Como é o tratamento para o câncer de mama?

Descubra mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 08/04/2022, às 11h34 - Atualizado às 14h48

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O tratamento vai muito de cada caso, de cada estágio em que o câncer se encontra, por isso é necessário que você ao médico, faça exames, inclusive auto exame que você mesmo pode fazer é muito importante para fazer o diagnóstico do câncer.

É levado em conta também as condições de cada paciente, fatores como idade, comorbidades, estágio da menopausa, entre outros fatores. O tratamento vai depender em que estágio o câncer está, se o câncer for descoberto logo no início, tem mais chance de cura. 

E graças ao avanço da tecnologia que está totalmente a favor desses tipos de tratamento, hospitais, clínicas e laboratórios já contam com software para laboratório, que ajudam muito, para um melhor desenvolvimento, trazendo mais agilidade e simplicidade.

Há dois métodos para o tratamento de câncer de mama, que são eles:

  • Tratamento Local: Radioterapia e cirurgia e também a reconstrução mamária.
  • Tratamento Sistêmico: Hormonioterapia, terapia biológica e quimioterapia.

Como é feito o autoexame?

O autoexame é muito importante e você mesmo pode fazer em casa na frente de um espelho, vamos te ensinar passo a passo de como fazer esse exame.

Você pode sentir algum carocinho (nódulo sólido), sem dores e com bordas irregulares, pode ser um tumor maligno. Já o câncer de mama, pode ser muito sensível ao toque, redondo e macio, e podem ser até mesmo dolorosos. 

  1. Erga seu braço esquerdo e apoie em cima de sua cabeça;
  2. Com a direita você vai examinar a mama esquerda;
  3. Divida o seio em partes e examine cada uma dessas partes, cuidadosamente;
  4. Sinta a mama;
  5. Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
  6. Agora faça o mesmo na outra mama.

Porém, isso não invalida a necessidade de você ir ao médico e fazer exames mais específicos, mesmo porque pode passar algo despercebido que você não tenha notado.

Por isso, ao perceber qualquer carocinho incomum, procure um médico para o mesmo fazer o exame. Além do mais, indo ao médico você pode identificar mais rápido e fazer o tratamento, com mais chance de cura.

Estágios do Câncer

Os estágios do câncer de mama são numerados de acordo com a gravidade e chances de ser removido em cirurgia com sucesso.

Estágio I e II

Nessa fase do câncer o procedimento é o mais tradicional, que consiste na retirada do tumor em cirurgia ou fazer a mastectomia, que a retirada e reconstrução mamária.

E em algumas situações é recomendado que se faça a radioterapia, depois da cirurgia, para complementar o tratamento. E nos casos de mastectomia é recomendada a reconstrução da mama.

Estágio III

Nessa situação os pacientes já se encontram com tumores um pouco maiores, porém ainda são localizados, na maioria das vezes o tratamento é feito por meio de quimioterapia. E depois da resposta esperada é feita a cirurgia e radioterapia.

Estágio IV

O paciente que se encontra nesse estágio, já está com um câncer mais avançado, portanto a qualidade de vida do paciente deve ser levado em conta pelos profissionais, durante todo o processo de tratamento.

Nesse caso é necessário que a definição terapêutica procure um equilíbrio entre a resposta tumoral e o possível prolongamento de sobrevida. E também levando em conta os efeitos colaterais de todos os tratamentos.

Nesse estágio o câncer já virou uma metástase, que espalha o câncer por todo o corpo nos outros órgãos.

Como saber se você está curado do câncer de mama?

Ser curado do câncer é um propósito de todas as pessoas que são afetadas pela doença. Ao final de todos os tratamentos há grandes expectativas para saber se o câncer foi embora ou não.

Então vamos te explicar aqui quando o médico pode dizer se você está curado ou não. Antes que o médico oncologista dê esse diagnóstico, ele vai levar em conta alguns fatores, como:

  • Tempo

O tempo do fim do tratamento e o desaparecimento dos sintomas, é um importante indicador para qualquer tipo de câncer.

Entretanto, não quer dizer que o paciente estará curado, porém esse tempo pode mostrar a probabilidade de qualquer reação do tumor.

E se durante todo esse intervalo não houver nenhum tipo de acontecimento, quer dizer que o corpo está agindo muito bem aos tratamentos e há grande probabilidade de cura.

  • Fazer exames frequentemente

Isso pode variar de acordo com o estágio de câncer, mas é bem comum que o médico faça várias avaliações ao término do tratamento, para ser analisada qualquer tipo de anomalia ligada ao câncer.

  • Sentir menos dor

É muito comum que quem esteja enfrentando um câncer, sinta dores. Por isso é um fator muito relevante para saber se o paciente foi curado ou não.

Com o tempo as dores podem diminuir e até desaparecerem e com isso pode-se notar que o paciente está curado.

Lembrando que mesmo com todas essas informações é indispensável que você procure um médico oncológico para se fazer uma avaliação mais completa e realizar o melhor tratamento para você.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!