Como criar uma estratégia de conteúdo para as mídias sociais

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Mateus
Publicado em 19/04/2023, às 14h41 - Atualizado às 15h41

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Criar conteúdos para as mídias sociais pode até parecer uma tarefa fácil, mas saiba que envolve uma série de processos que a sua empresa precisa prestar atenção, afinal eles são responsáveis pelo sucesso de um negócio na internet.

A essência do marketing digital é a criação de conteúdo, pois de nada adianta criar um perfil, ter uma identidade visual toda desenhada e não postar nada em suas redes sociais, sites e blogs, ou pior ainda, sair postando qualquer coisa sem o menor planejamento.

O grande segredo para criar bons conteúdos para a rede social é ter uma boa estratégia de marketing e planejamento, apenas dessa forma você conseguirá ganhar a confiança dos seus seguidores e fazer com que eles engajem sua marca.

Por isso, se você tem uma empresa de engrenagens helicoidais, por exemplo, é importante que você saiba quais são os assuntos mais interessantes para o seu público para que você consiga criar uma conexão que agregue valor.

Dessa forma você consegue captar o seu cliente e fazer com que ele enxergue a sua marca como uma espécie de referência, afinal o marketing de conteúdo precisa estar alinhado às estratégias de mídia social.

Se você possui um negócio e quer saber de fato como criar conteúdos de qualidade e que agreguem valor para o seu público, continue lendo este artigo, pois separamos as informações mais importantes para te ajudar nessa missão. Confira!

O que é estratégia de conteúdo?

Antes de mais nada, é importante entender o que de fato é uma estratégia de conteúdo. Podemos defini-la como a composição de trabalhos que se iniciam no levantamento das informações sobre o mercado em que a empresa atua.

Por exemplo, uma empresa de pintura eletrostática a pó precisa entender em qual nicho ela está inserida, para que assim consiga focar na persona do seu negócio, além dos questionamentos que podem ser feitos por ela.

É através dessas informações que é possível criar um planejamento para que seja possível desenvolver um conteúdo coerente que não apenas irá responder às questões dos consumidores, como também construir um relacionamento entre cliente e empresa.

Podemos dizer que a estratégia de conteúdo se divide nas seguintes etapas:

  • Obter a informação necessária para desenvolver as ações;
  • Entender os questionamentos do cliente;
  • Criar conteúdos que condizem com as necessidades dos consumidores;
  • Criar um relacionamento entre o cliente e a marca.

Por isso, se você tem uma empresa de fitilhos, por exemplo, e está tentando criar uma presença online, é imprescindível que você foque na criação de conteúdo, só dessa forma você conseguirá fazer com que sua marca se destaque.

Importância de uma estratégia de conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo permite que a sua empresa seja reconhecida no mercado, com isso as pessoas terão acesso à sua marca. Pense que, ao criar conteúdos sobre o seu negócio, você escolhe o que vão falar sobre ele.

Isso faz com que você tenha um maior controle sobre as ações, além disso é possível educar o seu cliente, fazendo com que ele conheça a sua empresa de acordo com o seu ponto de vista.

Por exemplo, uma empresa de usinagem torno cnc, pode criar conteúdos sobre a importância do seu serviço, porque os clientes precisam realizar esse procedimento, dessa forma você apresenta o seu produto de uma maneira sutil.

Ao utilizar esse tipo de persuasão você consegue atrair o seu cliente e fidelizá-lo de uma forma muito mais eficaz, apenas criando ações de vendas.

Como planejar uma boa estratégia de conteúdo?

Bom, até agora você pode perceber que a criação de conteúdo é muito importante para a sua empresa, então veja a seguir algumas formas de como planejar essas ações e pode se beneficiar de todas as vantagens que essa estratégia pode proporcionar.

Conheça seu público

Talvez esse seja o passo mais importante para uma boa estratégia de conteúdo, afinal sem conhecer o seu público não é possível criar nenhuma ação de marketing, por isso, antes de começar qualquer planejamento, você precisa conhecer quem é o seu público.

Para isso é importante que você crie formulários e faça pesquisas para saber qual é o perfil das pessoas que consomem os seus produtos, uma dica é criar uma persona que é uma figura fictícia do seu cliente ideal.

A partir dessas informações você terá bagagem para traçar as melhores estratégias, sempre focada no que o seu público precisa, afinal o que funciona para uma empresa de extração em fase sólida pode não funcionar para uma loja de jóias.

Por isso a regra é antes de tudo conhecer quem são os seus consumidores.

Defina os seus objetivos

Agora que você já sabe quem são os seus clientes, chegou a hora de definir o seus objetivos, isso dará um norte para você saber qual caminho deverá ser percorrido.

Por exemplo, se você tem uma empresa de lubrificante industrial, tenha clareza de qual será o seu foco, que pode ser:

  • Aumentar os seus seguidores nas redes sociais;
  • Ter mais visibilidade no mercado;
  • Alcançar um público diferente;
  • Criar um relacionamento com os seus clientes;
  • Expandir a sua base de contatos de vendas.

Seja qual for o seu objetivo, é muito importante que você tenha foco e trace as melhores maneiras de alcançá-lo, isso irá permitir que você tenha um maior controle sobre todas ações.

É importante ressaltar que os objetivos são apenas indicativos, eles não precisam ser eternos, afinal você e sua empresa mudam, por isso é normal que você sofra algumas alterações conforme o amadurecimento da marca.

Se comunique da melhor forma com o seu cliente

Além de conhecer o seu público, é muito importante que você saiba como se comunicar com ele, pois dessa forma você garante com que a sua mensagem seja recebida da maneira certa.

As empresas possuem diferentes formas de acordar o seu cliente, por exemplo, uma empresa de viga I, possui um público mais velho, por isso a forma de abordagem será mais séria e técnica.

Já uma loja de revistas em quadrinho conta com um público mais jovem e despojado, por isso pode usar uma linguagem mais informal, e essa forma de se comunicar é essencial para criar os conteúdos.

Essa forma de se comunicar pode se expressar através de conteúdos como vídeos, fotos e até textos, cada público terá um formato que melhor irá cativá-lo, basta a sua empresa descobrir qual melhor se adequa ao seu consumidor.

Crie um calendário editorial

Entenda que uma boa estratégia de marketing exige um bom planejamento, por isso não basta apenas produzir conteúdos e publicá-los de forma aleatória, é preciso que se pense em cada detalhe para que tudo faça sentido.

Por isso é muito importante ter um calendário editorial, nele terá:

  • Idéias de cada postagem;
  • Dias;
  • Horário;
  • Mídias que serão usadas.

Entre outras informações relevantes que irão ajudar para que você tenha um controle maior sobre todo o conteúdo que está sendo produzido.

Esse controle também permite que as suas publicações tenham uma certa regularidade, esse ponto é importante principalmente para os algoritmos das redes sociais, afinal eles dão preferências para as contas que possuem constância.

Sem contar que quando uma empresa de transportador de roletes, por exemplo, conta com um calendário editorial, consegue ter mais fluidez em sua estratégia, o que otimiza o tempo da equipe, trazendo mais qualidade e eficiência para os conteúdos.

Crie conteúdo sob medida para cada plataforma

É importante que você entenda que cada rede social e plataforma funciona de um jeito, por isso o mesmo conteúdo não pode ser replicado em todos os lugares, afinal o público e a forma de se comunicar costuma mudar entre eles.

Existem redes sociais que priorizam conteúdos em formato de vídeo, já algumas apenas textos curtos, e assim por diante, por isso é crucial que você conheça cada rede social e crie conteúdos múltiplos para elas.

Dessa forma, quando você cria conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes, consegue garantir que suas publicações serão entregues da melhor maneira possível para todos os seus seguidores.

Por isso não se limite e explore todas as possibilidades de conteúdos, como:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Áudios;
  • Animações;
  • Textos.

E tudo que mais for pertinente para o seu público. Entenda que é através da criação desses conteúdos que você conseguirá fisgar a atenção do seu público, seja criativo e se destaque.

A estratégia de conteúdo é utilizada por diversas empresas, principalmente pelos grandes empreendimentos, pois eles entenderam como essa é uma estratégia potente para atrair cada vez mais seus consumidores.

A Natura é um belo exemplo de como a estratégia de conteúdo é benéfica, a empresa é super ativa em suas redes sociais, dessa forma ela consegue se aproximar do seu público e manter a sua marca em evidência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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