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Como elaborar uma estratégia de Copywriting?

Dicas de como elaboras uma boa estratégia de copywriting

Henrique
Publicado em 22/07/2021, às 13h40 - Atualizado às 14h48

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A estratégia de Copywriting é muito específica e tem como foco produzir textos persuasivos, que reforçam os esforços em vendas e marketing. Desse modo, seu principal objetivo é aumentar as conversões e as vendas.

Inclusive, muitas empresas desejam convencer o seu público usando estrategicamente as palavras. Elas querem encantar as pessoas e fazer com que os leitores sigam suas sugestões ao longo do texto.

Estes também são alguns dos objetivos do copywriting, mas, para trabalhar com ele, é necessário ter algumas habilidades.

É dessa forma que um conteúdo criado vai fazer a diferença para as estratégias de marketing de uma empresa. E por que ele faz isso? Porque ele aumenta o número de conversões e a rede de clientes e potenciais clientes do negócio.

A capacidade de atrair clientes depende da capacidade que você tem de criar bons conteúdos, mas, mais do que isso, os resultados em termos de conversões dependem do quanto o seu negócio é capaz de ser persuasivo.

O objetivo do copywriting é criar materiais persuasivos, por isso, se você quer ter bons resultados, precisa entender o seu conceito e como trabalhar com essa estratégia. E é exatamente sobre isso que vamos falar aqui. Confira o texto.

Entendendo o conceito de copywriting

Copywriting nada mais é do que uma estratégia de produção de conteúdo, que tem como foco convencer o leitor a realizar alguma ação.

O texto precisa ser persuasivo e utilizar gatilhos mentais que despertem o interesse de quem o lê, tendo como objetivo aumentar as conversões de uma empresa. E esses conteúdos podem ser:

  • E-mails;
  • Materiais de sites;
  • Anúncios;
  • Catálogos.

Mas apesar de parecer algo novo, esse trabalho surgiu com a definição do termo “copy”, em 1828 por Noah Webster, que nomeava algo original que deve ser imitado na impressão e escrita.

Quando pesquisamos, por exemplo, por porta de enrolar preço, encontramos vários materiais desse tipo. Mas para chegar até aqui, a expressão mencionada acima caiu em desuso, permanecendo apenas entre jornalistas e impressores.

Mas em 1870, surgiu o copywriter, um profissional que escreve anúncios, como forma de diferenciá-lo de um redator que escreve notícias.

No século XX, os copywriters passaram a ser redatores publicitários, que até hoje ajudam as empresas a conquistarem seus objetivos. Mas com a chegada do Marketing Digital, o Copywriting foi totalmente reformulado e passou a se distanciar da Publicidade.

A principal diferença entre eles é que, enquanto o copywriting utiliza uma chamada para ação forte em seus conteúdos, a redação publicitária pode ser definida como um anúncio de venda mais suave.

Também podemos dizer que o copywriting está mais para as estratégias de Inbound Marketing, enquanto a publicidade mantém o foco nas vendas diretas.

O CTA (Call To Action/Chamada para ação) é um dos principais elementos do copywriting, e é por meio dele que o texto é capaz de prender a atenção do leitor e fazer com que ele siga suas instruções.

Em outras palavras, os copywriters das empresas de logística SP, por exemplo, são profissionais que educam e capacitam a persona delas a respeito de seus serviços, e deixam claro que elas oferecem a melhor solução.

Mas tudo isso se constrói tendo como base de sustentação materiais ricos e de qualidade, como publicações de blog, infográficos, webinars, dentre outros.

Só que para criar esses materiais, é preciso investir nas estratégias certas, e vamos falar um pouco mais sobre elas no próximo tópico. Continue a leitura.

Dicas de Copywriting para o seu negócio

Escrever bem é essencial, mas só isso não basta para transformar um leitor em cliente. Quando produzimos conteúdos para Marketing Digital, independentemente de seu formato, precisamos seguir 3 mandamentos básicos.

O material precisa inspirar o leitor, criar um relacionamento entre ele e a marca e motivar os leitores a tomarem uma atitude em relação à solução (produto ou serviço).

Mas além de seguir esses 3 princípios, um fabricante de tacógrafo digital vdo, assim como qualquer outra empresa, também deve investir nas seguintes práticas:

Pesquisa

Os blogs não se tornam referência em um assunto contando com a sorte. Os blogs mais conceituados conquistam credibilidade porque produzem conteúdos incríveis e que satisfazem as necessidades de seus leitores.

Esse nível de material é proveniente de muita pesquisa e dedicação. É assim que se cria o melhor conteúdo, que seja realmente relevante para a persona, de modo a entretê-la e educá-la sobre a marca, seus produtos e serviços.

Objetivo

As publicações devem fazer sentido, ou seja, não é legal publicar posts indiscriminadamente. É necessário estabelecer objetivos e trajetos dentro do funil de vendas, de modo a orientar a maneira como os materiais serão postados.

Para manter o contexto de suas postagens, um fabricante de, por exemplo, máquina de alinhamento 3D deve trabalhar com um calendário editorial.

Por meio dele, é possível programar as publicações e o lançamento de campanhas de maneira estratégica, contando, inclusive, com feriados e datas comemorativas. E o calendário continua sendo importante, mesmo se a empresa automatizar suas ações.

SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzido como Otimização para motores de busca. São estratégias que têm como objetivo otimizar as páginas de um site para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

O SEO pode ser aplicado ao Copywriting por meio de diferentes estratégias, por exemplo, garantindo a melhor experiência para o usuário.

Neste caso, observamos a formatação do texto, o tamanho da fonte, seus aspectos visuais (imagens) e o design da página, tudo para garantir que o leitor compreenda o material produzido por uma empresa de, por exemplo, aluguel de carro para noiva.

Outro elemento importante do SEO no Copywriting é o uso das palavras-chave corretas, visto que dessa forma é possível garantir que os buscadores, como o Google, compreendam o assunto que está sendo abordado no texto.

Além do título, a palavra-chave deve aparecer na introdução, em interlúdios e na conclusão. Assim, sempre que o usuário fizer uma pesquisa usando o termo escolhido, seu conteúdo vai aparecer entre os primeiros resultados de busca.

Criar conteúdos exclusivos

Apesar de a internet estar cheia de informações, ela também está cheia de conteúdos repetitivos, e de nada adianta produzir apenas mais do mesmo.

Se o seu site ou blog fala sempre sobre os mesmos assuntos que também são falados por outras empresas do mesmo segmento, ele não vai chamar a atenção dos usuários

Por exemplo, uma empresa de higienização do ar condicionado se destaca e ganha a confiança dos leitores porque escreve textos exclusivos, que dificilmente são encontrados no blog do concorrente.

É importante ser criativo, fazer pesquisa e garantir um conteúdo único, com informações inéditas e relevantes para o seu público-alvo.

Analisar os resultados

A relação com o cliente não termina quando fechamos uma venda, certo? Portanto, o seu trabalho em copywriting também não termina depois que você posta o material.

Isso significa que é preciso acompanhar as métricas, ver se os conteúdos estão dando bons resultados, quais táticas precisam ser melhoradas e quais sua marca precisa evitar.

Quando são analisados os resultados, é possível tomar decisões mais assertivas e conseguir conquistar o sucesso para o blog.

Como melhorar ainda mais o conteúdo?

Um fabricante de protetor deslizante quinta roda, por exemplo, pode melhorar ainda mais seus conteúdos em copywriting usando algumas técnicas simples.

Uma delas é conhecer bem o público-alvo, ou seja, para quem deseja escrever. Para isso, é essencial que o seu negócio desenvolva uma persona, ou seja, um personagem que represente, de maneira fiel, o perfil de seu cliente ideal.

A persona deve ter um nome e contar com outras características bem definidas, como idade, sexo, hobbies, interesses, ocupação, dentre outras.

Além disso, é importante saber estabelecer o tom de voz e definir uma linguagem adequada. Com base na persona, fica mais fácil defini-los. Trabalhe bem o título dos seus conteúdos, pois ele é o primeiro contato que as pessoas terão com as publicações.

Ele pode começar com um número, por exemplo, “3 vantagens de usar lençol hospitalar de papel”. Também pode começar com uma pergunta, apresentar o tema, fazer uma provocação, dentre outras possibilidades.

Seus materiais precisam criar uma conexão com os leitores, e uma maneira de fazer isso é listar maneiras de fazer com que a pessoa sinta que o texto foi feito para ela.

Lembre-se de que o objetivo não é vender o produto ou serviço apenas, mas também mostrar para o visitante que o seu negócio pode resolver o problema dele.

Conclusão

É importante criar materiais ricos e relevantes para a audiência, mas é ainda mais importante persuadir os seus leitores e convencê-los a experimentar os benefícios do que você tem a oferecer, seja um conteúdo ou seu produto.

O Copywriting é a estratégia ideal para isso, e neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre ele e como trabalhá-lo do jeito certo. Seus resultados serão melhores e seus textos farão muito sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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