de qualidade deve ser constantemente revisada e atualizada, se mantendo sempre relevante e de acordo com o cenário e as estratégias adotadas pela marca.

2 – Apoie seu direcionamento estratégico

É de extrema importância e um fator decisivo que a política de qualidade da sua empresa reforce o direcionamento estratégico do negócio e deixe esse fator ainda mais em evidência.

Ao invés de somente focar no volume de vendas ou nos preços que serão estabelecidos, é essencial ter como principal foco a qualidade, pois é através dela que esses outros fatores serão apenas consequência dos esforços em seu negócio.

Por exemplo, se o objetivo da sua empresa que trabalha com grelhas de ferro fundido é desenvolver uma marca que seja reconhecida pela confiabilidade e qualidade nas entregas, ela precisa redobrar os cuidados com a sua política.

Afinal de contas, a política de qualidade é justamente a responsável por orientar as decisões diárias e individuais de cada colaborador, proporcionando uma base e o máximo de confiabilidade através de cada momento.

3 – Tenha uma estrutura para estabelecer objetivos da qualidade

Os objetivos da sua empresa devem seguir uma estrutura clara e objetiva, fazendo com que cada colaborador consiga ter consciência em relação às prioridades dentro das exigências de qualidade dentre a empresa.

Além do mais, ao construir uma nova política de qualidade ou implementar alguma alteração nesse processo, a liderança deve estar atenta a essa estrutura, colocando no papel justamente aquilo que importa para a empresa.

Ou seja, ao possuir uma empresa de eletroduto corrugado, é importante ter em mente que a qualidade pode vir dos métodos e técnicas entregas, dos fornecedores de materiais, da qualidade dos maquinários utilizados ou até mesmo dos treinamentos que o seu negócio realiza.

Entretanto, a política de qualidade e todos esses fatores só tendem a estarem funcionando de uma forma precisa e totalmente eficaz se houver essa estruturação e organização destacada.

4 – Inclua o comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis

De nada adianta estabelecer uma política de qualidade que não seja real e não traga de fato uma meta alcançável e possível de ser realizada.

Ou seja, para que a política de qualidade do seu negócio funcione e dê bons resultados é preciso ser extremamente realista diante da construção e elaboração da política.

Sendo assim, ao estar realizando uma política de qualidade para a sua empresa que trabalha com diligenciamento é de extrema importância estimular o comprometimento com requisitos que sejam alcançáveis, especialmente no que diz respeito aos recursos disponíveis.

Muitos gestores e líderes acabam estabelecendo metas de política de qualidade que não correspondem ao cenário em que a empresa vive, o que geralmente gera a desmotivação e a ineficiência nesse processo.

Por isso, para que a política de qualidade seja estabelecida com eficiência e o máximo de assertividade, é essencial considerar a realidade que a empresa vive e estabelecer objetivos que sejam reais e totalmente alcançáveis.

Como a política de qualidade se relaciona com a ISO 9001?

A ISO 9001 é um sistema de gestão que tem como seu principal objetivo auxiliar a otimizar os processos dentro de uma empresa, atribuindo muito mais agilidade e eficácia no desenvolvimento de produtos e serviços.

O resultado dessa agilidade ao considerar, por exemplo, o lançamento de uma seladora manual, é justamente o sucesso do negócio, que tende a satisfazer as expectativas dos clientes e estar de acordo com aquilo que o público espera da sua empresa.

Além do mais, o ISO 9001 também funciona como um instrumento de apoio ao gestor, tendo um papel fundamental tanto na identificação quanto na correção de processos que se mostram ineficientes.

Por isso, seja uma empresa que trabalha com materiais esportivos ou uma empresa que trabalha com tubo quadrado, ao ter o desejo de melhorar a gestão das suas atividades, a ISO 9001 tem um papel fundamental e deve ser considerada.

Sendo assim, ao optar por implementar a ISO 9001 é preciso ter em mente que qualquer decisão tomada a partir da política de qualidade da sua empresa deve resultar em dados mensuráveis.

Logo, a partir dessa quantificação seu negócio tende a avaliar o comprometimento das equipes com o sistema de gestão, tendo relatórios e dados que demonstram a eficiência da política de qualidade em sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!