Como cuidar da sua imunidade? 7 dicas

A imunidade exerce um dos principais princípios de defesa que o nosso corpo tem contra diversas doenças. Se você quer saber mais sobre como cuidar da sua imunidade, continue lendo esse artigo!

Mateus
Publicado em 11/10/2022, às 11h27 - Atualizado às 15h14

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

A imunidade exerce um dos principais princípios de defesa que o nosso corpo tem contra diversas doenças. Contudo, as que mais se destacam são as doenças infecciosas que chegam com o frio. Diante disso, a pergunta que fica é: como cuidar da sua imunidade? 

De fato, é o sistema imunológico que combate diversos vírus e também previne a entrada dos mesmos. Dessa forma, a imunidade deve estar alta, para que esse processo ocorra rapidamente.

Assim sendo, se você quer saber mais sobre como cuidar da sua imunidade, continue lendo esse artigo!

Como cuidar da sua imunidade?

1. Coma saudável

"Deixe sua comida ser seu primeiro remédio" nos ensinou o médico grego Hipócrates. 

Também é um conselho muito bom para fortalecer o sistema imunológico, este último é de fato composto por vários elementos em constante renovação, como células, anticorpos, proteínas, carboidratos e lipídios. 

Uma dieta saudável permite uma boa constituição do sistema imunológico.

Consuma 5 frutas e vegetais por dia. Esses alimentos são ricos em antioxidantes e atuam favoravelmente na prevenção de várias infecções. 

2. Consuma zinco 

Este mineral tem um papel fundamental no sistema imunológico. O zinco é encontrado em carnes vermelhas, ostras e cereais como gérmen de trigo. Recomenda-se consumir uma colher de chá de gérmen de trigo todos os dias.

O café também possui zinco em sua composição. Portanto, ter uma máquina de café moído na hora pode ser uma opção boa para cuidar do sistema imunológico.

Também é possível usar o zinco como um suplemento dietético, como associado com a vitamina C. O cálcio também pode ter um efeito favorável no sistema imunológico, sendo encontrado principalmente no leite e nos vegetais de folhas verdes.

3. Limite o estresse  

Estar nervoso ou ansioso faz com que nosso corpo libere hormônios da família dos corticosteróides (cortisol em particular). 

Esses hormônios atuam como imunossupressores e nos tornam mais vulneráveis ​​a infecções. Para resumir, o cortisol desliga as células imunológicas.

Tente relaxar o máximo possível, por exemplo, à noite ou nos fins de semana, se você trabalha durante a semana. Fazer exercícios como correr, caminhar ou nadar é provavelmente a melhor maneira de lidar com o estresse. 

Um estudo descobriu que as pessoas que praticavam atividade física moderada eram 2 vezes menos doentes do que as que estavam inativas. 

No entanto, tenha cuidado para não se exercitar demais, caso contrário, o efeito oposto (imunossupressor) pode se manifestar.

4. Durma bem

O sono é um dos fatores mais importantes para a saúde do corpo. Curtas noites de sono aumentam o nível de estresse, o que, como vimos no ponto anterior, diminui a resistência imunológica. 

Por isso, tente dormir entre 7 e 8 horas por noite (7 horas são suficientes). 

Um estudo revelou que os adultos que dormem 6 horas ou menos por noite foram 4 vezes mais susceptíveis a ganhar um resfriado no inverno.

5. Consuma vitaminas

Sem dúvida, a mais famosa vitamina é a vitamina C. Na verdade, atua positivamente no sistema imunológico, combinando-se com o zinco. 

A vitamina C é encontrada principalmente em frutas cítricas, mas também é possível tomar vitamina C na forma de um suplemento dietético. Outras vitaminas são úteis para fortalecer a imunidade, como a vitamina A (encontrada na cenoura) e a vitamina E (gérmen de trigo).

6. Cuide da sua postura

Há pessoas que pensam que não, mas cuidar da postura tem um efeito no sistema imunológico. Isso porque, isso mantém o corpo saudável.

De fato, se tivermos um problema no pescoço, por exemplo, nosso corpo irá gastar tempo e energia tentando reparar a inflamação, deixando de lado outros processos importantes.

Portanto, ter cadeiras boas para coluna onde você trabalha é de fundamental importância.

7. Beba muita água 

Se possível, beba muita água ou chás de ervas. Beber ajuda a renovar as células humanas (especialmente as do sistema imunológico). 

Em alguns casos, isso pode diluir a carga viral como na cistite, mas também fornece uma boa hidratação que ajuda a umidificar as vias aéreas, o que impede a entrada de agentes infecciosos ou alérgicos. Por isso, tente beber 2 litros por dia. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!