Como escolher um bom fone de ouvido?

Confira algumas dicas

Mateus
Publicado em 27/06/2022, às 15h26 - Atualizado em 28/06/2022, às 13h32

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Se você deseja comprar um fone de ouvido novo, mas não sabe por quais características você deve procurar para ser um bom fone, este artigo é para você. Aqui vamos te dar algumas dicas de como fazer a compra de um bom fone de ouvido.

Vamos te ajudar a escolher o fone ideal, mas antes de começarmos a explicação, você deve saber para qual fim você deseja comprar um fone, por exemplo, se você quer o fone para trabalhar, jogar videogame, estudar, fazer exercícios, ou se quer apenas para ouvir suas músicas mesmo ou entre outras coisas.

Pois, para cada utilização existe um fone ideal para você, por isso é importante saber para qual é a finalidade desta compra. Isso vai evitar que o processo seja mais trabalhoso na hora de escolher o fone correto. Veja abaixo alguns dos fones existentes.

  • Fones auriculares;
  • Fones intra-auriculares;
  • Fones supra-auriculares;
  • Fones circumaurais.

São inúmeros os modelos, tamanho, cores no mercado hoje em dia e você também pode encontrar aparelhos de diferentes valores, desde do mais em conta até o mais caro, ou seja, que pode ir de R$10 até R$5.000, ou dependendo do modelo pode chegar a valer muito mais.

O que se atentar na hora de escolher um fone de ouvido?

Você deve sempre ficar atento às especificações técnicas na hora de fazer a compra do seu fone de ouvido, essas especificações estão descritas no manual do item. Mas também podem ser encontradas facilmente no site oficial do fabricante do fone.

Essas informações vão te dar uma estimativa sobre a qualidade e durabilidade que esse fone terá, por isso é muito importante levar essas especificações em consideração. Veja abaixo quais são as principais especificações que você deve se atentar.

Driver

De uma forma ultra compacta, o driver é como se fosse o alto-falante do fone de ouvido. Dessa forma ele é definido como um condutor sonoro com o objetivo de dar uma boa qualidade aos fones de ouvido, de uma maneira que isso não interfira no tamanho real do fone, pois a intenção é ele se encaixe nas orelhas e no canal auditivo.

E para que o fone seja de uma boa qualidade e entregue ao usuário uma boa experiência e para isso é preciso a peça necessita de ter um custo maior de fabricação. Isso porque é preciso minimizar o equipamento para que o fone realize um bom desempenho na hora de emitir o som. 

O fone de ouvido bluetooth normalmente acompanha microfones externos e geralmente o drive é bem amplo. A média para esse modelo é de 40 mm. E esse tamanho ajuda na hora da fabricação, pois facilita o manuseio e com isso o preço também acaba se tornando menor ao chegar no consumidor. 

Impedância

Essa é a especificação mais importante para determinar o volume do fone de ouvido, isso se deve, pois a medição é feita em Ohms e necessitam ter um valor menor que 20 para mostrar ou consumidor a altura que vai ser alcançado com o item escolhido. Ou seja, quanto menor a quantidade de Ohms a chance do fone ter um volume mais alto é maior.

Decibéis

Para que possamos saber qual é a intensidade geral do som e também o volume que o fone de ouvido pode chegar, o decibel é a medida certa para se usar. O ouvido tem um limite máximo e mínimo de decibéis que pode ser atingido e que os ouvidos não sofra nenhum dano permanente, esse limite é de 80 db.

Resposta de frequência

Assim como os decibéis, nossos ouvidos também tem um limite de frequência, isso se deve, pois nossos ouvidos conseguem identificar níveis entre 20 Hz e 20.000 Hz (20 kHz) é por esse motivo que os fones de ouvidos devem reproduzir no mínimo essa capacidade máxima. 

Por outro lado, há alguns modelos mais modernos que fazem essa variação ser um pouco maior, isso porque atingem frequências menores que 20 Hz e acima de 20.000 Hz, com isso o volume fica bem mais alto e é possível ouvir maiores detalhes das músicas.

Conector

Do ano de 2018 para cá, ficou cada vez mais frequente os fones de ouvido sem fio (TWS) e de ótima qualidade, isso fez com que os consumidores ficassem mais exigentes com o tempo e alcance de resposta do aparelho usando esse tipo de frequência.

Contudo, é preciso ressaltar que com essa alternativa comumente é possível encontrar alguns modelos de grande atuação, onde há um conector de 3,5 mm (P2), como, por exemplo, os headsets que acompanham o microfone.

Por outro lado, os fones de ouvidos mais profissionais, como, por exemplo, o Sennheiser HD 560S, é possível encontrá-los com um cabo de uma das pontas de 6,5 mm (P10), que serve para plugar em violões, caixa de som, entre outros equipamentos que sejam compatíveis.

Leve essas especificações em consideração que com certeza você fará uma boa escolha na hora de comprar seu fone de ouvido.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!