Como estabelecer políticas de gestão do conhecimento?

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Mateus
Publicado em 24/04/2023, às 17h28 - Atualizado em 25/04/2023, às 13h51

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Para uma empresa que lida com um grande número de dados, produzindo informações que alimentam setores diversos e conseguem trazer inúmeras melhorias, realizar a gestão do conhecimento é mais que necessário, tornando-se vital para o sucesso do negócio.

Na era da tecnologia, a geração de informações, sobre os mais variados assuntos, se sobrepõe cada vez mais, expondo todas as pessoas que estão presentes no mundo virtual a assuntos dos quais têm ou não interesse, e entregando cada vez mais dados sobre isto.

É muito comum que os assuntos mais específicos, como o funcionamento de uma fossa séptica, por exemplo, estejam nas mãos de pessoas comuns, que levam uma vida totalmente distante da realidade daquele assunto.

Essa geração de informações em massa não passa ilesa de uma estrutura empresarial, mas como considerar o que realmente é importante dentro deste cenário ou que poderia ser dispensado?

É pensando nesse ponto que surge a necessidade da implementação de uma gestão do conhecimento.

O que é gestão do conhecimento?

Em uma empresa de auditoria contábil, uma auditoria de um processo em uma grande organização, onde foram levantados dados a respeito das finanças do negócio, ao passar a informação para a organização, os auditores enviaram um diagnóstico com as análises.

Neste processo de envio do diagnóstico, a empresa contratada gerou informações para a marca, e a partir desse conteúdo a empresa contratante obterá um conhecimento sobre o status da sua situação financeira e assim baseará as suas ações.

Portanto pode-se notar que o conhecimento é o entendimento que pode ser retirado a partir de determinadas informações, fazendo sentido com a situação atual, futura e histórica da organização que está interpretando cada informação.

Importância da gestão de conhecimento

Quando uma empresa deposita esforços em qualquer setor de sua atuação, ela irá gerar dados determinados e utilizá-los para gerar conhecimento, o que pode explicar tamanha importância dessa área para um negócio.

Para uma empresa que realiza o desembaraço aduaneiro de mercadorias, por exemplo, e utiliza suas atuações passadas para servir de histórico para solucionar novas questões, ela está investindo diretamente em economia de tempo e recursos financeiros.

Essa utilização de histórico é justamente uma ótima aplicação de gestão do conhecimento adquirido em prol do negócio, pois ela serve para aproveitar os dados gerados pelo negócio e usar em prol dele mesmo.

Funções da gestão de conhecimento

Em uma empresa existem diferentes fontes de geração de conhecimento, sejam plataformas de coleta de dados, pesquisas constantes de feedbacks ou até mesmo times específicos para receber feedbacks de melhorias a qualquer momento.

E todas estas formas geram um volume de informações que podem gerar conhecimento sobre diversas áreas e assim podendo ser aplicado onde existem necessidades de atuação.

Algumas outras funções para a gestão de conhecimento podem ser:

  • Capturar conhecimento;
  • Acesso ao conhecimento;
  • Aprimoramento do ambiente organizacional;
  • Valorização do conhecimento;
  • Promoção da educação corporativa.

A captura do conhecimento serve como uma base de dados onde as informações poderiam ser guardadas. Em uma empresa de aluguel de empilhadeira a gás, por exemplo, uma base de clientes recorrentes poderia ser uma forma de capturar o conhecimento.

Quando o conhecimento é armazenado, é preciso também facilitar o acesso a esse conhecimento, sendo dividido entre todos os interessados que fazem parte do ecossistema da empresa.

A geração de conhecimento auxilia na construção de toda a cultura organizacional, proporcionando um ambiente de colaboração e compartilhamento entre todos, conseguindo também o objetivo de valorizar todo o conhecimento que dita o espaço organizacional.

O intuito de dividir conhecimento com todos os colaboradores faz com que a educação corporativa seja incentivada e o conhecimento possa ser disseminado além da prática de treinamentos.

Como implementar uma gestão de conhecimento?

Mesmo empresas que já possuem o conhecimento como base de sua atuação, como um serviço de consultoria ambiental, por exemplo, precisa organizar sistematicamente uma forma de gestão de todo esse conhecimento obtido com as ações desenvolvidas.

Para que esse conhecimento seja aproveitado em toda a sua extensão, é preciso criar uma metodologia que busque atingir todos os objetivos do negócios, entregando doses de conhecimento em todas as fases.

Conheça abaixo algumas dicas de ações que podem promover a construção da gestão de conhecimento em um negócio.

Diagnóstico da empresa

Entender o momento atual do negócio é o ponto de partida para iniciar uma jornada de valorização ao conhecimento. É necessário que a empresa conheça todos os seus pontos de interesses internos, para que as ações desenvolvidas possam ser direcionais.

Um escritório só verá a necessidade de atualizar seu controle de jornada para um relógio de ponto, por exemplo, quando analisar os KPIs obtidos sobre visão de jornada, transformando esses números futuramente em conhecimento sobre o próprio negócio.

Existem alguns pilares que precisam ser levados em consideração no momento do diagnóstico da situação atual da empresa, sendo eles:

  • As pessoas;
  • Os processos;
  • O conteúdo;
  • A cultura;
  • A tecnologia.

Cada um desses pontos pode ser um gerador de conhecimento, basta a empresa interpretá-los como tal e dar a devida importância a cada um deles.

Planejamento das ações

É sempre válido ressaltar que a gestão do conhecimento baseia-se em ações concretas, que poderão ser mensuradas posteriormente e que realmente tragam resultados satisfatórios para a organização que as implementa.

Sendo assim, essas ações precisam passar por um período de planejamento, onde elas irão ser pensadas de forma estratégica para poupar recursos de todos os tipos e ainda garantir a entrega de bons resultados.

Depois de feita a avaliação das questões referentes ao negócio, terão dados suficientes para criar as ações mais prioritárias, nesse momento é importante definir quais são e quem será responsável por garantir a sua execução, deixando então as ações estratégicas.

Realização de testes

Quando uma equipe de recuperação de áreas degradadas, por exemplo, realiza um teste em um determinado tipo de solo, ela quer entender que tipo de material pode ser útil naquela amostra, portanto ela segue o método da tentativa e erro.

Nestes testes o objetivo é sempre descobrir através da experimentação o que realmente funciona e descartar o que não apresenta resultados satisfatórios, no âmbito da gestão do conhecimento, esse método também pode ser muito útil.

No momento do planejamento das ações podem ser definidas algumas atividades que podem ou não oferecer resultados reais, para descobrir isso é preciso colocá-las em prática em forma de teste, como um programa piloto.

Nesse momento serão colhidos feedbacks da amostra dos funcionários expostos a essa ação, e assim melhorar as diretrizes para os demais projetos que serão colocados em prática, garantindo, portanto, o maior percentual de sucesso.

Criação de canais de comunicação

Uma empresa é formada pelos mais distintos grupos e áreas de atuação, em uma fábrica, por exemplo, existem desde pessoas operadoras de empilhadeira elétrica, até chegar aos Recursos Humanos e demais pessoas do time de gerenciamento.

Por esse motivo é de se esperar que os grupos diversos necessitem de estratégias diversas para que o conhecimento seja difundido para todos. Nesse caso, a criação de canais de comunicação que considerem cada grupo pode ser eficiente.

Estes canais funcionarão como um caminho de mão dupla, em que os funcionários poderão acioná-los para dar feedbacks ou tirar dúvidas sobre as estratégias voltadas para a disseminação do conhecimento, assim como poderão receber informações sobre as ações.

Integração de dados

O primeiro passo para a geração do conhecimento é obter dados a respeito de um determinado assunto, em seguida esses dados serão transformados em informações que, quando usadas em um contexto específico, gerarão conhecimento.

Uma empresa, independentemente do tamanho, gera uma quantidade grandiosa de dados, seja sobre funcionários, negócios, clientes ou até mesmo do mercado. E para que a análise desses dados seja o mais assertiva possível, é preciso que eles estejam integrados.

A integração de dados evita os chamados silos de dados, onde existe uma quantidade de dados separados em espaços diferentes, quando o ideal é que eles estejam no mesmo ambiente e possam dividir até mesmo um espaço de comparação entre si.

Incentivo à inovação

Por estar inserido em um universo de tecnologia que concentra em todas as etapas de gerenciamento, se a empresa não adaptar-se a esse modelo, ficará em desvantagem com as demais marcas do mesmo mercado.

Essas aplicações da tecnologia promovem inovação aplicada ao negócio, é função da gestão do conhecimento promover ações que incentivem justamente a inovação entre os funcionários, promovendo conscientização e treinamento para lidar com as mudanças.

Portanto, realizar uma gestão do conhecimento eficaz trará para empresa benefícios voltados para o crescimento horizontal, onde todos os envolvidos serão altamente beneficiados e ainda podem colaborar com esse processo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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