MARKETING DIGITAL

Como escolher layout para um site profissional?

Confira algumas dicas para seu site

Mateus
Publicado em 01/02/2022, às 13h46 - Atualizado em 02/02/2022, às 10h27

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O layout para um site profissional deve possuir algumas características para que você consiga prender a atenção do usuário. Assim, a pessoa passa mais tempo na sua página e aumenta as chances de conversão. 

A criação de site profissional pode ser feita por especialistas ou contando com o apoio de plataformas que oferecem layouts. Com isso, basta escolher a que mais lhe agrada e fazer as substituições.

O que analisar em um layout para um site profissional

Há alguns elementos em um site que são adicionados para prender a atenção do usuário e gerar interesse. Então, feito isso, você deve encantá-lo com sua oferta para gerar a venda.

A seguir, veja quais elementos não podem faltar. Bem como, entenda o impacto que eles causam na experiência do usuário.

  • Layout intuitivo;
  • Call to action;
  • Imagens e vídeos;
  • Experiência do usuário.

Layout intuitivo

Quando se pensa em um layout na hora de criar site profissional é importante que ele seja intuitivo. Ou seja, que o usuário saiba o que deve fazer mesmo se for a primeira vez que acessa a página.

Ter esse cuidado para que o site seja intuitivo é o que pode garantir o sucesso de sua página. Isso porque, as informações e o caminho devem estar claras para o usuário. Assim, ele vai agir como o esperado.

Caso o layout não seja intuitivo e gere dúvidas, as chances do usuário abandonar a sua página são altas. Então, deixe tudo bem visível para que o tempo de permanência seja maior. 

Call to action

Outra coisa que não pode faltar em seu layout é um call to action claro. Ou seja, a chamada para uma ação, que pode ser a compra, o preenchimento de um formulário ou o download de algum material.

Apesar do call to action ser mais relacionado com o conteúdo, é importante que tenha destaque no layout. Portanto, pode aparecer em um botão ou usar outros elementos que fazem com que chame a atenção.

Ter o cuidado de pensar nesses pontos ao desenhar ou escolher o layout vai facilitar a criação do conteúdo. Afinal, os espaços já estão reservados para as informações. 

Imagens e vídeos

Usar imagens e vídeos no layout para um site profissional tornam ele mais atrativo e leve. Aliás, evite longos textos ou blocos de conteúdo. Isso pode fazer com que o usuário não fique muito tempo em sua página.

É importante que mescle com as informações o conteúdo audiovisual. Com isso, prenderá a atenção do usuário por mais tempo. Além disso, é um diferencial que seja um material próprio, ou seja, sem usar banco de imagens.

Ao criar suas próprias imagens e vídeos, o usuário cria uma conexão maior com a empresa. Então, é uma boa alternativa para mostrar quem está por trás de seu produto e/ou serviço.

Experiência do usuário

Por fim, esse é um dos pontos indispensáveis quando estiver escolhendo o layout. De modo geral, ele é a junção das demais dicas, trazendo algo agradável e simples para que o usuário navegue.

A experiência do usuário é o que pode fazer com que ele confie em seu negócio e efetue uma compra. Por exemplo, se ele entra em um site e não encontra nada, as chances de sair sem comprar nada são enormes.

Já se ele tiver uma experiência agradável, encontrar as informações de forma clara e um design atraente, as chances de compra são maiores. Então, isso impacta diretamente em seu resultado. 

É importante que durante o projeto você pense como o cliente. Assim, traçando o caminho que ele deve fazer ao entrar em seu site até a compra. Por fim, verificar se isso está claro e intuitivo para quem acessar. 

Escolhendo o layout para seu site

Além dos pontos citados, há algumas informações que são essenciais em um site profissional. Então, veja quais são e confira se o layout escolhido tem espaço para adicioná-las:

  • Catálogo de produtos e/ou serviços;
  • Quem somos;
  • Depoimentos de clientes;
  • Contatos da empresa;
  • Redes sociais;
  • Blog.

Esses são pontos que devem ser inseridos em seu site profissional. Portanto, é importante que seu layout contemple sessões para cada um deles. 

Não esqueça do teste

Agora que já sabe como escolher o layout é importante lembrar de testá-lo. Ou seja, fazer uma validação de todo o conteúdo para verificar se atende as necessidades de seus clientes.

Quando estiver com o layout para um site profissional pronto, convide alguém que represente o público-alvo. Então, peça que navegue pela página e veja seu comportamento. Com isso, poderá ver se ela atende ou não as suas expectativas.

É importante verificar se está tudo claro ou se o usuário está encontrando dificuldades. Caso esteja, faça todos os ajustes antes de colocar o site no ar.

Analise antes de escolher o layout para um site profissional

Verifique todas as dicas antes de escolher um layout para um site profissional. Assim, poderá definir o melhor para atrair o público e gerar bons resultados para sua empresa. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!