Como é feita uma avaliação de empresa?

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Mateus
Publicado em 17/11/2022, às 14h33 - Atualizado às 14h41

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A avaliação de empresas é uma metodologia muito usada no momento de compra, venda ou quebra de sociedades empresariais. Para isso, o valuation é o método mais utilizado e que auxilia na busca pelo valor justo de uma companhia.

O valuation não necessariamente é um método que precisa ser feito somente no momento da compra ou venda de uma empresa, mas é parte essencial desse processo. Mas para além disso, avaliar um negócio com frequência é importante para o empreendedor conseguir reunir as informações sobre sua companhia, verificando como está sua situação financeira e administrativa. 

Para o empreendedor que quer preparar sua companhia para venda, a avaliação de empresa também pode auxiliar nesse processo, reunindo dados e informações importantes sobre a companhia, o que ajuda durante as negociações com potenciais investidores.

Sabendo a importância da avaliação de empresas, agora vamos explicar um pouco sobre como o valuation funciona.

Metodologias de valuation

Existem alguns tipos de métodos de valuation de empresas que são mais comumente usados.

1. Avaliação pela renda

O valuation pela renda, ou pelo fluxo de caixa descontado, é realizado descontando o valor dos fluxos de caixa atuais da companhia se levar em conta dívidas, que depois são subtraídas. Metodologia mais comumente utilizada, essa pode fornecer uma visão sobre o quanto o negócio pode gerar riqueza no futuro, estabelecendo assim algo mais próximo de um valor justo para sua venda.

2. Valuation por múltiplos 

A avaliação por múltiplos comparáveis normalmente utiliza como base de comparação outras empresas do mesmo setor, ou seja, concorrentes, medindo o desempenho dessas companhias.

3. Valor patrimonial

Já a avaliação com base no valor patrimonial de empresas é mais simples, avaliando o patrimônio que uma companhia possui, somando-se todos os seus ativos. 

Nessa conta entram apenas os ativos tangíveis, ou seja, imóveis, equipamentos e máquinas, dinheiro, produtos em estoque, etc. Essa metodologia, contudo, acaba  dando um valor menor em relação às metodologias anteriores, pois não inclui valores intangíveis da companhia, como projeções de crescimento ou reputação da marca ou.

Variáveis que afetam o valuation 

Lembrando que as metodologias de valuation não visam dar um preço fechado sobre o valor do negócio, mas sim chegar em uma estimativa de valor justo que auxilie o empreendedor no momento das negociações.

Para que haja uma melhor valorização da companhia, alguns fatores são importantes e impactam diretamente no valuation. Um deles é o controle dos passivos que a companhia tem, fator de risco para qualquer negócio e que devem estar bem controlados, identificados e contabilizados para que o investidor tenha previsibilidade sobre essas dívidas.

A base de clientes também é algo que valoriza uma empresa e deve ser olhada constantemente. Se há boa capilarização do negócio, ele acaba sendo mais valorizado, atraindo mais investidores.

Receitas constantes ou elevadas é outro fator importante para a avaliação de uma empresa. Isso demonstra que há fidelização com clientes e uma estabilidade do negócio.

A força da marca e a perspectiva de crescimento no longo prazo também são pontos essenciais e que influenciam na avaliação de uma empresa. 

A avaliação de empresas é um passo muito importante para os empreendedores no momento de negociações de compra ou venda. Para que esse processo seja feito da melhor maneira possível, é preciso contar com uma assessoria especializada em fusíveis e aquisições.

Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.

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