DICAS

Como escolher o smartphone ideal para você

Dicas do que levar em conta antes de comprar um aparelho novo.

Henrique
Publicado em 04/11/2020, às 16h02 - Atualizado em 06/11/2020, às 11h48

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem Como escolher o smartphone ideal para você

Nos últimos anos, o mercado de tecnologia explodiu com novidades, trazendo até produtos nunca pensados, como tablets e relógios inteligentes. Com isso, escolher o smartphone ideal ficou um pouco mais difícil, pois as opções aumentam a cada dia, assim como a variedade de preços.

Então, o que considerar na hora de escolher o smartphone perfeito? Neste texto, você vai descobrir algumas dicas que podem te ajudar antes, durante e depois da compra. Vale lembrar que o preço nem sempre é um bom indicador, mas fique sempre de olho para não ser enganado.

Modelos de smartphone

Para entender qual é o tipo de smartphone que mais se encaixa no seu perfil, é necessário saber as principais diferenças entre os modelos disponíveis no mercado hoje.

Básico: como o próprio nome já diz, este modelo oferece funções essenciais para qualquer smartphone: ligações, envio de mensagens, aplicativos e câmera. Em geral, o design e o hardware não possuem nada muito avançado, o que o torna uma opção mais baratas para quem só precisa se comunicar no dia a dia.

Intermediário: possui uma boa diferença em relação ao anterior. O design é mais aprimorado, usando materiais como alumínio e vidro. Além disso, as opções de armazenamento interno, desempenho e câmeras são maiores.

Premium (ou topo de linha): o mais desejado de todas as categorias, é aquele que carrega as tecnologias mais recentes, unindo alto desempenho, design exclusivo e conjunto de câmeras de última geração.

Perfil de uso

Embora a métrica por idade não faça mais sentido nos dias atuais, vamos utilizá-la para exemplificar de forma mais fácil como cada modelo se encaixa no tipo de uso de cada um. Um smartphone básico seria mais indicado para a sua avó, que só precisa ligar diariamente para o restante da família.

Um modelo intermediário seria ideal para a sua mãe, que adora registrar vídeos e fotos da família, mas não faz questão de uma câmera perfeita. Além disso, poder usar as redes sociais e compartilhar mensagens é essencial para ela.

Por último, o modelo premium seria para o seu primo descolado e com um pouco mais de poder aquisitivo. Ele faz questão de ter um produto sofisticado e com as tecnologias mais recentes.

Pesquisa e compra

Depois de ter uma noção de qual perfil de usuário você se encaixa, é hora de pesquisar modelos e preços. Essa parece a parte mais difícil, pois você vai se deparar com um número gigantesco de possibilidades, mas a internet pode te ajudar muito nessa hora.

Você pode tanto buscar por blogs de tecnologia, que fazem rankings com os aparelhos de cada categoria, quanto pesquisar diretamente no site das marcas. Sabendo da sua necessidade, a decisão vai ficar por conta do design desejado e do preço de acordo com o seu orçamento.

Depois de escolher um modelo, o preço é o grande fator de desempate. Em épocas como a Black Friday, muita gente consegue comprar aparelhos melhores por um valor bem mais baixo. Contudo, dependendo da loja, qualquer mês pode ser bom para comprar um smartphone novinho em folha.

Suporte e garantia

Principalmente, para quem opta por modelos intermediários ou premiums, ter garantia de suporte estendida é mais que um bom negócio. Isso não significa que o aparelho vai dar problema a curto prazo, mas, caso aconteça, você pode contar com assistência técnica ou troca com mais segurança.

Algumas lojas até trabalham com troca de aparelhos, ou seja, após o lançamento de um modelo superior ao seu atual, você pode trocar o smartphone pagando a diferença de valor — isso, claro, se o seu dispositivo estiver em boas condições, e o valor restante for compatível com o limite do seu cartão.

Conclusão

Com tanta variedade no mercado atual, a decisão de compra é basicamente individual. Nada impede que um usuário básico compre um modelo premium ou que um perfil intermediário opte por um aparelho básico. Como dito anteriormente, o que acaba definindo a compra de um ou de outro é o preço.

Pela internet, em sites internacionais, é possível comprar aparelhos topos de linha, com mais funções, como câmeras superpotentes ou design mais refinado, pagando um preço mais convidativo. Na dúvida, converse com pessoas que possuem o aparelho desejado, compare opiniões e veja o que combina mais com a sua necessidade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!