Como deixar o atendimento mais humanizado em tempos de covid?

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Mateus
Publicado em 27/06/2022, às 15h41 - Atualizado em 28/06/2022, às 13h33

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O ano de 2022 está sendo marcado por uma certa calmaria em relação ao covid-19, principalmente se formos compará-lo com como as coisas estavam nos anos anteriores.

Para muitas pessoas, os anos de 2020 e 2021 foram um verdadeiro pesadelo, e os números não nos deixam duvida das dificuldades e das perdas irreparáveis. São mais de 669 mil mortos só aqui, e poderia ter sido muito mais se não fosse pelas vacinas.

Hoje temos o privilégio de olhar para trás e lembrar como os primeiros meses foram complexos, como a falta de informação nos fez entrar em pânico e tirou nossa racionalidade para muitas coisas.

Mas olhar para trás dessa forma não tem a intenção apenas de remoer o passado, mas sim de tirar informações importantes de lá, para que possamos aprender com os erros e agora fazer diferente. 

E talvez um dos maiores problemas que enfrentamos quando falamos sobre o pânico na época, foi a desumanização das pessoas. Em alguns países foi possível ver brigas em filas de hospitais, em portas de laboratórios, e até em estabelecimentos comerciais.

Isso acontecia sempre pelo medo do próximo estar infectado, pelo medo de estar infectado, e claro, pelo medo de perder a vida. 

Mas como dito antes, agora podemos aprender com nossos erros, e podemos aprender a como tornar todos os processos mais rápidos, mais seguros, e acima de tudo: mais humano.

Essa é inclusive uma das grandes dúvidas das pessoas que trabalham com atendimento médico, sobretudo em laboratórios de exames que normalmente fazem testes de covid: como tratar um paciente infectado da forma mais humana possível?

Essa é uma dúvida completamente justa e honesta, e vamos falar um pouco sobre esse assunto hoje, dando algumas dicas de como tornar o atendimento mais humanizado em tempos de covid.

Mais organização

Se você puxar na memória, uma das coisas que mais costuma causar desconforto e consequentemente desumanização, são as filas de espera. Estar em uma fila de espera com um possível negativado sempre deixa as pessoas bem ansiosas, e conflitos podem surgir.

Um bom laboratório tem o poder de evitar esse tipo de situação,e  tudo o que é necessário é uma organização ágil. Um bom software para laboratório pode ajudar nessa parte, fazendo com que as consultas aconteçam rapidamente, bem como os exames, sem demora para puxar arquivos de pacientes, por exemplo.

A agilidade no atendimento permite que as pessoas não se acumulem, diminuindo a sensação de sala cheia, e acabando com qualquer chance de mal estar.

Se o seu laboratório trabalha apenas com hora marcada, cuidar para que não existam horários conflitantes também é importante, assim você vai garantir que enquanto um estiver chegando, o outro esteja saindo.

Empatia com os clientes

É bem comum ter pessoas preocupadas durante um exame, ou mesmo esperando um resultado. Não é incomum ouvir histórias de laboratórios e até de hospitais tratando as pessoas como gado, agindo como se elas fossem perigosas.

O acolhimento de pacientes faz parte do trabalho de qualquer estabelecimento, e isso se dá de muitas maneiras. Primeiro de tudo, o respeito é fundamental. Não importa se aquela pessoa está ou não com covid, ela é um ser humano e precisa ser respeitada.

Segundo que, a pessoa em si pode estar abalada pela possibilidade de estar ou não com covid, e isso pode ter diversas consequências na mente do paciente. É importante que toda a equipe,desde aqueles que fazem o atendimento na recepção até algum profissional, trate a pessoa de maneira informativa, sem frieza e com simpatia.

Parte do que nos torna humanos é a empatia, então se queremos um atendimento humanizado, isso é fundamental.

Atendimento atencioso

Uma das piores sensações que uma pessoa tem, é esperar em uma fila para ser atendido, e senti que o atendimento foi feito de forma corrida, apenas para a fila andar rápido, ou a pena que não houvesse atraso com os próximos horários.

Aquele cliente ou paciente está ali, ele quer sentir que está sendo atendido por um ser humano que se importa, porque se você trabalha em um hospital, postinho ou laboratório, se importar faz parte da sua profissão.

Se você é atencioso, usa o tempo certo para atender, nem muito demorado e nem muito acelerado, você vai garantir que aquela pessoa seja bem atendida, e ainda vai garantir que todos na fila ou em todos os horários marcados sejam atendidos da mesma maneira.

Em resumo, se você quer um atendimento mais humanizado nos tempos atuais, temos que nos lembrar que ali existem pessoas, com sentimentos, preocupações e entes queridos. Pessoas com todas essas coisas que nos tornam humanos.

E por isso devemos tratar essas pessoas com atenção e empatia, mostrando que estamos todos unidos nessa situação calamitosa, e que existe uma luz no fim de tudo.

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