Como criar uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas

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Mateus
Publicado em 25/04/2023, às 15h32 - Atualizado em 26/04/2023, às 14h52

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Já foi o tempo em que a estratégia de marketing digital era utilizada apenas pelas grandes empresas, pois com o avanço tecnológico e a necessidade dos negócios de venderem seus produtos na internet, esse cenário mudou.

Pequenas empresas que ainda não estavam no digital migraram seus negócios e começaram a fazer parte desse universo de possibilidades que a internet pode oferecer, com isso surgiu a necessidade de investir em estratégias de marketing.

Afinal o ambiente online, apesar de ser feito de muitas oportunidades, é um lugar bem competitivo, onde você precisa se destacar para conseguir crescer.

Os canais digitais não são mais um complemento de negócio, eles se tornaram uma necessidade de mercado, tenha você uma empresa de locação de guindaste ou uma loja de bolas, é preciso investir nessas estratégias.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizada em 2021, 70% dos pequenos negócios têm presença digital e vendem seus produtos através das redes sociais e aplicativos na internet. Muita coisa, não é mesmo?

Se você tem um pequeno negócio e deseja investir em estratégia de marketing, este artigo é para você, continue lendo e saiba como a sua empresa pode se beneficiar com essa prática.

O que é marketing digital?

Podemos definir o marketing digital como estratégia e ações de comunicação, propaganda e publicidade voltados para a internet, é como funciona a publicidade convencional, ou seja, o seu objetivo é atrair os clientes para a sua marca.

A diferença é que no marketing digital as ações são voltadas para o universo online, utilizando diferentes tipos de canais, como:

  • Websites;
  • Sites de busca;
  • E-mail;
  • Redes sociais.

Porém o intuito é o mesmo: divulgar os seus produtos e serviços, dessa forma uma empresa de suporte administradora de condomínios por exemplo, consegue anunciar a sua marca no ambiente digital.

O que significa ter uma estratégia de marketing?

Bom, quando falamos que uma empresa precisa ter uma estratégia de marketing, queremos dizer que ela precisa traçar um objetivo para que se consiga planejar, e com isso pensar bem antes de tomar as decisões voltadas para o marketing.

Além disso, uma boa estratégia de marketing envolve um acompanhamento durante toda a execução do projeto.

Portanto se você tem uma empresa de calibração de termometro, por exemplo, e quer traçar uma estratégia de marketing, você precisa estar atento aos seguintes pontos:

  • Definir objetivos claros;
  • Se comunicar de forma constante;
  • Seguir boas práticas;
  • Analisar resultados.

Uma boa estratégia de marketing precisa seguir esse passo a passo, só dessa forma você irá se planejar e conseguir executar todos os planos que foram traçados.

Benefícios das estratégias de marketing

Bom, agora que você já entendeu a importância que a estratégia de marketing tem na sua empresa, veja quais benefícios você terá ao adotar essa prática ao seu negócio.

Segmentação de público

Talvez esse seja um dos pontos mais positivos da estratégia de marketing, pois através dela uma empresa de avcb consulta, por exemplo, consegue segmentar o seu público, e isso é importante pois dessa forma é possível criar estratégias personalizadas.

Nos meios tradicionais, embora tenha uma prévia seleção, as campanhas geralmente buscam atingir um maior público possível, na maioria das vezes essa forma não é tão eficaz, pois nem todos estão interessados nos produtos.

Por exemplo, você não vai anunciar um sistema de câmeras para um grupo de adolescentes, afinal esse não é o seu público e a sua campanha não surtirá nenhum efeito neles.

Por isso que o marketing digital proporciona essa segmentação, através das ferramentas virtuais é possível observar os rastros digitais das pessoas e com isso identificar qual o perfil do seu público.

É justamente com base nessas informações que ocorre a personalização das ações de marketing.

Credibilidade da marca

O que toda empresa deseja é que a sua marca seja reconhecida no mercado, não é mesmo? Porém essa não é uma tarefa fácil, ainda mais no ambiente digital onde existe muita competitividade.

Afinal, não existe apenas uma empresa de análise de solo, existem milhares delas e cada uma tentando se destacar de alguma forma, por isso o marketing digital pode ajudar o seu negócio a alcançar a tão sonhada credibilidade.

Isso acontece através da criação de conteúdo, com isso você consegue criar uma identidade, fazer com que as pessoas leiam seus artigos e conheçam cada vez mais a sua marca, isso dará a autoridade que você sempre sonhou.

Para isso você precisará nutrir os seus meios de comunicação, como:

  • Site;
  • Blog corporativos;
  • Marketing de conteúdo;
  • Mídias sociais.

Com isso você sempre será lembrado pelos seus consumidores como um formador de opinião. Além de toda essa presença digital para que a sua marca ganhe de fato credibilidade no mercado, é preciso que você tenha um bom sistema de atendimento.

Pense que elas irão conhecer a sua marca na internet e terão certeza que a sua empresa é excelente no mercado através de um bom atendimento.

Por meio dessa exposição é possível se manter em evidência, crescer no mercado, atingir mais clientes e aumentar o seu capital.

Mensuração dos resultados

A mensuração dos resultados é bem importante, principalmente para as pequenas empresas, pois através das ferramentas digitais é possível acompanhar os resultados em tempo real, o que permite realizar os ajustes estratégicos necessários.

Essa mensuração permite com que uma empresa consiga identifica como a sua campanha de necessaire transparente atacado, por exemplo, performou, verificando aspectos como:

  • Quantas pessoas entraram em uma página;
  • Por quanto tempo ficaram;
  • Quantas clicaram em um link;
  • Quantas assistiram um vídeo;
  • Quais delas curtiram um post;
  • Através de quais canais chegaram até o seu site.

Dessa forma você terá um relatório completo das suas ações de marketing, o que permite que você consiga analisar cada aspecto, entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado.

Fidelização de clientes

Através das estratégias de marketing é possível fidelizar os clientes, mantendo um contato mais ativo com eles, além de estimular cada vez mais as compras e a recomendação da marca para um número maior de pessoas.

O marketing digital auxilia na fidelização dos clientes graças aos fluxos de nutrição de leads, dessa forma é possível alimentar o relacionamento da empresa com o cliente e despertar o interesse em um novo produto.

Essa oferta personalizada pode acontecer através de diversos meios de comunicação, como no e-mail marketing por exemplo, sugerindo produtos complementares às compras, fazendo com que o cliente se interesse cada vez mais pelos seus produtos.

Competitividade com empresas maiores

Se você tem uma empresa pequena, sabe que nem sempre é fácil competir com as empresas que já são reconhecidas no mercado, ainda mais quando falamos em condições de igualdade, que são inexistentes nesses casos.

Porém no universo online isso é possível, pois as chances para crescer nesse universo são praticamente as mesmas, pois independentemente do tamanho do seu negócio é possível crescer no mercado se você criar estratégias precisas.

Isso acontece pois diferente das estratégias de comunicação convencionais, como rádio e TV, as estratégias de marketing digital não exigem um investimento muito alto, tornando acessível para que qualquer empresa consiga crescer no mercado.

Portanto com um bom planejamento estratégico é possível identificar e executar o marketing digital de uma melhor forma, criando oportunidades para que a sua empresa consiga crescer no mercado.

Entenda que o marketing digital te dará a oportunidade de utilizar as ferramentas certas para crescer no mercado, não significa que elas serão melhores que os da sua concorrência, significa que elas são importantes para o seu negócio.

Como as estratégias de marketing oferecem um ótimo custo-benefício, você consegue investir seus recursos de uma forma estratégica, isso permite:

  • Construir autoridade;
  • Aumentar as vendas;
  • Melhorar o relacionamento com o público.

Por meio de ideias criativas e estratégias inteligentes você consegue ser tão bom quanto as grandes empresas, sem contar que isso aumenta o retorno das suas ações, te dando um maior resultado sobre os investimentos.

Se você tem uma empresa, seja ela de qual for o segmento, é essencial que você invista em estratégias de marketing, pois através dessas práticas você conseguirá fazer com que a sua empresa cresça.

Hoje no mercado podemos ver diversas empresas que investem nessas estratégias, como o Magazine Luiza, que sabe usar as mídias sociais muito bem e com isso captar os seus clientes.

Mas também existem muitas pequenas empresas que conseguem se destacar em seu nicho graças às mídias sociais e às estratégias de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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